quinta-feira, 1 de novembro de 2012

CIEP 252 - Sustentabilidade : Projeto Curta o Meio Ambiente

            Projeto Curta o Meio Ambiente - Compartilhe Sustentabilidade : CIEP 252
     O  CIEP 252 - João Baptista Cáffaro, localizado na cidade de Tanguá, mostra que o processo de  educação pode ser divertido e prazeroso. No segundo semestre de 2012, a Orientadora Pedagógica Érika Félix lançou o desafio aos professores, funcionários e alunos do CIEP 252 : melhorar o ambiente da escola e ao mesmo tempo discutir a importância do desenvolvimento sustentável. 
    No dia 31 de outubro de 2012, foi a culminância do Projeto Curta o Meio Ambiente - Compartilhe Sustentabilidade, que envolveu todos os alunos do CIEP 252, dos turnos da manhã, tarde e noite. 
     A abertura do evento contou com um show de percussão, nos moldes do AfroReggae, e também espetáculo de dança. A música e a dança estão presentes no CIEP 252 em oficinas, com objetivo de estimular a participação cultural das crianças e jovens, além de elevar a auto-estima, o saudável relacionamento e convívio entre todos. 
     Em cada sala  de aula do CIEP os alunos recebiam os convidados (os próprios alunos do CIEP, amigos,  familiares, professores e funcionários) explicando suas propostas e exemplos para a conquista do desenvolvimento sustentável. 

    Muitos trabalhos foram expostos e compartilhados, como maquetes, cartazes, artigos úteis feitos com materiais recicláveis, e também a exposição de vídeos produzidos pelos alunos ; abaixo uma  maquete sobre os recursos hídricos, a Cachoeira de Tomascar, um ponto turístico da cidade de Tanguá  e região.

     Os alunos tiveram muita capacidade técnica na  confecção de bonequinhos feitos com restos de retalhos de tecidos, como um saci-pererê. 

     Na cidade de Tanguá existem muitas facções que jogam fora restos de tecidos diariamente, e  estes podem ser reaproveitados, conforme demonstrado  pelos alunos. 
     Muitos outros  exemplos de reaproveitamento dos materiais recicláveis foram sugeridos, como móveis feitos de garrafas PET; sabão feito com óleo de cozinha usado;  o cultivo de plantas em pequenos espaços, utilizando a compostagem  para o enriquecimento do solo / substrato, etc. 



    As energias alternativas foram mostradas em pinturas, cartazes e maquetes, como a captação da energia solar para aquecimento  de água em residências,  as placas solares foto-voltaicas, aproveitamento da biomassa, e os  geradores de energia eólicos, que utilizam as força dos ventos para gerar energia  elétrica. 
      Um aluno explicou (acima) que o conforto usufruído por todos nós,  que estávamos em ambientes agradáveis com ar-condicionado e iluminação, isso  possibilitado pela geração de energia elétrica, é um verdadeiro sacrifício para a natureza, pois os impactos ambientais ocasionados pelas usinas hidrelétricas, por exemplo,  não são poucos. Ele citou o alagamento de enormes regiões para a criação do lago artificial / barragem que leva à perda  de biodiversidade, inundando áreas de florestas; o represamento do rio  dificulta a reprodução de peixes, afetando os ecossistemas como um todo, e também remove as comunidades humanas ribeirinhas. Portanto, todos nós somos responsáveis pelo desafio de diminuir esses impactos ambientais. Todos devemos nos esforçar pelo desenvolvimento sustentável. 
        Os alunos realizaram pinturas, instalações e decoração, juntamente com os professores, em todas as salas de aula do CIEP, tendo como tema principal  a sustentabilidade. 










     Antes, a escola  estava com paredes rabiscadas e sujas, e a partir dos trabalhos de pintura, os próprios alunos passaram a cuidar  para sejam preservados, para que o ambiente da escola continue limpo e bonito. A energia dos alunos foi canalizada para atitudes positivas  que desenvolvem suas aptidões intelectuais e artísticas.  



     Os alunos expuseram os trabalhos com muita segurança e fluência, mostrando que no futuro próximo serão plenamente capazes de participar ativamente de novos rumos da sociedade, integrando o ser humano ao meio ambiente, garantindo  bem estar, saúde, educação e qualidade de vida, sem colocar em risco as futuras gerações ! 

                                          Parabéns ao CIEP 252 !  


CLIQUE AQUI e VEJA CURSOS ENERGIA SOLAR 


 Newton Almeida  www.newtonalmeida.com.br

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Águas Subterrâneas : Brasil


                      "   Maior reserva do mundo 

   Uma das maiores reservas de água subterrânea do mundo está no aquífero Guarani, com ocorrência em oito estados brasileiros.
   Essas reservas devem ser permanentemente protegidas das contaminações : depósitos de lixo, lodos de estações de tratamento de esgotos e resíduos industriais.
   As reservas brasileiras, até uma profundidade de mil metros, estão avaliadas em 192.000 quilômetros cúbicos, com um volume de reabastecimento de 3.500 km³/ano. Do total de água armazenada no Brasil, 97 por cento situam-se nas bacias sedimentares do Paraná ( 1.000.000 Km² ), Amazonas (1.300.000 km² ) e Piauí / Maranhão ( 700.000 Km²). 
   A Região Nordeste detém 22% do total de água subterrânea do país, porém é irregularmente distribuída. A maior parte está armazenada nas áreas sedimentares dos estados do Maranhão e Piauí.
   Os níveis de utilização de águas subterrâneas no mundo em geral e no Brasil em particular, são ainda relativamente modestas. O consumo é também  desigualmente distribuído, apesar do forte crescimento da demanda por água nos países, nas últimas décadas.
   A Primeira Conferência Mundial de Água, realizada em Mar del Plata em 1977, considerou que cerca de 70% das cidades carentes de água potável do  Terceiro Mundo poderiam ser abastecidos ou reforçados de forma mais barata e rápida, utilizando-se águas subterrâneas, como também a maioria das comunidades rurais. 


