quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Parque Ambiental do Desengano no estado do Rio de Janeiro Engloba Atividades Econômicas Particulares

       Dentro do Parque Estadual do Desengano Existem Inúmeras Propriedades Particulares 

  Recebi um comentário no blog da Maria da Glória Botelho, na postagem de 16 de abril de 2012, sobre o Parque Estadual do Desengano :   "   É verdade que dentro do Parque Estadual do Desengano há uma pousada? "
   Pesquisei um pouco sobre o assunto e solicito aos leitores e gestores ambientais que comentem, caso tenham outros detalhes. 
   
   " O INEA (Instituto Estadual do Ambiente) administra um amplo conjunto de unidades de conservação em todo o estado do Rio de Janeiro, que protegem amostras representativas de todos os ecossistemas nativos associados à mata atlântica fluminense: floresta ombrófila densa, floresta estacional, campos de altitude, restingas, manguezais e áreas úmidas como brejos, banhados, lagoas e lagunas, garantindo refúgio para inúmeras espécies de plantas e animais vulneráveis ou ameaçados de extinção.
   Destas unidades, em especial os parques estaduais, também possuem em seus limites atrativos naturais de excepcional beleza, como praias, maciços rochosos, rios, poços e cachoeiras, capazes de deslumbrar os visitantes mais exigentes e de oferecer opções de lazer e aventura para todos os gostos, desde famílias que queiram desfrutar um final de semana tranquilo em contato com a natureza até praticantes de esportes de aventura desejosos de testar suas habilidades no ambiente natural em atividades como caminhadas, escaladas em rocha, vôo livre, surfe, canoagem, mergulho e tantas outras. 
  Ao todo, são 18 unidades de conservação de proteção integral (parques, reservas biológicas e estações ecológicas) e 13 de uso sustentável (áreas de proteção ambiental) .... 

        Mapa da Unidades de Conservação do Estado do Rio de Janeiro


    (O Parque Estadual do Desengano está marcado com número 16, à direita e ao centro do mapa) 

Municípios: Santa Maria Madalena (sede), São Fidélis e Campos dos Goytacazes.
Órgão responsável: Instituto Estadual do Ambiente – INEA
Coordenada geográfica: 188631 / 7569426 (UTM - WGS 84)
Altitude: na paisagem sobressaem o Pico do Desengano, com altitude de 1.761 metros, o Pico São Mateus, com 1.576 metros, e a Pedra Agulha, com 1.080 metros.
Área: 22.400 hectares
Criação: Decreto-lei 250/70; Decreto 7.121/83
Distância entre a Rodoviária Novo Rio e o município de Santa Maria Madalena: 219 Km
                                  Foto acima de Felipe Queiroz : Cachoeira Bonita     " 


       
Fonte : INEA 

       Segundo o Trabalho elaborado com base em pesquisa de doutorado do Programa de Pós Graduação em Geografia da UFF (2002-2005) existem dentro do Parque Estadual do Desengano cerca de 93 propriedades particulares : 
  
     " 


Em relação ao Parque Estadual do Desengano, localizado no norte do estado, o aspecto mais polêmico envolve a questão fundiária que se arrasta sem solução definitiva, Desde a sua criação nos anos 70. A existência de terras devolutas e de imóveis com multiplicidade de títulos aquisitivos levantaram dúvidas sobre a legitimidade da incorporação de tais imóveis ao domínio particular e também quanto à exata indicação dos seus pretensos proprietários. As pressões políticas de supostos proprietários sempre prevaleceram em relação aos interesses de conservação ambiental (Soffiati, Neto, s/d). Um levantamento recente das áreas ocupadas no perímetro do parque apontou 93 áreas na forma de pousadas, residências de veraneio, moradias permanentes, estruturas de suporte ao turismo, abandono e outros (FBCN, 2003). Os problemas mais comuns na área do parque são: desmatamentos, o extrativismo vegetal, a caça predatória, a pecuária e o turismo, sem o devido planejamento. .... " 



    O Brasil precisa que o setor judiciário respalde mais as questões do direitos difusos, que englobam  o meio ambiente e sua proteção. Em todo o Brasil as áreas de proteção, e o meio ambiente de maneira geral, necessitam de punições mais severas diante dos crimes a que são submetidos.   

 Newton Almeida   www.newtonalmeida.com.br