quinta-feira, 4 de julho de 2013

Recapeamento : Asfalto : Centro de Rio Bonito

     A cidade de Rio  Bonito está recebendo um auxílio do Governo do Estado  do Rio de Janeiro para o  recapeamento de ruas já pavimentadas, através do Programa  Somando Forças. 




   O asfalto novo  trará maior conforto aos motoristas e também aos pedestres, pois as ruas com paralelepípedos deixam o piso escorregadio, em dias de chuvas, e as mulheres com saltos altos tem que tomar cuidado redobrado.  
     Para os motociclistas o piso  de paralelepípedo é bem mais perigoso do que o  piso asfáltico,  principalmente quando molhado, pois confere muito baixa aderência, e maior possibilidade de imperfeições que possam ocasionar desequilíbrios. 
    Sob o ponto de vista ambiental, costuma-se condenar o piso asfáltico por impermeabilizar as rodovias, além de elevar a temperatura, pela absorção dos raios  solares.
     Seja em qualquer tipo de estrada em que os motoristas estejam dirigindo, ou seja qual for o tipo de piso em que os pedestres estão  transitando,  é necessário atravessar com cautela e dirigir em velocidade compatível com a segurança de todos.  
      Parabéns à Prefeita Solange Almeida, a "Formiguinha" por essa obra de melhoria na  pavimentação de algumas ruas do centro da  cidade de Rio Bonito. 


Feira Solidária de Trocas : Rosemary Cerqueira

* Postagem do dia 10/10/2009  , transferida de outro blog do Newton Almeida * 

Rosemary (à esquerda) e a Produtora Rural Dircilene





    Rosemary Cerqueira promoveu a Primeira Feira Solidária de Trocas na Cidade de Tanguá (ao lado de Itaboraí) . Ela é estudante de Serviço Social e vem participando ativamente de seminários e encontros sobre economia solidária :

" A economia solidária busca promover na sociedade uma reflexão sobre o consumismo e os valores atribuídos a cada produto. Há cerca de quatro meses eu visitei a Feira de Trocas da UFF, em Niterói, Campus Praia Vermelha, e resolvi experimentar essa expêriência na minha cidade. Devido ao baixo IDH de Tanguá, acreditei que uma feira de trocas poderia auxiliar na inclusão social, pois a mesma valoriza o trabalho humano, a cooperação e a solidariedade na comunidade.  "

      Com a ajuda de um grupo de voluntários,  da Deputada Federal Solange Almeida, amigos, e empresários (destacando José de Oliveira) , a Primeira Feira Solidária de Trocas de Tanguá foi realizada no último domingo, 18 de outubro de 2.009, na Quadra Anexa do Centro Educacional do Pinhão, e a avaliação foi muito positiva. Muito embora tratar-se de uma grande novidade, a comunidade compareceu e participou com muita alegria e satisfação. Além do objetivo de trocar mercadorias, serviços e saberes, a feira possibilitou a divulgação do trabalho de cada cidadão. Gostaria de citar o exemplo da artesã Hilda : ela levou para a feira seus bloquinhos feitos de papel reciclado e conseguiu encomendas para o Natal .
A feira também pôde mostar um pouco da cultura de Tanguá com a apresentação de Grupos de dança, música e teatro. Atendendo à solicitação da Associação de Moradores do bairro da Vila Côrtes, já marcamos uma nova Feira Solidária de Trocas para o dia 01 de Novembro (domingo).                                "



    Eu (Newton Almeida) gostei muito da feira. Senti a alegria das pessoas, principalmente daquelas que levaram as mercadorias que produzem com muita dedicação .


   Informo a todos que a Deputada Federal Solange Almeida, a "Formiguinha de Rio Bonito" apoiou o projeto desde seu início. A irmã da Solange, a Andréia também patrocinou. Eu mando um grande beijo para a Rosemary, pois sou seu fã número 1, além de ter a sorte de ser seu marido !



Foto esquerda: Flávio (irmão da Rosemary), Maria (mãe dela), Rosemary, Hilda (artesã), Rose (sentada abraçando sua filha Flávia, é esposa do Flávio) .











Foto : o jovem Maycon e a professora Ana. Pessoas trabalhadoras que ajudaram muito na concretização do projeto da Rosemary. São dois exemplos da educação e honestidade do povo de Tanguá.








Foto esquerda : nossa filha Giulia e o DJ Betinho







  E na sua opinião leitor(a) , é importante a realização de eventos como esse ? Deixe seu comentário !

Newton Almeida 

Dia Mundial de Limpeza de Praias : Ministro Minc



* Postagem do dia 10/10/ 2009  , transferida de outro blog do Newton Almeida *


    Praia nos remete à infância, dias de alegria, encontro com os amigos. A imagem de uma praia nos lembra do Rio de Janeiro, quando estamos longe. É um espaço livre, e mesmo assim organizado, de maneira geral. As pessoas chegam na praia lotada e com jeitinho encontram espaço, através de sorrisos, puxando conversa, observando a reação dos que já chegaram antes.

    A praia é lugar para paquerar. Quem não se lembra daqueles momentos de paixão numa praia ? Quanta gente não iniciou um relacionamento bonito, estável, nas areias de uma praia. Quanta criança não está nesse mundo a partir da primeira troca de olhares de seus amados pais numa praia.
      Muita gente boa corre para a praia para conquistar " um lugar ao sol ", para comprar o "leitinho das crianças". Em horas difíceis, essa gente que foi pega de surpresa, pelo desemprego, vai para à praia vender sanduíche, picolé, jornal, boné, canga, etc. Ganhar "o seu" de maneira digna e honesta. E com muito bom humor . Pronto, já estou me sentindo numa praia, e só de pensar já me sinto bem.
         O Dia Mundial de Limpeza de Praias foi comemorado, nesse ano (2009), no 19 de setembro. Foi muito legal. Essas fotos são da Praia de Copacabana. A participação foi enorme, com muita gente jovem. Um clima de alegria, entusiasmo, quem estava lá entende o que eu digo. As autoridades também compareceram.
         O Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, a Secretária Estadual do Rio de Janeiro, Marilene Ramos, e o Presidente do INEA Luís Firmino Pereira.
          Eu fiz questão de uma foto ao lado do Ministro Minc  . Ele foi incansável, falou com todos, tirou fotos, ouviu críticas. É uma pessoa muito bacana o Minc .  Não anda com seguranças. Anda soltinho no meio do povo, e gosta disso.
       
  Eu aproveitei para fazer uma experiência : em cerca de dois minutos catei essa quantidade de micro-lixo . As guimbas de cigarro aparecem facilmente. Não tenho fobia ao cigarro, não condeno ou persigo os que fumam. Mas poderiam jogar a guimba numa lata de lixo, não é mesmo ?
     Após esse dia gostoso na Praia de Copacabana, me senti muito bem. Foi energizante. Dormi com satisfação, sem o costumeiro sentimento de culpa de ser um humano. Senti a energia de uma garotada que quer a recuperação ambiental. Senti que somos capazes, senti que venceremos.

 Newton Almeida 

Baía de Guanabara : Projeto Ambiental Baía Limpa

* Postagem do dia 24/09/2009  , transferida de outro blog do Newton Almeida *


      Homens e mulheres do mar, acostumados a grandes aventuras. Acostumados a enfrentar a natureza. Agora enfrentam as consequências do adensamento urbano na Baía de Guanabara. O espaço para pesca na baía vem diminuindo gradativamente, principalmente pelas atividades dos estaleiros e do petróleo . E pior ainda sob o aspecto da degradação ambiental .
      Homens e mulheres do mar agora fazem a sua parte na tentativa de recuperar, pelo menos parte do que foi perdido, pois o espaço livre para a pesca não terão mais.
    Do Gradim, São Gonçalo, saíram cerca de 100 pescadores com plano para limpeza já determinado, às 8:00 e retorno às 14:00. Os pescadores saem em duplas , em barcos a remo na sua maioria, e são acompanhados por monitores que tiram fotos e fiscalizam o trabalho.
    Essa rotina se repete à segundas, quartas e sextas-feiras, em São Gonçalo, Rio de Janeiro e Magé. Existe um rodízio de pescadores e ao final do ano pretende-ser alcançar o total 1.100 pescadores na execução da limpeza.

