sábado, 3 de agosto de 2013

Secretaria de Estado do Ambiente : TCFA : SLAM

* Postagem do dia 02/02/2010  , transferida de outro blog do Newton Almeida *

Fonte da matéria e fotos : http://www.ambiente.rj.gov.br/

     A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, anunciou que será repassado aos municípios metade dos R$ 12 milhões que o Estado receberá, por ano, como reforço para ações de controle e fiscalização ambiental. O recurso se viabilizou em razão da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica, entre o Ibama e o Inea, concretizado nesta segunda-feira (01/02), na sede da Secretaria de Estado do Ambiente, na Avenida Venezuela, 110 – 6º. Andar. O evento que reuniu dezenas de pessoas, entre os quais prefeitos, representantes do Ministério Público, da Aemerj (Associação Estadual de Municípios do Estado do Rio de Janeiro) e Anama (Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente, teve a participação do governador em exercício Luiz Fernando Pezão, do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, da secretária Marilene Ramos, do presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, e do presidente do Inea, Luiz Firmino.
    Na cerimônia, que contou ainda com as presenças do superintendente regional do Ibama/RJ, Adilson Gil, e do vice-prefeito do Rio, Carlos Alberto Muniz, também foram entregues os Termos Aditivos aos Convênios de Descentralização do Licenciamento Ambiental firmados entre o Inea e 42 municípios. A data marcou, ainda, o início da vigência do novo Sistema de Licenciamento Ambiental (SLAM) do Estado do Rio de Janeiro, cujo decreto foi sancionado pelo governador Sérgio Cabral em novembro do ano passado.
    Durante a solenidade, Marilene Ramos apresentou um balanço bem sucedido da emissão de licenças ambientais no estado no ano passado.
   - Só em 2009, 89% de todas as demandas de licenças ambientais foram atendidas e 10% dos passivos ambientais, resolvidos. Isso vem a consolidar o nosso empenho em agilizar a emissão das licenças ambientais, um entrave que encontramos quando o governo do estado assumiu – afirmou a Secretária.
     Sobre a repartição da taxa de fiscalização ambiental, Marilene Ramos disse que vai agilizar junto ao Ibama a operacionalização desse repasse junto ao Ibama e, por sua vez, repassar parte desse valor para as prefeituras. “A nossa expectativa é de que, até o final deste semestre, os municípios já estejam recebendo esses recursos”, acrescentou ela.
       O presidente do Inea, Luiz Firmino, explicou que, para viabilizar a cobrança estadual, Inea e Ibama vão compartilhar também o Cadastro Técnico Federal, com acesso através dos sites dos dois órgãos, para emissão de boletos bancários de recolhimento da taxa, que ocorre a cada trimestre.
   _  A partir de hoje, o novo sistema de licenciamento entra em vigência e o decreto trabalha com seis classes de atividades: tanto pelo potencial de poluidor quanto pelo porte da atividade e a nossa meta é, aos poucos, ajustar os municípios a essas classes para que se tenha uma leitura mais fácil daqueles que demandam o sistema de licenciamento, tanto no município quanto no estado. A Classe I, por exemplo, estará dispensada de licença ambiental – explicou o presidente do Inea.
    O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, falou sobre a importância da descentralização das licenças ambientais, fundamental para agilizar a concessão desse documento. Ele relembrou que, quando assumiu a Secretaria do Ambiente, encontrou pelo menos 6 mil pedidos de licenças ambientais empilhados, entre elas, grandes empreendimentos como o Comperj e o Arco Metropolitano a pequenos como para postos de gasolina. “Hoje, ficou mais ágil a emissão das licenças ambientais para pequenos empreendimentos , a cargo das prefeituras”, disse Minc.
      A TCFA foi instituída pelo Estado por meio da Lei 5.438/09, tendo como fundamento a Lei Federal 10.165/00, que criou o Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais. A partir deste ano, o Inea passará a receber 60% dos valores arrecadados pela taxa, que desde 2001 era recolhida integralmente em favor do Ibama.
      O compartilhamento desses valores, devidos por indústrias, mineradoras, entre outras empresas que desenvolvam atividades com algum potencial de poluir o meio ambiente, já era previsto na Lei Federal e na Lei Estadual sancionada no ano passado. Assim sendo, não haverá qualquer taxa nova a ser paga no Estado.
     Para viabilizar a cobrança estadual, Inea e Ibama vão compartilhar também o Cadastro Técnico Federal, com acesso através dos sites dos dois órgãos, para emissão de boletos bancários de recolhimento da taxa, que ocorre a cada trimestre.
     A criação do novo Sistema de Licenciamento Ambiental (SLAM) do Estado do Rio de Janeiro, entra em vigor nesta segunda-feira (01/02). A nova dinâmica no processo de licenciamento visa a tornar mais ágil e eficaz a regularização das mais diferentes atividades que o antigo Sistema de Licenciamento de Atividades Poluidoras (SLAP), instituído em 1977, ainda não previa.
  
  A filosofia do novo sistema vem ao encontro da política de descentralização de licenciamentos. Hoje, 48 cidades têm convênios firmados com o Estado para conceder licenças a empreendimentos de pequeno e médio potencial poluidor com impacto local. Para adequação à lei de criação do Inea, uma vez que os convênios haviam sido firmados com a extinta Feema, e ao decreto 42.050 (28/09/09), que disciplina os procedimentos da descentralização, serão entregues, na segunda-feira, aos municípios Termos Aditivos aos Convênios.
    Além de aprimorar o processo de descentralização aos municípios, a formalização permitirá que procedimentos, como a revisão do rol de atividades sujeitas ao licenciamento municipal, sejam realizados pelo próprio Conselho Diretor do Inea, por meio de Resolução, tornando o processo mais ágil.

Newton Almeida 

Medusas : Caravelas : Pólipos : Locomoção

    "  A locomoção 

   Ao contrário de muitos outros animais aquáticos, as medusas são excelentes nadadoras; as maiores percorrem longas distâncias em mar aberto. Isso é possível pelo bom desenvolvimento de faixas de células musculares dispostas em anel que, ao se contraírem, forçam a saída de um jato de água da parte ventral do corpo, deslocando as medusas em sentido oposto. 
Devido a essa habilidade, elas são grandes predadoras capturando outros animais (veja as duas figuras ao lado, o esquema da locomoção das medusas). Já as caravelas são indivíduos coloniais flutuantes, levados passivamente pelas correntes, que capturam suas presas em longos tentáculos onde se concentram pequenos pólipos especializados, ricos em cnidoblastos. A boia colorida, grande, de até meio metro de comprimento, acumula gases, garantindo a flutuabilidade sem gasto energético. Sob ela prendem-se os perigosos tentáculos, de metros de comprimento, que são arrastados no deslocamento. 
 




  Os pólipos também se locomovem, embora mais limitadamente, sempre apoiando-se sobre rochas ou outros substratos. Eles se arrastam deslocando o disco da base do corpo cilíndrico ou dão cambalhotas. Neste caso, curvam o corpo, fixam os tentáculos, em seguida soltam o disco basal para depois fixá-lo de novo mais adiante. Esses animais se movem em busca de alimentos e de melhores condições ambientais. As hidras verdes, por exemplo, facilmente mantidas até em aquários, são ricas em zooclorelas, fotossintetizantes. Podemos então entender qual é o importante fator que as estimula para o deslocamento por cambalhotas. 
                                                                                                                                  "

FONTE : Livro : Júnior, César da Silva ; Sasson, Sezar; BIOLOGIA 2 , CÉSAR e SEZAR ; Editora Saraiva, 8ª edição, São Paulo : 2005 . 
 BIOLOGIA  Newton Almeida

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

ONG Viva Rio : Terremoto Haiti : Reciclagem de Entulho

* Postagem do dia 01 de fevereiro de 2010, transferida de outro blog do Newton Almeida *

Fonte das fotos : http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias
       
               A organização não governamental (ONG) Viva Rio estuda medidas para ajudar a restabelecer a economia de Porto Príncipe, capital haitiana, devastada pelo terremoto que atingiu a região há quase três semanas. Segundo o diretor-geral da instituição, o antropólogo Rubem César Fernandes, que viajou ao Haiti no dia seguinte à tragédia e retornou na manhã de sábado (30) ao Brasil, está em análise a instalação de uma planta de reciclagem de entulho que seria abastecida pela própria população, que receberia uma quantia em dinheiro para levar o material.
       De acordo com ele, embora haja dificuldades imediatas muito sérias, para ajudar a reconstruir o país é preciso pensar também a médio e longo prazos. “Falta comida, falta água, mas é preciso pensar também na movimentação da economia, para gerar trabalho e renda para a população e assim reduzir o desespero”, disse. “Seria um trabalho tipo formiguinha. As pessoas encheriam os carrinhos e levariam até nós os entulhos que estão por toda parte e nós pagaríamos por isso. Com a reciclagem, daríamos uma valorizada no material e ajudaríamos a movimentar com a economia”, completou ele, destacando que considera o povo haitiano bastante criativo.

