sábado, 12 de outubro de 2013

Colégio Rio Bonito - RJ : Realiza a III FACITEC : Diretor Marcelo Badr

   O Colégio  Rio Bonito realizou a III FACITEC, a Feira de Artes, Ciência e Tecnologia, no dia 11 de outubro de 2013. 







    O Diretor Marcelo Badr  discursou na  abertura do evento, que também teve a  apresentação do coral, danças, e duas alunas fizeram a leitura de poesias. 























     O Colégio Rio Bonito desenvolve um projeto de recolhimento de resíduos eletrônicos. 
     Dois recipientes cheios de lixo eletrônico, foram encaminhados ao Instituto Reciclar para o seu correto destino final. 
   Com esse projeto, o Diretor Marcelo Badr afirma o compromisso do Colégio Rio Bonito com a sustentabilidade. 




     A minha filha Giulia leu um poema sobre a importância da valorização do recurso natural mais precioso, a água. 





    Alunos de diversas séries, e professores de diferentes disciplinas organizaram exposições de interessantes trabalhos, como robótica e saneamento básico. 






    Giulia, do 9º ano do ensino fundamental , explica sobre o funcionamento de um sistema de tratamento de esgotos. 

Newton Almeida

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Coleta de Lixo Eletrônico : Secretaria de Meio Ambiente de Rio Bonito : Logística Reversa

    A tecnologia vem  desenvolvendo inúmeros equipamentos  eletrônicos que tornam a comunicação mais fácil. O lazer e entretenimento ficam garantidos com os modelos de televisão de alta definição, de tela plana, de led, em  infinidades de tamanhos e preços. Inúmeros profissionais modernizam suas atividades e o seu trabalho com os computadores, notebooks e tablets.
    O acesso às novas tecnologias tem que  vir acompanho da logística reversa. Atualmente, frente ao acelerado processo de alteração ambiental, é imprescindível que os pesquisadores, cientistas e inventores planejem a logística reversa desses equipamentos eletrônicos. Ao se tornarem obsoletos, fatalmente se transformam em verdadeiras "bombas ambientais " devido ao seu potencial poluidor. 
   A Política Nacional dos  Resíduos  Sólidos, Lei 12.305/2010, inseriu no cotidiano dos brasileiros, interessados nas questões ambientais, essa terminologia, " logística reversa ", que significa um conjunto de ações para possibilitar a reciclagem dos resíduos, principalmente os que possuem substâncias potencialmente danosas ao ambiente. 
  Caso a reciclagem dos resíduos ainda não seja viável, a logística reversa tem que garantir o correto destino final dos resíduos sólidos. Portanto,  há que  se pensar em todo o ciclo de vida das maravilhas eletrônicas que nos encantam, para que a sustentabilidade  do planeta Terra seja contemplada. 
   A cidade de Rio Bonito possui alguns pontos de coleta de lixo eletrônico,  como a Loja Claro, na Rua da Conceição, o Colégio Rio Bonito, na  Avenida Manuel Duarte, e agora também na Prefeitura de Rio Bonito. 
  A equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Rio Bonito desenvolveu um modelo criativo de recipiente para a coleta do lixo eletrônico, utilizando pneus inservíveis, e o instalou na entrada da Prefeitura , ao lado da Praça Fonseca Portela. 

   A lista de resíduos eletrônicos que podem ser descartados é extensa : Placa mãe , Placas de DVD, Placas em geral, Processadores , Hd’s , Fios , Cabos , Conectores , Relês , Computadores , CPUS (completas) , Celulares , Drives de Alumínio , Ventoinhas (cooler) , Transformadores , Impressoras , Cd’s Driver’s (de ferro) , Hub’s , Aparelhos eletrônicos , Noobreak, Controles remoto, Carregadores, DVD, Rádio de automóvel, Baterias e Pilhas.  
   Em breve, outros postos  de coleta serão disponibilizados, pela Secretaria de Meio Ambiente, ampliando a lista de materiais que poderão ser descartados  , e avançando para o objetivo da criação de uma Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Rio Bonito . 
   Quem costuma separar os materiais recicláveis pode telefonar para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e informar o endereço :                   21 -  2734 0192   . 
    Participe também, deposite seu lixo eletrônico nos postos de coleta de Rio Bonito, e solicite a coleta seletiva dos materiais recicláveis  . 

