SEA : Área de Proteção Ambiental de Silva Jardim : Crime Ambiental
Em blitz ecológica realizada no Município de Silva Jardim a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) embargou, nesta segunda-feira (28/02/2011), a construção de uma estrada na Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio São João – Mico Leão Dourado. Uma retroescavadeira e um trator de esteira D4 foram apreendidos e transportados para a Reserva Biológica Poço das Antas, onde ficarão acautelados. Ninguém foi preso.
Promovida pela Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais(Cicca) da SEA para reprimir desmatamentos em áreas protegidas da região, a ação teve apoio do administrador da APA, Rogério Oliveira Souza (do Instituto Chico Mendes), e de fiscais do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e do Batalhão de Polícia Florestal da PM.
A empresa responsável pela obra – Logística Comercial Oito Irmãos LTDA – foi multada em R$ 200 mil e responderá por crime ambiental por infringir os artigos 66 e 93 do Decreto 6514/2008(Legislação Ambiental): “Construir estrada, desmatando Mata Atlântica e represando curso d’água em Unidade de Conservação sem autorização ou licença dos órgãos competentes”.
Ao chegar ao local, a equipe encontrou tratores, motosserras e um desmatamento criminoso para a abertura de uma estrada com mais de 2 km de extensão em área de floresta densa, que concentra árvores de grande porte de Mata Atlântica e importantes mananciais de água, como o Rio São João, principal fonte de abastecimento da população da região. Segundo a polícia, a obra começou no sábado passado. Nesta segunda-feira, foi embargada.
A APA da Bacia do Rio São João – Mico Leão Dourado foi criada em 2002 para proteger e preservar mananciais, regular o uso dos recursos hídricos e o parcelamento do solo, a fim de garantir o uso racional dos recursos naturais e proteger remanescentes de Mata Atlântica.
Fonte da matéria e foto : http://www.semadur.rj.gov.br/pages/imprensa/detalhe_noticia.asp?ident=1521