       Fernandes disse ainda que a chegada da estação da chuva, em março, também preocupa os haitianos, em boa parte sem ter onde se abrigar. Por isso, segundo ele, já começou uma corrida por tendas.

       “Agora estamos em um período de seca e muita gente ainda dorme do lado de fora. As tendas, eu diria, viraram itens mais cobiçados até do que alimento. E pode ficar ainda pior, porque em março começam as chuvas, que podem ser fortes e costumam alagar tudo.”

       Ele informou que vai conversar na próxima semana com representantes do Instituto de Arquitetos do Brasil para ver se é possível promover uma aproximação entre profissionais brasileiros e haitianos para pensar a reconstrução do país, preservando a história local, mas usando outros materiais, mais resistentes a abalos sísmicos.

      “Lá, tudo é feito de concreto e pedra. Poderiam ser utilizados madeira, ferro e bambu, mais maleáveis, que balançam, mas não caem tão facilmente. Também é preciso repensar a ocupação de encostas, muito mais altas do que as brasileiras”, disse.

       A ONG Viva Rio, criada no Rio de Janeiro em 1993, mantém há alguns anos um centro comunitário em Bel Air, na região central da capital haitiana com o objetivo de ajudar a sociedade local a enfrentar o crime organizado em gangues que assolam Porto Príncipe desde o fim da ditadura de François e Jean-Claude Duvalier, que comandaram o regime ditatorial entre a década de 1950 e 1985.

Newton Almeida 

Oscar Niemeyer : Homenagem : Museu de Arte Contempânea

* Postagem do dia 30 de janeiro de 2010, transferida de outro blog do Newton Almeida * 

Fonte da matéria : http://noticias.r7.com/rio-e-cidades/noticias/
Foto de Carolina Farias/R7

    “Sou brasileiro. Gosto de Carnaval, de futebol, de mulher”. Oscar Niemeyer reafirmou nesta sexta-feira (29) sua paixão pelo Carnaval ao falar sobre a homenagem que a Banda de Ipanema lhe fará este ano. Os traços do arquiteto de 102 anos ilustram a camiseta do bloco, que completa 46 carnavais e até um samba que ele fez quando saiu do hospital em outubro do ano passado, onde ficou quase um mês, também vai fazer parte do enredo na banda neste ano.
    -É uma alegria tão espontânea que os acompanha o tempo todo. Eles estão sempre fazendo graça, sempre olharam a vida do lado mais festivo, que a gente esquece. Niemeyer disse estar muito honrado com a homenagem, principalmente porque os fundadores do bloco são seus amigos. Ele contou um episódio, que aconteceu “há uns 15 anos”, quando passava pela rua de sua casa, em Ipanema, na zona sul, enquanto a banda arrastava uma uma multidão. Do caminhão, os músicos do bloco o viram e pediram que ele subisse no carro.
   -Eu atendi o pedido dos meus amigos e irmãos. Desfilamos pelo bairro, andando no carro do bloco.
   É a terceira homenagem que Niemeyer recebe da banda. Cláudio Luiz Coelho Pinheiro, de 74 anos, é um dos fundadores da Banda de Ipanema e disse que as homenagens anteriores aconteceram nos anos 90 e quando ele completou cem anos.

_ Oscar Niemeyer
   " Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein. " 


   "Newton Almeida"  : Eu não me canso de apreciar o Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Essa obra de Niemeyer parece que sempre esteve lá. Ele conseguiu valorizar aquela paisagem maravilhosa. Um grande brasileiro de alma bondosa, humilde e genial.



Newton Almeida 

quarta-feira, 31 de julho de 2013

VI Conferência Municipal de Assistência Social de Rio Bonito




















     A  VI Conferência Municipal de Assistência Social de Rio Bonito foi um sucesso !  A Secretária Municipal Rosemary Cerqueira, que além de muito bonita é muito competente, realizou um excelente trabalho, mobilizando um público que lotou o enorme Espaço Ceccarelli,  debatendo as políticas públicas de Promoção Social de Rio Bonito, da manhã ao início da noite. 