Newton Almeida

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Convite : Casa do Educador



Newton Almeida

Inteligência Humana : Aparência Externa / Personalidade

  A inteligência humana propicia uma capacidade enorme de tomada de decisões, de resolução de problemas, enfim, é uma ferramenta que possibilitou a impressionante afirmação da raça humana no planeta.
  Por  outro lado, a percepção crítica sobre nós mesmos, consequente da inteligência,  é fonte de inúmeras insatisfações e angústias. Por vezes essas insatisfações podem aparecer em comunidades, tornando-se uma  característica coletiva. Uma constatação disso é a quantidade trágica de suicídios, em determinado povo e num recorte do  tempo.
  Sob o olhar individual, os defeitos que mais odiamos em nós mesmos costumam  ser de origem estética. É interessante como a aparência é importante nos dias de hoje.
  Existem pessoas que buscam lutar contra isso, e adquirem uma marca da "não preocupação" com a aparência. Isso fica tão gritante que demonstra que a insatisfação pessoal com a própria aparência leva a pessoa a querer  demonstrar desleixo consigo mesma. 
  Será  que querer demonstrar que a aparência pessoal não importa  é sinal de que a angústia, com
a própria aparência, tomou traços de uma auto-estima preocupantemente baixa ?  Situação complicada não ?  E pode se tornar mais complicada, pois as depressões parecem crescer a cada dia. 
   Quando começarmos a criticar mais os defeitos de personalidade, aí com certeza, estaremos construindo uma sociedade verdadeiramente mais humana. Quando olharmos mais para nossos sentimentos, para o que nos motiva, quais objetivos temos, o que estamos fazendo para buscar a nossa felicidade, enfim, quando  o olhar interno receber a devida importância, aí sim estarmos nos tornando verdadeiramente  mais saudáveis e lindos ! 

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Lei das Águas : Paulo Paim : Rio Bonito : Dora Hees de Negreiros

   A Presidenta do Instituto Baía de Guanabara, Dora Hees de Negreiros, esteve em Rio Bonito,  novamente, quando proferiu palestra sobre o Sub-Comitê de Bacia Hidrográfica do Leste da Baía de Guanabara, em setembro de 2013. Nessa ocasião, a engenheira química Dora Hees, relembrou sobre a implementação da Lei 9433 /  97 (Lei das Águas), e da sua luta para a organização do Comitê de Bacia Hidrográfica.
   Eu, Secretário de Meio Ambiente de Rio Bonito, Newton Almeida comentei sobre a vinda, de Porto Alegre / RS, do consultor ambiental Paulo Paim, cuja iniciativa partiu da Dora de Negreiros. Então , Dora solicitou-me a foto daquele evento, que aconteceu no Hotel Fazenda Pedras Negras, em Lavras, Rio Bonito / RJ, no ano de 2001. 
    Encontrei o Jornal Folha Verde, que era editado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Bonito, quando eu estava no comando, de 2000 a 2004, que tem a matéria e foto  desse evento.  Abaixo transcrevo a matéria na íntegra e fotos. 
  
        "   Seminário discute a criação do comitê de bacias hidrográficas   
    Com a presença de representantes de órgãos governamentais, comunitários e de usuários dos sete municípios que integram a Bacia Hidrográfica do Leste da Baía de Guanabara (Cachoeiras de Macau, Guapimirim, Itaboraí, Niterói, São Gonçalo, Tanguá  e Rio Bonito) formada pelos rios Caceribu, Guapi, Macacu, Guaxindiba e Alcântara, foi realizada  no dia 23 de agosto de 2001, no Hotel Fazenda Pedras Negras, em Rio Bonito, um seminário com o engenheiro  civil Paulo Renato Paim, para discutirem a criação do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica da região. O evento contou com a ativa participação da equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Rio Bonito.
   O engenheiro Paulo Paim tem especialização em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental e é consultor do Governo do estado do Rio de Janeiro no Programa de Implantação dos Comitês de Gerenciamento. Paulo Paim, que está há 3 anos como presidente de um Comitê de Bacia Hidrográfica no Rio Grande do Sul (sua terra natal), disse que o Comitê tem responsabilidade de fazer a gestão do uso dos recursos hídricos (água), retomando o equilíbrio natureza x consumo : "Todos são responsáveis pela gestão  da água, Poder Público, usuários e comunidade. A criação e implantação de um Comitê de Gerenciamento irá colocar em discussão pública os  caminhos que serão percorridos, pois de acordo com a Lei das Águas, os Comitês de Bacias Hidrográficas decidirão e administrarão os recursos  da tarifação do uso da água ", explicou Paim. 

      A GESTÃO PARTICIPATIVA    

   A nova Lei das Águas prevê a constituição de Comitês de Bacias Hidrográficas baseados no princípio da gestão descentralizada dos recursos hídricos e contando com a participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades. 
   Entre as inovações apresentadas nesta lei estão os espaços geográficos a serem administrados, que é  o da bacia hidrográfica em lugar do tradicional município, e a participação dos usuários  e das comunidades na gestão do espaço público. As principais novidades desta lei, entretanto, não são tão evidentes, nem mesmo declaradas. Elas estão subentendidas. 
   Em primeiro lugar, a gestão deste espaço público deve ser suprapartidária. À medida que vários municípios ocupam a mesma bacia hidrográfica, seus governantes e demais integrantes precisam entender-se para compor o Comitê, independente dos partidos políticos a que pertençam. As linhas de atuação  de cada prefeitura devem interagir em benefício do bem comum que é o rio, a água. 
   Em segundo, vem a nova forma de  participação da sociedade civil : comunidades e usuários das águas, componentes dos Comitês de Bacias irão decidir junto com o poder público, cuidar em comum acordo de um espaço que é de todos e não somente do governo. Tradicionalmente, a sociedade civil tem participado muito mais como fiscal das ações do governo, apontando falhas e exigindo melhores serviços.  Agora, a forma de participação  exigida é  diferente : ela  deve planejar em conjunto, e, junto , executar e ser responsável. 
   A prática desta inovadora forma de gestão certamente não será fácil. Não só para a sociedade civil, que está  aprendendo seu novo papel, mas também para o governo que está trilhando por um caminho não habitual. E, para todos, é um aprendizado do exercício democrático (Extraído do Informativo do Instituto Baía de Guanabara, nº 5, Jun/Jul/Ago 2001).  "       