                 O Projeto Baía Limpa é uma inicitiva da FEPERJ (Federação 


    O crescimento da atividade petrolífera no Estado do Rio de Janeiro vem limitando os espaços para a atividade pesqueira no litoral do estado, e mais notadamente na Baía de Guanabara, reduzindo a renda dos pescadores. O Projeto Baía Limpa mostra que a gigante Petrobrás tem disposição de mitigar os impactos da sua atividade, enquanto que os pescadores esforçam-se para contribuir na recuperação do ambiente que os sustenta. O investimento é de R$ 4,3 milhões, e está vinculado à construção do terminal flexível de gás natural liquefeito da Baía de Guanabara, onde o produto descarregado de navios entrará no sistema de gasodutos da companhia ( fonte : Revista Petrobrás, nº 146, abril de 2.009 ).

Newton Almeida 
dos Pescadores do Estado do Rio de Janeiro ), patrocinado pela Petrobrás. Teve início em janeiro de 2009 com objetivo de quantificar e qualificar os resíduos sólidos que poluem as águas da Baía de Guanabara, e ao mesmo tempo envolver os pescadores na busca de soluções, através da ação de mutirões de limpeza e desenvolvendo a educação ambiental.


    Há duas semanas atrás conheci de perto o Projeto Baía Limpa :
  











PAC da Baixada : Balanço das Obras : SEA




  * Postagem do dia 28/08/2009, transferida de outro blog do Newton Almeida *

   A cidade de Belford Roxo, na sexta-feira (21 de agosto), recebeu cerca de 200 pessoas na apresentação do balanço das Obras do PAC Iguaçu, no auditório da Universidade ABEU .
   O projeto Iguaçu, que conta com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam), foi criado para a recuperação ambiental dos rios Botas, Sarapuí e Iguaçu,  nas cidades de Nova Iguaçu, Mesquita, Belford Roxo, Nilópolis, São João de Meriti e Duque de Caxias, e em bairros da Zona Oeste do Rio, como Bangu e Senador Camará. Nesta primeira fase das obras, que englobam o desassoreamento e revitalização dos rios, construção de vias canais e parques fluviais, e ainda o reassentamento da população que vive às margens dos rios, estão sendo investidos R$ 285 milhões. A previsão é de reassentamento de cerca de 2.000 famílias. Essas obras trarão um enorme benefício a cerca de três milhões de habitantes.
  O Prefeito de Belford Roxo, Alcides Rolim, disse que no verão passado não aconteceram enchentes em sua cidade, devido ao desassoremanto desses rios, com início ainda no ano de 2007. Ele elogiou o Governo do Estado do Rio de Janeiro por estar investindo muitos recursos em meio ambiente.
  O Diretor de Recuperação Ambiental do INEA, engenheiro Carlos Abenza, apresentou vídeo e imagens das obras. A tranformação da paisagem é impressionante. Onde havia lixo, mato, casas humildes em situação de risco, agora há  margens de rios protegidas por vias urbanizadas e limpas, praças muito bonitas, margens de rios gramadas e águas isentas de lixo. 
  Foram mostradas as casas que estão sendo construídas, com 47 m², e que em breve começarão a ser doadas às famílias que estão ocupando as margens dos rios. Casas em pequenos blocos, com telhado de telhas cerâmicas, e áreas de lazer. Achei excelente !
  O Presidente do INEA, Luis Firmino, comentou dos benefecíos da dinamização da nova gestão do INEA, lembrando que é a fusão da FEEMA, SERLA e IEF . Portanto, antigamente, essas obras teriam de ser analisadas em três órgãos estaduais distintos, independentes, o que com certeza atrasaria a aplicação dos recursos federais e estaduais. Firmino falou ainda que, enquanto as obras estão em andamento, foi criado um fórum para que a comunidade possa participar e entender o projeto Iguaçu, além de contribuir com soluções. O trabalho que vem sendo realizado desde o início do projeto, por meio de comitês locais, tem o objetivo de discutir o programa mais democraticamente com as municipalidades e os moradores.
  A Secretária Estadual do Ambiente, Marilene Ramos, estava nitidamente feliz !  Ela comentou que o Estado do Rio de Janeiro é um " Emirado Produtor de Petróleo ", a segunda economia do país, e ainda convive com situações que lembram a Idade Média : lixões e rios totalmente degradados.
  Ela conclamou a todos a unirem-se no PACTO PELO SANEAMENTO : é o programa do estado para alcançar, em 10 anos, o índice de 80% de coleta e  tratamento de lixo e esgoto. Ela disse que nos últimos dois anos já  foram aplicados cerca de 400 milhões de reais, e que a meta é aplicar dois bilhões de reais nos próximos dez anos.  Atualmente a cobertura de coleta e tratamento  de lixo e esgoto no estado é de 33 % , somente.  A Secretária Marilene Ramos detalhou o Pacto pelo Saneamento que está divido em dois eixos principais : Rio + Limpo, consistindo na ampliação da coleta e tratamento de esgoto e dragagem dos rios;  e Lixão Zero , que é a implantação de aterros sanitários consorciados por grupos de municípios vizinhos.
  O Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, falou que a sua semana foi de muito trabalho : combateu o "boi pirata ", na BR 163 no Estado do Pará, junto com o IBAMA e agentes da polícia federal ;  e devolveu para a Inglaterra o navio cheio de lixo que estava no Porto de Santos !  A platéia adorou ! O Ministro foi muito aplaudido !  Minc comentou que reclamou com autoridades da Europa, principalmente Inglaterra, que ficam com o discurso de preservação ambiental, posando de bons moços ao apontarem o desmatamento da Amazônia, mas discretamente permitem que seus empresários joguem lixo na África e países menos desenvolvidos. E    "   o mole aqui acabou ! Não vamos mais aceitar isso !   "   disse Minc com muita vibração, ao que a platéia delirou e o aplaudiu muito !
   Ao final da tarde as lideranças comunitárias puderam tirar diversas dúvidas sobre as obras e reclamar dos outros problemas de suas ruas e bairros, como caixas d'água da CEDAE desativadas. Todas as perguntas e reclamações foram exaustivamente respondias pelos gestores estaduais presentes . A participação dos moradores no projeto Iguaçu está funcionando realmente, e pelo o que eu vi os moradores  estão bastante felizes !