     Ao final foram selecionadas propostas em cinco eixos temáticos e eleitos delegados que representarão a cidade de Rio Bonito na Conferência Estadual de Assistência Social !
     


RIO BONITO Newton Almeida   http://riobonitonewtonalmeida.blogspot.com

II Conferência de Meio Ambiente de Silva Jardim

     Assisti à abertura da II Conferência de Meio Ambiente de Silva Jardim e percebi que o Secretário Municipal da pasta, o Paulo Espíndola, está realizando um bom trabalho ! Ele me convidou de maneira empolgante e realmente temos que desenvolver projetos em conjunto, como o corredor florestal unindo a Fazenda Rio Vermelho (do Sr. Paulo Abreu, Rio Bonito) à Reserva Biológica Poço das Antas (Silva Jardim), para garantir o entrosamento dos Micos- Leões - Dourados desses dois fragmentos florestais. 
      O Teatro Zezé Macedo estava lotado com uma platéia de todos os estratos sociais. O Paulo Espíndola conseguiu uma mobilização ótima, trazendo o Deputado Estadual Comte Bittencourt, o Coordenador Estadual do ICMS Verde, Lucas, a gerente de educação Ambiental do INEA, Pólita, e tantos outros vereadores e secretários municipais. 

      O Prefeito Anderson Alexandre fez um discurso de repúdio à Empresa Concessionária dos Serviços de Água e Esgoto, Águas de Juturnaíba, dizendo que a empresa só " tira do município e nada dá em troca " . Disse que no ano de 2010 o ex-prefeito estendeu por mais 15 anos a concessão desses serviços à Águas de   Juturnaíba, o que deveria ter sido feito agora, no ano de 2013. Queixou-se que a Águas de Juturnaíba lança na Lagoa de Juturnaíba lodo de esgoto de estação de tratamento na própria Lagoa.   O Prefeito disse que não pode realizar qualquer obra para captação ou tratamento de esgoto com recursos públicos, ou com funcionários da Prefeitura, pois os serviços são de concessão da Águas de Juturnaíba. Disse que a empresa concessionária estará ampliando o tratamento de esgoto apenas a partir do ano de 2020, segundo o contrato firmado, em 2010. E finalizou informando que está levantando todos os problemas causados pela Águas de Juturnaíba e irá entrar com ações jurídicas. 



   A II Conferência de Meio Ambiente de Silva Jardim continuou até o final do dia, e amanhã (01 de agosto de 2013) os trabalhos são retomados da manhã até a tarde. 
  Parabéns ao Paulo Espíndola ! Convidei-o para a Primeira Conferência de Meio Ambiente de Rio Bonito (02 de agosto, 15:00, Esporte Clube Fluminense, centro de Rio Bonito/RJ) e ele disse que virá !   



Foto  : Newton Almeida (esquerda) e Paulo Espíndola, dia 31 de julho de 2013.

Newton Almeida 

Como eu faço para utilizar a Lei da Atração ?

    Existem pessoas que nascem com habilidades singulares. As habilidades são como características designativas comportamentais das pessoas. Diferente das características físicas, as habilidades são percebidas somente  quando a pessoa a executa. Tem pessoas que cantam bem, outras que fazem malabarismos com bicicletas, existem pessoas que escrevem com facilidade, outras são contadoras de histórias.
       A Lei da Atração tem como principal conceito que os pensamentos dominantes criam a realidade. E você que ouviu falar sobre a Lei da Atração a pouco tempo e está se perguntando : Como eu faço para utilizar a Lei da Atração ? 
        É simples. Responda-me uma primeira pergunta ?  Você tem alguma habilidade especial ?  Digamos que você esteja me respondendo :  " eu sempre dirigi muito bem", ou " eu canto desde pequenininha", ou "eu tenho habilidade de desenhar " .  Essas habilidades nasceram com você. Mas, sabia que você pode desenvolver alguma habilidade ? É verdade !  Mesmo pessoas que possuem dificuldades e até limitações podem desenvolver qualquer tipo de habilidade. 
       Com a Lei da Atração é a mesma coisa ! É preciso desenvolver a capacidade de imaginar e sentir. Basicamente isso. Todo o resto é repetir, repetir, repetir, até que você se torna uma pessoa hábil na Lei da  Atração. O mais difícil, talvez, seja manter o foco daquilo que se escolheu. É comum alguém decidir desenvolver habilidade na Lei da Atração, e com o passar do tempo se desvia desse rumo, pois passou a sair para bares à noite, e esqueceu-se de praticar a Lei da Atração. 
      Pratique a Lei da Atração. Desenvolva essa mágica habilidade : 

  PENSE  - qual sonho eu quero realizar em uma ano (por exemplo)  ? 