segunda-feira, 7 de outubro de 2013

CONLESTE : Reunião de Diretoria : outubro 2013


    A reunião do CONLESTE, do dia 07 de outubro de 2013, organizou as câmaras temáticas dos principais eixos de atuação do consórcio, como saúde, educação, transportes e mobilidade urbana, saneamento ambiental, empreendimentos e turismo e modernização, entre outros. Além disso, ficou decidida a indicação de funcionários, das 15 Prefeituras  do CONLESTE, para comporem o Conselho Fiscal. 

    Nessa reunião estiveram representados os municípios de Itaboraí (Adolfo), Rio Bonito (Newton Almeida) , Teresópolis (Leandro), Magé (Edir), Guapimirim (Gustavo), Niterói (Brás), Tanguá (José de Oliveira), Araruama (Allan). A reunião teve início às 10:30 e terminou às 12:00 . 

Newton Almeida

domingo, 6 de outubro de 2013

Pneus : Sem Reutilizar, Reciclar ou Incinerar, o Que Fazer ?

   Os pneus significam uma grande conquista do desenvolvimento humano. Antes deles, os
veículos, carroças e automóveis (pioneiros) utilizavam rodas de madeira, que transferiam o impacto de buracos e imperfeições da estrada aos passageiros, tornando as viagens, daqueles tempos,  bastante desgastantes. O americano Charles Goodyear desenvolveu o processo de vulcanização da borracha, o que levou à invenção dos pneumáticos , ou pneus. 
  Atualmente, a quantidade de pneus fabricados no mundo  é da ordem de 2 milhões por dia !  A reciclagem dos pneus que ficam velhos, ou inservíveis, é possível. Eles são transformados em tapetes de automóveis, solado de calçados, pisos emborrachados, podem ser utilizados para melhorar o asfalto das rodovias, e também  são utilizados como combustível (são incinerados em fábricas de cimento). 
   Mas, sem reciclar, incinerar ou reutilizar , como reduzir os problemas ambientais que os pneus utilizados causam ? 
   O primeiro problema que se deve evitar ao meio ambiente, relacionado com os pneus inservíveis, é a sua queima a céu aberto. A queima dos pneus emite à atmosfera substâncias danosas à saúde humana e à biodiversidade, como as dioxinas e furanos, por exemplo. Nunca queime pneus ! 
   O segundo problema que deve ser evitado é o lançamento de pneus no ambiente,  principalmente próximo aos rios. Um pneu colocado próximo à margem de um rio será conduzido para dentro dele, pelas águas das chuvas, e irá alterar significativamente aquele ambiente natural. À margem de um manguezal, os pneus impedirão a reprodução de espécies de caranguejos e peixes, pois tomarão o espaço desses animais, e o ambiente terá a temperatura alterada, pois os pneus absorvem a energia dos raios solares, aquecendo muito mais do que outros substratos orgânicos. Outro problema, que os pneus nos rios irão causar é o seu assoreamento. O rio ficará com o fluxo normal obstruído, pela presença dos pneus, retendo os sedimentos e galhos e folhas, fazendo com que a possibilidade de cheias dos rios aumente muito. 
   Por fim, outro problema a ser evitado é a proliferação de vetores  de doenças, favorecida pela presença indevida de pneus no ambiente. A dengue é o exemplo clássico ! A chuva se deposita com facilidade no interior dos pneus e os mosquitos transmissores da dengue depositam seus ovos, levando o risco de disseminação da dengue à população que vive em áreas próximas. 
   Não se sabe quanto tempo o pneu leva para se decompor na natureza, com certeza mais de 200 anos, então tem-se que evitar queimá-los, jogá-los no ambiente a céu aberto e próximo aos rios .  O pneus inservíveis tem que ser armazenados em galpões cobertos, até que sejam levados ao correto destino final, para a sua reciclagem. 

    Para saber mais sobre o destino final dos pneus inservíveis, leia : 
http://www.newtonalmeida.com.br/2013/05/pneus-inserviveis-grave-problema.html

Fonte da foto : Google Imagens / www.blogdoacelio.com.br
Newton Almeida