Newton Almeida 

Eco-Barreira : Canal da Sernambetiba : INEA




* Postagem do dia 10/08/2009 , transferida do outro blog do Newton Almeida *

    Uma Nova Ecobarreira, dessa vez apenas para barrar as gigogas, foi instalada no Canal da Sernambetiba, dia 05 de agosto, quarta-feira. A ecobarreira está embaixo do viaduto da Avenida das Américas na altura do nº 19.023. Quem quiser visitar é só descer à direita após o canal.

   Na inauguração foram a Secretária Estadual do Ambiente Marilene Ramos e o Presidente do INEA, Luis Firmino.
  Os recursos para a ecobarreira vieram de medida compensatória da Empresa Light, que aplicou R$ 144.000,00 . No Canal não é lançado lixo, mas a proliferação das gigogas é impressionante. A partir de agora elas não mais alcançarão a praia do Recreio. Uma medida simples e eficaz. A longo prazo o Governo do Estado pretende alcançar índices de tratamanto de esgoto que garantam a despoluição daquele e de outros corpos hídricos. Mas, o problema era urgente, e a ecobarreira sem dúvida é muito bem vinda.

   Essa ecobarreira tem uma esteira rolante que agiliza a retirada das gigogas, além de um barco a motor. Uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis mantém a sua operação . A Comlurb fecha a parceria coletando as gigogas.

   Na foto acima vemos a Tina, Fábio, Diogo, Newton e Eloísa Elena Torres .

Newton Almeida 

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Eco-Barreira : Parque das Missões

* postagem do dia  12 de fevereiro de 2009 ,  transferida do outro blog do Newton Almeida*

 
    Daniel, à esquerda, e Maxwel ( irmão do Dinho ), à direita, são dois cooperados da COOPAR, uma Cooperativa de Catadores de Lixo do Parque das Missões, Duque de Caxias. Lá fica a eco-barreira do Rio Meriti, que barra a passagem do lixo lançado ao Rio Pavuna / Meriti, desde seu início, em Nilópolis ( Olinda, Ponte do Cabral ) , Anchieta, depois passando pela Pavuna, São João de Meriti e chegando no Trevo das Missões. Esses dois são pessoas excelentes, trabalhadores, solícitos, muito bacanas. Eles estão sempre num barco à remo limpando a ecobarreira e as margens do Rio Meriti.
   Quando você passar de carro no início da Washington Luís, é só dar uma paradinha ao lado da Cervejaria Itaipava e conhecer esses defensores do Rio Pavuna / Meriti.
   Maxwel e Daniel estão contribuindo para a despoluição desse rio e da Baía de Guanabara.

Newton Almeida 

Lei 5.502 / 2009 : Proíbe Sacolas Plásticas




           * Postagem do  dia 04 de agosto de 2009, transferida do  outro blog do Newton Almeida * 

    Saco é um Saco ! Foi o tema da campanha lançada no dia 03 de agosto, na Maré, às margens do Canal do Cunha. O estado do Rio de Janeiro já tem lei específica que limita o uso das sacolas de supermercado, feitas de plástico fino, ou filme , ou polietileno de baixa densidade. Esse tipo de plástico é um prejuízo do ponto de vista ambiental .   Os estabelecimentos comerciais que fazem uso das sacolas plásticas terão de seis meses a três anos para efetuar a substituição, a contar da entrada                           em vigor da lei.     
      Depois de transcorrido o prazo, os lojistas que não cumprirem a lei serão obrigados a “comprar” sacolas dos clientes, através de vales-compras, permutas de um quilo de arroz ou feijão a cada 50 sacolas entregues ou mesmo pagando R$ 0,03 por sacola, qualquer que seja a procedência. Esta é a determinação da Lei 5.502/09, de autoria do governo do estado, aprovada pela Assembléia Legislativa do Rio (Alerj) e sancionada pelo governador em exercício Luiz Fernando Pezão. 
    
 No evento compareceram a Secretária de Estado do Ambiente , Marilene Ramos, Luis Firminio (foto acima, à esquerda) , Presidente do Inea e o Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc . O artista Bega da maré animou o público presente, cantando suas próprias músicas com temática ambiental. Também participou o Coral da Comlurb e fechando com chave de ouro : o grupo AfroReggae . 
   Quem apareceu, também, foi o Bispo em sua casa flutuante, feita com materiais retirados das águas da Baía de Guanabara, com carro na garagem.
   O Ministro Minc sambou muito, com energia e desenvoltura !




 

   A foto " bebezinho fofo ecologicamente correto " (acima)  foi tirada pela minha amiga Educadora Ambiental Lourdes Guimarães .


    Eu  (Newton Almeida)  penso que essas sacolas plásticas são um avanço tecnológico que deram praticidade e conforto para o transporte de objetos, inclusive servem para acondicionar lixo .   
   Ao invés de proibir deveriam investir mais na limpeza, pois não são apenas essas sacolas que são jogadas no ambiente , e sim toda a sorte de objetos. Temos é que jogar o lixo no lixo. Simples assim.  
   Será que essa lei pega ?

Newton Almeida 

terça-feira, 2 de julho de 2013

Física : Movimento : exercícios resolvidos

Exercícios   "  
1   -  Imagine  um avião que se move horizontalmente, com velocidade constante, soltando uma série de bombas. Podemos observar que, em relação ao avião, a trajetória das bombas é retilínea e vertical. Em seu caderno, desenhe a trajetória de uma dessas bombas em relação a um observador fixo no solo. 

RESPOSTA    (Newton almeida)  A trajetória vai ser uma parábola. A ação da gravidade atrai a bomba para o centro da Terra, ao mesmo tempo em que a boma se desloca para frente, devido ao impulso que recebeu do avião .  Portanto, o deslocamento da bomba será dessa forma : 



2 -  Uma moça , dentro de um vagão de trem que se move com velocidade constante, joga uma bola para cima. Ela vê a bola subir e voltar à sua mão, descrevendo uma trajetória retilínea e vertical. Desenhe a trajetória da bola par o observador parado em relação ao solo. 

