Consumo Consciente
O Natal está chegando e já sentimos no ar o ambiente de aproximação, de confraternização, de difusão do amor ao próximo. A troca de presentes tem que ser entendida como a expressão de generosidade e fraternidade entre todos os semelhantes, principalmente, ensinada pelo nosso querido menino Jesus . Mas, como em todas as ações da sociedade, a simples opção de comprar determinado produto, traz consequências para o nosso meio ambiente.
O consumo consciente é uma ferramenta que cada indivíduo deve utilizar para a construção da sustentabilidade. Me recordo de um documentário sobre uma senhora que produzia artigos em cerâmica. Ela mostrou ao apresentador a jazida de barro tabatinga e referiu-se como " um presente que recebemos de Deus, quanto mais eu tiro mais barro aparece, um verdadeiro milagre ! " . O documentário recorreu a um geólogo que explicou a dinâmica do processo de formação daquele barreiro, desmistificando a crendice da artesã, e , segundo ele, os sedimentos acompanhavam a gravidade, sendo transportados de cima para baixo, desciam do morro mais rapidamente à medida que chovia com mais intensidade. E é claro que esse recurso natural era finito. O custo daquele recurso natural não era calculado nas belas peças de artesanato, pois acreditava-se que era ilimitado.
Quem compra os vasos, raramente deve ter-se perguntado do "esforço" que a natureza faz para sustentar as sociedades humanas, que transformam, alteram, degradam o meio ambiente para suprirem suas necessidades básicas de alimentação e moradia e também para melhorarem sua qualidade de vida e conforto. Quem compra os vasos tem que começar a se questionar se daqui a alguns anos haverá recurso natural capaz de manter aquela atividade, aquela cultura local. E dessa maneira vai perceber que o valor cobrado é irrisório, levando em conta tanto a criatividade humana e seu valor cultural inerente quanto o possível esgotamento da jazida de barro tabatinga.
O capitalismo é o sistema econômico/político que nos força a calcular o custo x benefício das nossas compras natalinas. O capitalismo faz com que pensemos que além do esforço humano imediato do seu trabalho, existe o esforço da natureza para garantir as matérias primas e recursos naturais envolvidos nessas atividades. O capitalismo, que tem no consumismo uma das suas maiores marcas, faz com que tomemos consciência que enquanto alguns poucos usufruem de enormes lucros com as atividades econômicas muitos, e muitos, arcam com os prejuízos das consequências da degradação ambiental. Mas, pelo menos o capitalismo tem a vantagem de nos dar o livre arbítrio de escolher entre tantas variedades de produtos, aquelas que calculam todo o ciclo de vida e levam em conta que a reciclagem dos materiais utilizados é a garantia da sustentabilidade. O capitalismo, pelo menos nos dá total liberdade de escolher, conscientemente, artigos que garantirão a saúde de quem amamos.
O exercício consciente do consumo não é simples e muitas vezes requer pesquisa sobre a empresa que o produziu, sobre a cumprimento de legislações sociais, trabalhistas e ambientais. Na dúvida, temos a internet que facilita conhecer melhor a empresa, que possibilita enviar email perguntando sobre quais recursos naturais ela utiliza, se a empresa tem plena capacidade técnica para diminuir os impactos ambientais consequentes da sua atividade. Antes de comprar qualquer bem, temos que ler atentamente o seu rótulo e compará-lo com o de outras marcas, também devemos questionar a loja que o está vendendo, em caso de dúvida com as informações na rotulagem.
Muitas empresas possuem políticas severas de qualidade e divulgam isso, mostrando preocupação com a sustentabilidade. Essas empresas além da qualidade de seus produtos, credenciadas por certificações ISO da série 9.000, buscam os cumprimentos do licenciamento ambiental, cumprindo a legislação ambiental, que é pré-requisito para conquistarem a certificação da série ISO 14.000 .
O consumidor consciente deve levar em conta que ao adquirir uma mercadoria certificada, ou um serviço certificado, não está pagando mais caro, mas está valorizando a atitude correta da empresa que agrega nos seus processos produtivos o esforço da natureza, que agrega o valor do meio ambiente, que entende que a vida é o maior presente de Deus, que a vida como um todo tem que ser mais importante.