    ESCOLHA TEU MAPA DO TESOURO - escolha o que quer realizar 

      PENSE - todo o dia lembre do teu MAPA DO TESOURO
          
       IMAGINE - crie histórias na mente em que você já conquistou o TESOURO

        SINTA - além de imaginar com cores e sons : sinta ! 

         SINTA- SE BEM  - pergunte-se constantemente : Como estou me Sentindo ? BEM !

          SEJA FELIZ  !   - todo o dia desenvolva essa habilidade e seja feliz !
       





Foto do Newton Almeida, 
Praia do Peró - Cabo Frio / RJ, 
24 de janeiro de 2011.





        
LEI DA ATRAÇÃO Newton Almeida

terça-feira, 30 de julho de 2013

Cnidários : Urticantes

           " Os Cnidários (celenterados) : Animais urticantes

   Os cnidários são animais exclusivamente aquáticos, na grande maioria marinhos, fixos ou de vida livre, isolados ou coloniais. O filo representado por cerca de 11 mil espécies, de hidras de água doce e medusas de apenas alguns milímetros a grandes medusas, que nadam livremente em mar aberto e chegam a alguns metros. 
   O nome do filo (cnido = urtiga) refere-se à presença de células especiais, os cnidoblastos, cujo conteúdo, uma substância tóxica, paralisante, pode ser eliminado através de um longo filamento. Os cnidoblastos disparam esse filamento por simples contato, injetando assim a toxina no corpo de outros animais, o que serve para a captura de alimento, pequenos crustáceos  e peixes, e também para defesa. 




































          Acima : esquema de cnidoblasto em duas situações (cores-fantasia). 

   Posteriormente falaremos dos graves acidentes que podem ser provocados pelas medusas, também chamadas de águas-vivas, e pelas caravelas, em cujos tentáculos se concentram milhares de cnidoblastos/cm².
   Quanto à forma, os cnidários podem se apresentar como medusas ou pólipos. Os pólipos são fixos, cilíndricos e possuem uma coroa de tentáculos ao redor da boca, na extremidade livre. São exemplos as hidras, as rosas-do-mar (anêmonas) e os corais. As medusas são livres e nadam ativamente; têm forma de calota esférica, com muitos tentáculos nas bordas. 
   A parede corporal de pólipos e medusas tem uma camada epidermal, externa, com cnidoblastos, células contráteis, pequenas células intersticiais indiferenciadas e células sensoriais. A camada interna, a gastroderme, tem células secretoras de enzimas digestivas; pela primeira vez na linha evolutiva ocorre, portanto, uma digestão extracelular no interior de uma  cavidade digestória.



 










    Acima : esquema da estrutura da parede corporal dos cnidários. (Representações fora de proporção entre si. Cores-fantasia).

   Outras células são responsáveis pela digestão intracelular de partículas alimentares microscópicas, completando a digestão. Essas mesmas células têm capacidade de contração. A cavidade digestória é chamada de cavidade gastrovascular, pois desempenha também a função de um sistema de transporte dos alimentos já digeridos. Isso justifica  o outro nome dado ao filo: celenterados (cele = cavidade + entero = intestino). Restos não-digeridos são expulsos pela própria boca nos pólipos e medusas. Entre epiderme e gastroderme, há uma camada gelatinosa, a mesogléia, fina nos pólipos e muito volumosa nas medusas, que lhes dá o aspecto de massas aquosas transparentes.
   Os cnidários são, sem dúvida, mais complexos do que os poríferos por apresentarem digestão extracelular, numa cavidade geral; células contráteis; uma rede de células nervosas simples, dispersa por todo o corpo (sistema nervoso difuso), sob a epiderme; órgãos sensoriais simples e gônadas. No entanto, ainda não possuem sistemas respiratórios e excretor: as trocas de gases e a eliminação de excretas ocorrem por difusão direta. 