RESPOSTA 
                         

3- Um helicóptero está subindo verticalmente e com velocidade constante (em relação ao solo). Considere o ponto P em uma das pás assinalado no desenho. Desenhe a trajetória desse ponto para : 
  a) um observador dentro do helicóptero ; 
  b) um observador fixo no solo . 

RESPOSTA      
                                  a) 


                   b) 
                                  
4- Um observador na Terra vê a Lua girar em torno da Terra. No entanto, um observador na Lua não vê a Terra girar em torno da Lua. Por quê ?

RESPOSTA      O período de rotação da Lua é igual ao período de translação, de modo que ela mostra sempre a mesma face para a Terra . 

5- Para cada caso a seguir responda se o movimento é de translação, de rotação ou ambos, em relação ao solo.
  a) automóvel em estrada retilínea; 

  b) teleférico;

  c) ponteiros de um relógio pendurado na parede de uma residência;
  d) automóvel fazendo uma curva;

RESPOSTA   a) translação      b) translação     c) rotação    d) translação e rotação 
  
6- Uma roda-gigante está em movimento de modo que as gôndolas não oscilem. Tomando a Terra como referencial:
  a) o movimento das gôndolas é de translação ou de rotação ?
  b) o movimento da roda é de translação ou de rotação ? 

RESPOSTA  
                   a)  translação                              b) rotação 

7- Considere as seguintes grandezas : I - volume ; II - força ; III - velocidade ; IV - massa. 
     a) Quais dessas grandezas são escalares ? 
     b) Quais desas grandezas são vetoriais ?

RESPOSTA 

a) Volume, massa .           b) Força, velocidade .  

8- Um indivíduo tem um projetor cinematográfico que projeta 24 quadros por segundo. Porém, sua filmadora pode filmar em várias frequências. Ele deseja filmar uma corrida de cavalos de modo que, ao projetar, a velocidade dos cavalos seja reduzida à metade da velocidade real. Para tanto, ele deve ajustar sua filmadora para a frequência de:
  a) 12 quadros por segundo.
  b) 48 quadros por segundo.
  c) 24 quadros por segundo .
  d) 6 quadros por segundo.
  e) 96 quadros por segundo.      

RESPOSTA    b                                            "

Fonte : Livro : Sampaio, José Luiz; Calçada, Caio Sérgio; Universo da FÍSICA 1 Mecânica, Atual Editora, 2ª edição, São Paulo : 2005 .

Newton Almeida  

Física : Translação : Rotação

 "  Movimentos de Translação e Rotação 
    Dizemos que um corpo rígido (indeformável) executa movimento de translação em relação a um referencial R se, durante o movimento, qualquer segmento da reta tomado sobre o corpo mantiver sua orientação em relação a esse sistema.
   Consideremos o exemplo da figura abaixo, onde o nosso referencial R é o sistema de coordenadas XOY. O triângulo passa da posição ABC para a posição A'B'C'. Na posição inicial, desenhamos sobre o corpo o par de eixos perpendiculares xOy, tal que o eixo y é paralelo a Y, e o eixo x é paralelo a X. Podemos observar que, na mudança de posição do triângulo, esse paralelismo se mantém.  Essa é uma característica do movimento de translação.   
    
   Movimento de rotação é aquele descrito pelo prato de um toca-discos ou por um pião que gira na posição vertical. Nos dois casos, cada ponto do corpo gira em torno de um eixo fixo, descrevendo um movimento circular. 


   Um corpo pode apresentar os dois tipos de movimento simultaneamente. É o que ocorre, por exemplo, com o triângulo representado na figura abaixo, que passa da posição ABC para a posição  A'B'C'. É também o caso da Terra, que tem um movimento de translação em torno do Sol ao mesmo tempo que apresenta movimento diário de rotação. 

   Se o corpo não for rígido, ele pode apresentar movimento de vibração. É o  caso de duas bolas presas a uma mola. Se a mola for esticada e depois solta, o sistema ficará oscilando. 

