Medusas : Caravelas : Pólipos : Locomoção
" A locomoção
Ao contrário de muitos outros animais aquáticos, as medusas são excelentes nadadoras; as maiores percorrem longas distâncias em mar aberto. Isso é possível pelo bom desenvolvimento de faixas de células musculares dispostas em anel que, ao se contraírem, forçam a saída de um jato de água da parte ventral do corpo, deslocando as medusas em sentido oposto.
Devido a essa habilidade, elas são grandes predadoras capturando outros animais (veja as duas figuras ao lado, o esquema da locomoção das medusas). Já as caravelas são indivíduos coloniais flutuantes, levados passivamente pelas correntes, que capturam suas presas em longos tentáculos onde se concentram pequenos pólipos especializados, ricos em cnidoblastos. A boia colorida, grande, de até meio metro de comprimento, acumula gases, garantindo a flutuabilidade sem gasto energético. Sob ela prendem-se os perigosos tentáculos, de metros de comprimento, que são arrastados no deslocamento.
Os pólipos também se locomovem, embora mais limitadamente, sempre apoiando-se sobre rochas ou outros substratos. Eles se arrastam deslocando o disco da base do corpo cilíndrico ou dão cambalhotas. Neste caso, curvam o corpo, fixam os tentáculos, em seguida soltam o disco basal para depois fixá-lo de novo mais adiante. Esses animais se movem em busca de alimentos e de melhores condições ambientais. As hidras verdes, por exemplo, facilmente mantidas até em aquários, são ricas em zooclorelas, fotossintetizantes. Podemos então entender qual é o importante fator que as estimula para o deslocamento por cambalhotas.
FONTE : Livro : Júnior, César da Silva ; Sasson, Sezar; BIOLOGIA 2 , CÉSAR e SEZAR ; Editora Saraiva, 8ª edição, São Paulo : 2005 .
BIOLOGIA Newton Almeida
BIOLOGIA Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial