sábado, 16 de novembro de 2013

Acidente na Via Lagos com Fiorino : RJ 124

   

         Foi no dia 15 de novembro de 2013, após o pedágio da Rodovia Via Lagos, a RJ 124. Foi depois da cidade de Rio Bonito, nos limites do município de Araruama. Um acidente grave que fez um Fiorino branco capotar, após bater de frente com veículo de cor preta, de marca não identificada e que não aparece nas fotos que me enviaram.
    A Concessionária da Via Lagos está executando obras para melhoria do fluxo e
segurança, e a colocação de mureta divisória central será um item importantíssimo.

    Caso algum leitor tenha maiores detalhes, por favor envie comentário. Desejamos que os envolvidos estejam em recuperação, e estou informando do acidente com o objetivo de alertar para os cuidados necessários ao dirigir. 

Newton Almeida



sexta-feira, 15 de novembro de 2013

O Rio Mataruna que Deságua na Lagoa de Araruama : Tratamento do Esgoto

   

    O Rio Maturuna tem cerca de 1,5 quilômetro de extensão e está totalmente no território do município de Araruama - RJ. Ele é formado a partir da junção do Rio do Limão com o Rio Buraco do Pau, na direção de São Vicente de Paula, e vai desaguar nas águas da Lagoa de Araruama.
     A Prefeitura de Araruama vem desenvolvendo um Projeto de Revitalização do Rio Mataruna, embelezando as suas margens com flores e equipamentos urbanos. 
    As águas do Rio Mataruna estão limpas e bem menos poluídas, à medida que se amplia a coleta e tratamento de esgoto. A  Concessionária de serviços de tratamento de água e  esgoto, Águas de Juturnaíba, está ampliando a rede coletora, o que deverá alcançar 100% de cobertura de tratamento de esgoto no centro da cidade, em breve. 

Árvore Centenária Ficus na RJ 124 sob Risco de Corte

  









    As Figueiras são árvores também conhecidas como  Ficus. São quase 800 espécies de Figueiras ao redor do mundo. Os Ficus atingem um enorme tamanho, com raízes superficiais e o caule se desenvolve de forma irregular, alcançando um diâmetro muito extenso. Pelo tamanho que atingem, nunca se deve plantar Ficus em calçadas ou próximo às casas e edificações. 
     Por volta do ano de 1998, esse Ficus das fotos foi ameaçado de ser cortado. Os moradores da região de Vertentes, procuraram a secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Bonito, e a Concessinária Via Lagos, da Rodovia RJ 124 cedeu aos apelos e alterou a curva de uma estrada vicinal , o que salvou a árvore de ser cortada.
     Novamente o Ficus correu o risco de  ser cortado (2013). Assim que tiveram conhecimento de que as obras de alargamento da RJ 124 colocavam em risco o Ficus, os moradores e donos do Restaurante Vertugus, procuraram a Secretaria de Meio Ambiente de Rio Bonito. 
    Após os apelos,  os engenheiros que executam as obras estarão reunidos com os donos do Restaurante Vertugos, o Dilton e o Délio, e também com o Secretário de Meio Ambiente, o Newton Almeida, para tratarem do assunto. Mas, já adiantaram que o Ficus não será cortado!         
        Final feliz para essa árvore centenária e muita querida pela vizinhança !


quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Asfaltamento em Rio Bonito : Prefeita Solange Almeida Asfalta Ruas de Rio Bonito

    Alcançar uma melhor qualidade de vida é um desejo certo de qualquer pessoa. Em qualquer lugar do mundo todos querem o direito a transitar por ruas pavimentadas e limpas. Mas por que na Cidade de Rio Bonito as pessoas reclamam que a Prefeitura está asfaltando as ruas?

               Entenda a polêmica :

   A Prefeita de Rio Bonito, uma experiente política que já foi duas vezes
Vereadora, duas vezes Prefeita, em Rio Bonito, depois foi eleita Deputada Federal, e agora foi eleita Prefeita de Rio Bonito para o mandato de 2013 a 2016, não mede esforços para melhorar a cidade, e vem realizando obras de asfaltamento, através de um programa do Estado do Rio de Janeiro. Esse asfaltamento é para ruas já asfaltadas, mas que apresentam buracos e imperfeições, e para cobrir ruas pavimentadas com paralelepípedo. 
   Os críticos alertam para o risco de que o novo asfalto, sobre pavimentação em paralelepípedos, irá impermeabilizar mais ainda o solo, e fará com que as águas de
fortes chuvas escoem rapidamente para o Rio Bonito, que corta a cidade. Isso facilitará com que o Rio Bonito encha e provoque alagamentos no centro da cidade. 
    Para evitar que isso aconteça, a Prefeitura de Rio Bonito, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos realizou  o desassoreamento do Rio Bonito, em seu  trecho mais assoreado, na Avenida Santos Dumont. Além disso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente incluiu o município no Programa Estadual Limpa Rio, com isso, o Instituto Estadual do Ambiente planeja dragar o Rio Bonito, retirando volume considerável de sedimentos, alargando a calha do rio, desde o Bairro do Basílio até a Mangueirinha. 
     Ainda hoje, fotografei as novas obras de asfaltamento, que somadas às iniciais, terão uma extensão total de uns 20 quilômetros. A maioria absoluta da população aprovou o asfaltamento, sendo que alguns alertam para a necessidade de conter altas velocidades dos motoristas, uma tarefa que a Guarda Municipal e outras secretarias já previam. Após o asfaltamento as ruas receberão nova sinalização, pintura de faixas e possível colocação de redutores. 
     
Newton Almeida