Empresa É Multada por Crime Ambiental
O Brasil precisa de lideranças para diminuir a corrupção. Em todos os níveis da sociedade brasileira os valores morais estão escondidos. Quem é honesto vai começar a sentir vergonha ? A falta de correção é o maior problema do Brasil.
Seguir a lei no Brasil é muito difícil ou é mais fácil burlar a lei ? Vejam, abaixo, outro exemplo de corrupção, desta vez de empresa que burlava as normas ambientais :
"
CICCA EMBARGA EMPRESA QUE TRANSPORTAVA ILEGALMENTE LIXO HOSPITALAR EM CAXIAS
16/01/2014 - 15:17h - Atualizado em 16/01/2014 - 15:17h
» Rodrigo Burgos
Em blitz de órgão da Secretaria do Ambiente, dois responsáveis pela transportadora foram detidos pela prática de crimes ambientais
Agentes da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), embargarem hoje (16/1) a transportadora Cedro Soluções Ambientais, com sede em Jardim Primavera, no Município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, por transporte ilegal de lixo hospitalar. Além disso, quatro caminhões-compactadores e dois furgões para transporte de lixo hospitalar foram apreendidos.
Os responsáveis pela empresa, José Carlos da Silva, 49, e José Pereira de Andrade, 54, foram presos e conduzidos para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), onde responderão por três crimes ambientais, cujas penas variam de um a quatro anos de prisão: transportar substâncias nocivas à saúde humana em desacordo com as exigências estabelecidas em leis; informar o número do licenciamento de operação falso no Manifesto de Resíduos; e operar sem licença ambiental. Os dois estão também sujeitos à multa que pode variar de R$ 5 mil a R$ 1 milhão.
A operação da Cicca contou com o apoio de agentes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Polícia Militar Ambiental da região. O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, que participou da ação, destacou que a blitz desta quinta-feira fez parte de “uma operação mais ampla da SEA e da Cicca para coibir a contaminação ambiental por lixo hospitalar”.
Segundo constataram os agentes ambientais, a Cedro não possuía licença para transportar o chamado lixo extraordinário – aquele gerado por grandes empreendimentos, como shoppings e fábricas – nem tampouco lixo hospitalar. Embora tenha requisitado uma licença ao Inea para transportar lixo extraordinário, a empresa não havia recebido esse tipo de autorização ambiental.
Empresas do gênero atuam de forma ilegal atendendo à forte demanda de hospitais interessados em dar destino ao seu lixo. Ocorre que as empresas que cuidam de receber e tratar adequadamente o lixo hospitalar cobram caro pelo serviço. Assim, acaba sendo montado um circuito de irregularidades em que a transportadora pega determinada quantidade de lixo hospitalar, mas acaba deixando apenas uma pequena parte na empresa que vai cuidar dos resíduos – jogando a maior parte em lixões clandestinos.
O coordenador da Cicca, coronel José Maurício Padrone, destacou que o trabalho irregular é feito com a falsificação do chamado Manifesto de Resíduos, documento que precisa estar nos caminhões transportadores, contendo os nomes das empresas ou hospitais geradores dos resíduos e as companhias que estão recebendo lixo para tratamento. Precisa também ser preenchida a quantidade de lixo transportado, a data e os carimbos das empresas envolvidas.
Em muitos desses manifestos, porém, é registrado o transporte e entrega de apenas uma pequena parcela do lixo efetivamente coletado nos hospitais, para dar uma capa de legalidade à atividade. A maior parte do lixo efetivamente coletado, porém, acaba descartada de forma ilegal no meio ambiente.
Na sede da Cedro Soluções Ambientais, os fiscais chegaram a apreender quatro caminhões compactadores e dois furgões para transporte de lixo hospitalar com resíduos infectantes – o que comprovou que a empresa transportava esses resíduos ilegalmente. .......... "
Fonte - www.sea.rj.gov.br