            "

 Newton Almeida  www.newtonalmeida.com.br

Fonte : Livro - Ambiente das Águas; Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMADS ; Projeto Planágua SEMADS / GTZ de Cooperação Técnica Brasil - Alemanha , setembro / 2001 

O Reino Bacteria ( Monera ) : Biologia

                   "   O Reino Bacteria

                Formas e Funções
   Forma celular, coloração e processos bioquímicos são importantes critérios na classificação das  bactérias. As formas mais comuns são : bacilo, vibrião, espirilo e cocos. Estes últimos, de forma esférica, podem se apresentar agrupados como diplococos, estafilococos, estreptococos e sarcinas. 
   Quanto à coloração, o método de Gram (1884) diferencia dois grupos de bactérias : as que se coram bem pelo violeta genciana, chamadas Gram-positivas e as Gram-negativas, que não retém esse corante quando são posteriormente tratadas com álcool.  São Gram + muitas das bactérias patogênicas, como, por exemplo, as causadoras de infecções purulentas. Em geral, elas são sensíveis aos antibióticos mais comuns, como a penicilina.  
   Quanto à respiração, existem bactérias aeróbias e anaeróbias. Nestas últimas, o aceptor final de hidrogênios resultantes do desdobramento total da glicose não é o oxigênio, mas substâncias orgânicas .
   A nutrição das bactérias é bastante diversificada. As autótrofas podem fazer fotossíntese ou  quimiossíntese. Estas obtêm a energia para a síntese de carboidratos a partir de reações de compostos inorgânicos. São exemplos as bactérias nitrificantes, que aumentam a fertilidade do solo,  pela oxidação de amônia (a) a nitrito (b) e deste a nitrato (c). 
   As autótrofas fotossintetizantes têm o pigmento bacterioclorofila, semelhante à clorofila das plantas. Nas cianobactérias, também há ficocianina e ficoeritrina, dispostas ao longo das lamelas do citoplasma periférico. 
   As bactérias heterótrofas saprófitas nutrem-se de restos orgânicos, causando putrefações, enquanto as parasitas obtêm substâncias orgânicas dos corpos de seus hospedeiros, causando-lhes doenças. Estas bactérias patogênicas podem ser transmitidas por água e alimentos contaminados, secreções (catarro, saliva), excreções (urina), fezes, sangue, objetos contaminados que perfuram a pele, ou então diretamente por animais. Liberando fortes toxinas, as bactérias provocam infecções, febre, necrose de tecidos, lesões com dores neuromusculares, disenteria, hemorragias internas e muitos outros sintomas.      
      
Acima  :  foto de  Gloeocapsa ao microscópio óptico (aumento de 400 x) . 

Acima - esquema  da  estrutura de Gloeocapsa, feito com base em observações ao microscópio eletrônico, em cores-fantasia.                        "

BIOLOGIA Newton Almeida
FONTE : Livro : Júnior, César da Silva ; Sasson, Sezar; BIOLOGIA 2 , CÉSAR e SEZAR ; Editora Saraiva, 8ª edição, São Paulo : 2005 .

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Avenida do Contorno : Obras de Duplicação

                Duplicação da Avenida do Contorno, BR 101 Norte km 320 

    A população cresce no Estado do Rio de Janeiro , que  é o terceiro estado mais populoso do Brasil, atualmente com cerca de 16 milhões de habitantes, sendo que seu tamanho é muito pequeno, pouco mais de 43.000 km². Portanto, a qualidade de vida tende a diminuir com o adensamento urbano. 
    As calçadas continuam do mesmo tamanho, e seu espaço é disputado pelos pedestres e os comerciantes informais. As praias ao final de semana ficam cada vez mais cheias. Além disso, cada metro quadrado vem subindo de valor, até pela proximidade da Copa do Mundo de 2014. Pagamos caro e os transportes coletivos e serviços  públicos não satisfazem as necessidades.  
    Em certas estradas o desconforto vem aumentando muito. O nível de renda do brasileiro aumentou nos últimos dez anos e a venda de automóveis é impressionante. O resultado são os engarrafamentos. 

   Cerca de 90 mil motoristas utilizam diariamente a Avenida do Contorno (acima em vermelho), um trecho de 2,5 quilômetros, que liga Niterói a São Gonçalo, e é o caminho mais utilizado  para a Ponte Rio Niterói, de quem vem de São Gonçalo. Nos feriadões, os motoristas que vão para a Região dos Lagos passam por esse trecho de estrada e os congestionamentos são frequentes . 
    Desde  ano de 2010 foi apresentado projeto de duplicação da Avenida do Contorno, e finalmente ele foi aprovado pelo IBAMA. As obras ainda serão iniciadas, mas oficialmente já começaram, com a inauguração do canteiro  de obras, sexta-feira passada (26 de outubro de 2012). Serão 4 faixas e mais acostamento, para cada  sentido, o que vai possibilitar o fluxo normal, quem sabe, mesmo em dias de feriado prolongado. 
    Agora é esperar o término das obras, com previsão de dois  anos, orçamento de R$ 25 milhões,   para que possamos todos, sejam passageiros de ônibus, ou motocicleta ou carro, usufruir de mais conforto e rapidez nos  deslocamentos para a cidade Maravilhosa e Região  dos Lagos.  
 Newton Almeida  www.newtonalmeida.com.br
Fonte da imagem :  Google Earth