CIEP 252 - Sustentabilidade : Projeto Curta o Meio Ambiente
Projeto Curta o Meio Ambiente - Compartilhe Sustentabilidade : CIEP 252
O CIEP 252 - João Baptista Cáffaro, localizado na cidade de Tanguá, mostra que o processo de educação pode ser divertido e prazeroso. No segundo semestre de 2012, a Orientadora Pedagógica Érika Félix lançou o desafio aos professores, funcionários e alunos do CIEP 252 : melhorar o ambiente da escola e ao mesmo tempo discutir a importância do desenvolvimento sustentável.
No dia 31 de outubro de 2012, foi a culminância do Projeto Curta o Meio Ambiente - Compartilhe Sustentabilidade, que envolveu todos os alunos do CIEP 252, dos turnos da manhã, tarde e noite.
A abertura do evento contou com um show de percussão, nos moldes do AfroReggae, e também espetáculo de dança. A música e a dança estão presentes no CIEP 252 em oficinas, com objetivo de estimular a participação cultural das crianças e jovens, além de elevar a auto-estima, o saudável relacionamento e convívio entre todos.
Em cada sala de aula do CIEP os alunos recebiam os convidados (os próprios alunos do CIEP, amigos, familiares, professores e funcionários) explicando suas propostas e exemplos para a conquista do desenvolvimento sustentável.
Muitos trabalhos foram expostos e compartilhados, como maquetes, cartazes, artigos úteis feitos com materiais recicláveis, e também a exposição de vídeos produzidos pelos alunos ; abaixo uma maquete sobre os recursos hídricos, a Cachoeira de Tomascar, um ponto turístico da cidade de Tanguá e região.
Os alunos tiveram muita capacidade técnica na confecção de bonequinhos feitos com restos de retalhos de tecidos, como um saci-pererê.
Na cidade de Tanguá existem muitas facções que jogam fora restos de tecidos diariamente, e estes podem ser reaproveitados, conforme demonstrado pelos alunos.
Muitos outros exemplos de reaproveitamento dos materiais recicláveis foram sugeridos, como móveis feitos de garrafas PET; sabão feito com óleo de cozinha usado; o cultivo de plantas em pequenos espaços, utilizando a compostagem para o enriquecimento do solo / substrato, etc.
As energias alternativas foram mostradas em pinturas, cartazes e maquetes, como a captação da energia solar para aquecimento de água em residências, as placas solares foto-voltaicas, aproveitamento da biomassa, e os geradores de energia eólicos, que utilizam as força dos ventos para gerar energia elétrica.
Um aluno explicou (acima) que o conforto usufruído por todos nós, que estávamos em ambientes agradáveis com ar-condicionado e iluminação, isso possibilitado pela geração de energia elétrica, é um verdadeiro sacrifício para a natureza, pois os impactos ambientais ocasionados pelas usinas hidrelétricas, por exemplo, não são poucos. Ele citou o alagamento de enormes regiões para a criação do lago artificial / barragem que leva à perda de biodiversidade, inundando áreas de florestas; o represamento do rio dificulta a reprodução de peixes, afetando os ecossistemas como um todo, e também remove as comunidades humanas ribeirinhas. Portanto, todos nós somos responsáveis pelo desafio de diminuir esses impactos ambientais. Todos devemos nos esforçar pelo desenvolvimento sustentável.
Os alunos realizaram pinturas, instalações e decoração, juntamente com os professores, em todas as salas de aula do CIEP, tendo como tema principal a sustentabilidade.
Antes, a escola estava com paredes rabiscadas e sujas, e a partir dos trabalhos de pintura, os próprios alunos passaram a cuidar para sejam preservados, para que o ambiente da escola continue limpo e bonito. A energia dos alunos foi canalizada para atitudes positivas que desenvolvem suas aptidões intelectuais e artísticas.
Os alunos expuseram os trabalhos com muita segurança e fluência, mostrando que no futuro próximo serão plenamente capazes de participar ativamente de novos rumos da sociedade, integrando o ser humano ao meio ambiente, garantindo bem estar, saúde, educação e qualidade de vida, sem colocar em risco as futuras gerações !
Newton Almeida www.newtonalmeida.com.br