                                                                                                                                     "

FONTE : Livro : Júnior, César da Silva ; Sasson, Sezar; BIOLOGIA 2 , CÉSAR e SEZAR ; Editora Saraiva, 8ª edição, São Paulo : 2005 . 
 BIOLOGIA Newton Almeida

Anuncio : Blog Newton Almeida

    O Blog Newton Almeida pode ser acessado escrevendo na barra de pesquisa do Google : 

                       www.newtonalmeida.com.br

     O Blog Newton Almeida é editado na plataforma blogspot e agrega, ou seja, mostra todos os blogs do Newton Almeida, dez no total. 

      Fique atento às atualizações dos interessantes blogs escritos pelo Newton Almeida, lendo o Blog Newton Almeida  !  







Foto do Newton Almeida : em palestra,  São João de Meriti / RJ, 2011.  







Newton Almeida 

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Audiência Pública : Plano Plurianual : Rio Bonito

    "  O Plano Plurianual, no Brasil, – previsto no artigo 165 da Constituição Federal, e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as Diretrizes, Objetivos e Metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
É aprovado por lei quadrienal, sujeita a prazos e ritos diferenciados de tramitação. Tem vigência do segundo ano de um mandato presidencial até o final do primeiro ano do mandato seguinte. Também prevê a atuação do Governo, durante o período mencionado, em programas de duração continuada já instituídos ou a instituir no médio prazo.  "   Fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_Plurianual




     A última audiência pública para debater o Plano Plurianual da Prefeitura de Rio Bonito, a quarta, foi realizada hoje, dia 29 de julho de 2013, no auditório do Clube dos Diretores Lojistas, tendo começado às 14:30 e terminado às 16:30. 
      Os presentes puderam tomar mais conhecimento sobre a elaboração do orçamento municipal, a partir da exposição detalhada dos competentes : Sérgio Leite (funcionário concursado e que já foi secretário municipal) ; e o Secretário Municipal de Planejamento, Felipe Braga. 
       Quem quiser propor ações para serem incorporadas ao Plano Plurianual pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Planejamento, pois o prazo se esgota no dia 05 de agosto de 2013. 

Newton Almeida   

Lagoa de Araruama : Defeso : Pesca

"  Operação Lagoa Unida organiza ações para o Defeso da Lagoa de Araruama

A Lagoa de Araruama terá seu período de defeso estabelecido para início em 01 de agosto e término em 31 de outubro de 2013. A medida serve para proteger a época de reprodução das espécies que habitam a lagoa.
Será lançada no dia 29 de julho, às 10h na Secretaria de Ambiente, Lagoa, Pesca e Serviços Públicos de São Pedro da Aldeia a “Operação Lagoa Unida”, que consiste em um trabalho conjunto das secretarias municipais de meio ambiente, guardas ambientais e postura e órgãos ambientais (Consórcio, Comitê, FIPERJ, IBAMA, Capitania dos Portos). Esta operação tem como objetivo monitorar as ameaças que possam colocar em risco o período de defeso da Lagoa de Araruama, sendo elas a própria pesca neste período, lançamento de esgoto na Lagoa, lixo, desmatamento, entre outros problemas que possam surgir.
Guardas ambientais vão atuar diretamente na fiscalização neste período, contando a operação com 15 agentes, sendo três por município do entorno da Lagoa de Araruama, e mais aproximadamente oito da Unidade Policial Ambiental Marítima (UPAM), que trabalharão em turnos, 24h por dia.  A fiscalização será preventiva, educativa e corretiva, com apreensão das redes e equipamentos, multa, sendo também passível de prisão dependendo de cada caso.
Para o período de defeso os pescadores terão direito a um seguro, desde que tenham 1 ano de registro geral da pesca no Ministério de Pesca e Aquicultura, que não tenha vínculo empregatício e estejam com suas contribuições sociais em dia. Para maiores informações os pescadores devem procurar a agência do Ministério de Trabalho mais próxima. Alguns municípios possuem pontos de atendimento regional, tais como Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Araruama. Em São Pedro da Aldeia o pescador pode se dirigir até a Secretária de Ambiente, Lagoa e Pesca e Serviços Públicos.
Há Colônias que apoiam o credenciamento inicial junto ao Ministério da Pesca, como as Colônias de Pescadores dos municípios de Araruama, Iguaba Grande, Cabo Frio, Arraial do Cabo. Os pescadores que entraram com o pedido em julho receberão o seguro defeso no dia 31 de agosto.
Atualmente na Lagoa de Araruama aproximadamente 500 famílias vivem diretamente da pesca. Em torno de 456 pescadores já deram entrada no pedido do seguro defeso.
Rafaella Coutinho Resende
Estagiária da Gestão da Informação
Consórcio Intermunicipal Lagos São João
Delegatária dos Comitês de Bacia Lagos São João e Macaé e das Ostras
Tel: (22) 2665.0750 / 8816.4099
www.lagossaojoao.org.br                            "