   Ao saltar de um trampolim, uma nadadora, além de ter movimento de translação e rotação, muda a forma de seu corpo durante o salto. 

"
Fonte :   Livro :   Sampaio, José Luiz; Calçada, Caio Sérgio; Universo da FÍSICA 1 Mecânica, Atual Editora, 2ª edição, São Paulo : 2005 .

Newton Almeida

Física : Trajetória

"      Imaginemos um corpo muito pequeno (de tamanho desprezível) e suponhamos que ele esteja em movimento em relação a um referencial R. Em cada instante a posição desse corpo será dada por um ponto; a linha formada por todos esses pontos é chamada de trajetória. No caso de o corpo estar em repouso, sua trajetória é representada por um ponto. 
   Obviamente, por menor que seja um corpo, ele nunca se reduz a um único ponto geométrico. Ele sempre terá um tamanho, por menor que seja. Assim, para determinarmos a trajetória de um corpo, escolhemos um ponto para representá-lo. 

  Na foto acima temos a visualização da trajetória de uma bola de pingue-pongue. Fotos como essa são chamadas de fotos de múltipla exposição. São obtidas usando-se uma máquina que abre e fecha o obturador, em intervalos de tempo iguais e muito pequenos. Uma outra maneira de obtermos esse tipo de foto é manter o obturador da máquina aberto, mas utilizar uma lâmpada de flash múltiplo numa sala escura. Essa lâmpada emite flashes de luz muito rápidos a intervalos de tempo iguais e pequenos, enquanto o obturador da máquina fica aberto, registrando assim uma sequência de várias imagens.


   Podemos perceber que a trajetória também depende do referencial adotado. Vejamos, por exemplo, o  caso representado na figura acima. Uma moça, dentro de um trem que se move em linha reta e com velocidade constante (em relação à Terra), solta uma bola e a vê cair, descrevendo uma trajetória retilínea e vertical. No entanto, para alguém que está fora do trem e parado em relação à Terra, a trajetória é uma curva (figura abaixo). 

                                         "
     
FONTE :    Livro :   Sampaio, José Luiz; Calçada, Caio Sérgio; Universo da FÍSICA 1 Mecânica, Atual Editora, 2ª edição, São Paulo : 2005 .

Newton Almeida

Física : Coordenadas Cartesianas : Sistemas de Referência

    Sistemas de Referência : Indicar o Repouso e Movimento 

  " Para tornar mais precisa a análise dos movimentos, podemos usar como referencial um sistema de coordenadas cartesianas, que você já deve ter visto nas aulas de Matemática. Na maioria das situações que analisaremos, os movimentos ocorrem num único plano : nesses casos é suficiente adotar um par de eixos ortogonais. No caso da figura abaixo, por exemplo, tanto as abscissas (x) como as ordenadas (y) são  dadas em metros.

   Assim, na figura temos :
 no ponto A a abscissa = 1m ; ordenada = 4 m  . Ou seja o ponto A = (1:4) .   
no ponto B a abscissa = 2m ; ordenada = 3 m. Ou  seja  B = (2:3) .  
   Quando o movimento não ocorre dentro de um único plano, precisamos de três eixos (x,y,z) . 

   Na figura acima, o ponto A tem abscissa x = 2m, ordenada y = 3m e cota z = 4m. 
  Adotando como referencial um sistema de coordenadas cartesianas, diremos que um ponto está em repouso se todas as suas coordenadas (abscissa, ordenada, cota) se mantiverem constantes com o passar do tempo. Se pelo menos uma das coordenadas estiver variando (com o passar do tempo), diremos que o ponto está  em movimento. 
  No caso de um corpo extenso (que não pode ser considerado com um único ponto), diremos que ele está em repouso se qualquer ponto tomado sobre ele estiver em repouso; diremos que o corpo está em movimento se pelo menos um ponto tomado sobre ele estiver em movimento.    " 

     Fonte : Livro :   Sampaio, José Luiz; Calçada, Caio Sérgio; Universo da FÍSICA 1 Mecânica, Atual Editora, 2ª edição, São Paulo : 2005 .

Newton Almeida