Rio Bonito é uma cidade muito gostosa para se viver. Todos se conhecem e convivem pacificamente, nesse bonito vale cercado de serras e morros, com diversos rios e riachos.
Mas, sempre existem problemas. Um morador humilde de Rio Bonito, que era conhecido apenas pelo seu jeito alegre, bondoso e otimista, tornou-se muito famoso pela sorte : o Renê Senna, ganhador de R$ 52 milhões de reais, no ano de 2005. (Fonte da foto - http.osegredothesecret.blogspot.com).
Renê Senna teve a oportunidade de realizar seus desejos, e também foi ajudando os familiares e pessoas próximas. Nunca merecia ter sido assassinado, em janeiro do ano de 2007, no bar do Penco, em Lavras, Rio Bonito.
A Fazenda do Renê Senna, foi deteriorando-se aos poucos, ano após ano,
transformando-se numa espécie de monumento da burocracia e desorganização . Todos sabem da morosidade para se resolver um processo de inventário, e nesse caso, somou-se à dificuldade da questão criminal.
As fotos ao lado mostram as ruínas em que se transformaram a linda fazenda . (Fonte da primeira foto : Revista Veja, 2006 ).
Foto do Newton Almeida, 03 de dezembro de 2013.
Um crime comum que tomou proporções de um grave crime ambiental, pelo maus tratos aos animais, e que possivelmente contribui para deteriorar a qualidade da água do Rio Bacaxá, que deságua na Lagoa de Juturnaíba, que fornece água, após o devido tratamento, às cidades da Região dos Lagos.
Após relatos de um tratador do gado da Fazenda da Posse (espólio Renê Senna) às autoridades municipais de Rio Bonito, há uns três meses atrás, foi que iniciaram-se levantamentos e o envio de relatórios ao Poder Judiciário. E o problema continua ocorrendo : morre cerca de um bovino por dia na Fazenda da Posse !
O tratador que alertou o fato, foi demitido pelo administrador da Fazenda da Posse, e outro que assumiu o cargo, e reside numa humilde casa pertencente à Fazenda Renê Senna, informa que o problema continua. Qual a causa da mortandade ? Inanição .
Isso deve ser comprovado após as análises que serão feitas por veterinários da Secretaria Estadual de Agricultura. O pasto da fazenda é insuficiente para manter os cerca de 1.300 bovinos que lá vivem.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Bonito emitiu um auto de constatação pelo crime ambiental de maus tratos aos animais, e posteriormente multa, mas a solução para cessar esse grave problema é a venda dos animais, ou o seu transporte para áreas que possam conferir uma existência digna .
Muito triste saber que estou escrevendo, agora, e os animais estão lá sofrendo. Eu que não costumo comer carne vermelha, por ter a consciência dos maus tratos que os animais sofrem, com raríssima exceção.
Newton Almeida