sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Novo EcoPonto no Rio de Janeiro

       ECOPONTO PARA COLETA DE MATERIAIS RECICLÁVEIS E ÓLEO DE COZINHA USADO
Fonte da matéria e foto : http://www.inea.rj.gov.br/noticias/noticia_dinamica1.asp?id_noticia=1026





          Desempregados há quase um ano, Carlos Alberto José de Lima, 34 anos, e Maria José da Conceição, 46 anos, encontraram na coleta seletiva a chance de retornarem para o mercado de trabalho. Eles fazem parte de um grupo de catadores que irá trabalhar em um ecoponto para coletas de óleo de cozinha usado e de materiais recicláveis. O ecoponto foi inaugurado nesta quarta-feira (27/10), pela secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, no conjunto habitacional em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. Lá, vivem cerca de 200 famílias e, de acordo com a secretária, os catadores farão a triagem do material a ser reciclado para posterior comercialização. A renda obtida será revertida para os próprios catadores.
    - Neste conjunto habitacional estão reassentadas famílias que viviam às margens do Rio Sarapuí e do Canal do Cunha, e que foram retiradas por nós para que esses locais pudessem receber as intervenções do Projeto Iguaçu. Mas esse projeto não se resume apenas a dragagem e obras. Abrange também trabalho de educação ambiental e de conscientização. Por isso é que estamos instalando um ecoponto aqui. A medida estimula o descarte adequado de material reciclável, contribuindo com o meio ambiente e gerando emprego e renda para essas pessoas – explicou Marilene Ramos.
     Segundo a secretária, a estimativa é de que o ecoponto receba pelo menos 500 kg de lixo/dia gerados por essas 200 famílias. O ecoponto, patrocinado pela Coca-Cola, uma estrutura formada por um cercado de 130 metros quadrados com miniescritório e balança eletrônica, e foi instalado para receber todo o lixo que será recolhido por seis catadores da Coopama, filiada à Febracom.