Foto ilustrativa do Newton  Almeida :  Lagoa de Araruama, São Pedro  da Aldeia/RJ, 21 de fevereiro de 2012.  






 Newton Almeida 

Anúncio : O Circo Ambiental / Circo de La Costa : Rio Bonito / RJ

     O casal Roberto e Viviane, possuem uma carreira artística no mundo circense, e há três anos atrás, quando moravam na China, eles fundaram seu próprio circo, o Circo de La Costa. 
     Retornaram ao Brasil, e vivem atualmente, na cidade de Itaboraí, fazendo apresentações na região.
      O Circo de La Costa é o Primeiro Circo Ambiental do Brasil !  Trata a temática da sustentabilidade, da preservação da biodiversidade, germinando nas crianças e adultos as sementes   para um mundo melhor ! 

         Nos dia 31 de agosto e 01 de setembro de 2013, o Roberto e a Viviane estarão mostrando o espetáculo do Circo Ambiental na cidade de Rio Bonito, no Esporte Clube Fluminense (estado do Rio de Janeiro).  

Telefones para contato, Roberto e Viviane  :  (21) 8779 -  7304  ;  (21) 3638-4285 

Newton Almeida 

domingo, 28 de julho de 2013

O que é a Lei da Atração ? É religião ? : É ciência ? : O que é ?

     A religião é a crença no impossível. Ter certeza daquilo que não vimos com os olhos, não sentimos o cheiro, não ouvimos, não tocamos e nunca sabemos qual gosto de fato tem. A religião dispensa qualquer filtro ou registro dos cinco sentidos humanos. A religião é o encontro, a vontade dos seres humanos de se religarem ao divino. 
       A ciência busca explicar a realidade. A ciência precisa passar pelo criterioso método científico, e pela avaliação de cientistas para que novas teorias sejam aceitas. 
       A Lei da Atração não é religião e nem ciência. É um jeito inovador de compreender a realidade. É um novo pensamento humano que pode tender para a ciência, à medida que suas proposições forem sendo experimentadas e passarem pelo método científico. 
    Quem mais popularizou a Lei da Atração foi a australiana Rhonda Byrne com o livro The Secret- O SGREDO. Além desse, Rhonda Byrne  também organizou um filme que foi um grande sucesso. Tanto no livro, quanto no filme, a Rhonda Byrne mostra os mais consagrados  pensadores da Lei da Atração,  que divulgam a prática da Lei da Atração em suas vidas. A Lei da Atração está inserida no tipo de pensamento do chamado movimento da Nova Era. 
      A Lei da Atração divulga o conceito de que o pensamento cria a realidade. Os pensamentos têm determinada frequência que atraem os acontecimentos das semelhantes frequências. Basicamente, devemos pensar de maneira positiva e pró-ativa. Portanto, cada pessoa pode conquistar seus sonhos e desejos, desde que execute o passo a passo de Lei da Atração. Abaixo, eu mostro um modelo de passo a passo da Lei da Atração, numa versão minha, simples e que eu costumo utilizar na minha vida : 

 Escolha o seu SONHO 
    Encontre o MAPA do TESOURO 
       Pense todo o dia no teu MAPA do TESOURO 
         Sinta o MAPA do TESOURO com uma energia mágica e deslumbrante
            Agradeça a Deus pelo teu Mapa do Tesouro 
              Agradeça cada conquista já realizada e sinta compaixão pelos momentos ruins
                 Sorria e sinta a FELICIDADE pela Lei da Atração. 





Fonte da imagem (meramente ilustrativa)  : www.clubebatom.com.br







LEI DA ATRAÇÃO Newton Almeida