sábado, 9 de novembro de 2013

Acidente com Caminhão na BR 493 ou Rodovia Manilha - Magé

    Eu estava indo para Teresópolis, pela BR 493, a Rodovia que liga Manilha a Magé,  e
aconteceu um acidente com um caminhão, pouco depois de Itambi - Itaboraí . técnicos do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) estiveram no local para supervisionar a operação e impedir o derramamento de óleo em corpos hídricos. Isso aconteceu por volta das 15:00 do dia 08 de novembro de 2013. 
     Quem tiver mais detalhes sobre esse acidente, por favor escrevam comentários. 


Newton Almeida


















Reunião do CONLESTE com Prefeitos em Teresópolis

    A última reunião do CONLESTE, dia 08 de novembro de 2013, foi em Teresópolis e contou com inúmeras presenças, dentre elas : 

      Governo do Estado 
          Deputado Estadual - André Correa ; Sub-Secretário Executivo de Ambiente - Luis Firmino Pereira  ;  Assessor da SEA - João Batista ; Diretor da ADELESTE - Edir

                         Prefeitos  
      Teresópolis - Arley ; Itaboraí - Helil ;  Rio Bonito - Solange Almeida ; Vice-Prefeito de Rio Bonito - Andinho;  Guapimirim - Marcos Aurélio ;  Tanguá - Válber 

                                Secretários Municipais  
       Itaboraí -  Diretor Geral do CONLESTE - Álvaro Adolfo ; Teresópolis - Leandro;  Rio Bonito - Newton Almeida ; Presidente do Conselho de Meio Ambiente de Rio Bonito - Mauro Paes ; Niterói - Waldeck Carneiro; Araruama - Alan Tavares e  Madruga  ; Tanguá - José de Oliveira 

                                                Petrobrás 
                        Gerente - Engenheiro Fábo Enik ; Engenheiro - Juan ; Consultora - Cristina Bruno
                                                          
           Sindicato de Construtores de Itaboraí - Manoel Vaz
        
    Nessa reunião o Sub-Secretário Executivo, Dr. Firmino Pereira, teceu um panorama sobre o COMPERJ e seus impactos, e comentou sobre o plano de fortalecimento do CONLESTE, a partir do aporte de R$ 7 milhões de reais  para contratação de técnicos, num período de 3 anos,  por parte da PETROBRÁS. Dessa maneira, os municípios terão a elaboração constante de projetos para a captação de recursos e posterior execução. 
      O Gerente do COMPERJ, engenheiro Fábio Enik fez uma exposição sobre o empreendimento, informando que atualmente são 33.000 empregos diretos, e previsão de funcionamento do complexo para 2016. 
      A Prefeita Solange  Almeida comentou que o prazo para custeio do convênio, a ser assinado, poderia ser de dois anos, o que significaria possível aditivo de recursos quando da renovação.  Todos concordaram com isso.
     O Prefeito de Itaboraí, Helil, queixou-se do fato de a PETROBRÁS capacitar mão-de-obra, através do PROMINP, mas impedir que a mão-de-obra de Itaboraí trabalhe na construção do COMPERJ, pois exige experiência, o que eles não têm.  O Presidente do Sindicato de Construtores, Manoel Vaz, sugeriu a contratação de trabalhadores sem experiência por período de três meses, e posterior contratação estendida, remunerando com piso pouco abaixo do padrão. 
      O Sub-Secretário Luis Firmino informou que a SEA (Secretaria de Estado do Ambiente) estará reavaliando as licenças ambientais do COMPERJ e com certeza levará em consideração a contratação da mão-de-obra local, pois as pessoas fazem parte do ambiente. 
     Todos os presentes mostraram-se satisfeitos com a reunião e marcaram o próximo encontro dos prefeitos para a cidade de Tanguá. 
      
Newton Almeida

Após Temporal do dia 06 de novembro de 2013, em Rio Bonito, o Rio Encheu ?

   




      Depois do temporal da madrugada do dia 06 de novembro de 2013, fui verificar a altura que as águas do Rio Bonito atingiram. Tirei as fotos na beira do rio Bonito, na Avenida Santos Dumont. 
  



    As águas não subiram mais de um metro. O recente desassoreamento que a Secretaria Municipal de Obras  realizou contribuiu para que o nível do rio não se elevasse muito. 



   


   A Secretaria de Meio Ambiente de Rio Bonito está em constante contato com o  Instituto Estadual do Ambiente - INEA para que faça a dragagem do Rio Bonito em toda a sua extensão, principalmente na altura do Bairro do Basílio. Com o apoio do Governo Estadual, dragando o rio, 
as chuvas de verão não deverão ocasionar enchentes na cidade. 


O Rio do Siqueira na Rua Luiz Palmier em Rio Bonito - RJ após a Forte Chuva

 

   Na madrugada do dia 06 de novembro uma forte chuva caiu na cidade de Rio Bonito.  Dei uma passada ao lado do Bob's para observar a altura que as águas do Rio do Siqueira, que passa ao lado da Rua Luiz Palmier. 
    Nas fotos dá para perceber que o rio não chegou a alcançar mais um metro de altura, após o temporal. Observe a marca dos capins amassados e o rastro de resíduos.  
     Muitos moradores acreditam que os alagamentos nas margens desse rio sejam por causa da galeria, que passa abaixo do Bob's, que seria muito estreita. Mas, o problema principal é a construção de casas nas margens do rio.  
     A dragagem  no ponto em que  o Rio do Siqueira deságua no Rio Bonito, após passar pela galeria na BR 101, entre o Colégio Municipal Astério Alves e o CIEP, é fundamental para evitar alagamentos nesse próximo verão.  Isso será solucionado com a dragagem do Rio Bonito, a ser executada pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente) em breve.
    A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos vem desenvolvendo um bom trabalho, limpando as margens dos rios, e limpando as caixas de passagem de águas pluviais. A população precisa auxiliar,  evitando lançar lixo aos cursos d'água, principalmente os moradores que construíram suas casas na beira do rio. 


       

Qual a Causa dos Engarrafamentos em Manilha na Cidade de Itaboraí / RJ ?

        Ontem, dia 08 de novembro de 2013, novamente se repetiram os engarrafamentos constantes na BR 101 - Auto Pista Fluminense, em Manilha, cidade de Itaboraí / RJ . 
           Em anos recentes, todos vem observando o enorme aumento de veículos que trafegam pelas vias de Itaboraí, o que já era previsto a partir da construção da nova refinaria da Petrobrás - COMPERJ, mas novamente as obras planejadas de infra-estrutura, nesse caso o Arco-Rodoviário (ou Metropolitano), não chegaram a tempo, e o caos está se instalando na região. O arco-Rodoviário é um antigo projeto que saiu da gaveta, e começou a ser executado, e tem por objetivo criar uma ampla auto-pista que unirá Itaboraí  a Itaguaí, permitindo a melhoria do fluxo de trânsito também na BR 101.   

      O problema desses engarrafamentos do final da tarde de sexta-feira, que ontem se estenderam até além das 23:00 da noite, é a passagem por debaixo do viaduto de Manilha, que serve a quem vem do Rio de Janeiro e segue para Magé. Os carros não respeitam os sinais de trânsito que existem e quem vem de Itaboraí acaba barrando os outros e instaura-se um caos. 

    Observei, por volta das 22:00 que um cidadão (não aparece nas fotos), forte de camisa amarela com o símbolo do Banco do Brasil nas costas, sozinho, começou a conversar com os motoristas e conseguiu a abrir a passagem embaixo do viaduto, e muitos veículos começaram a seguir seu caminho para Magé. 
    Depois desse ponto (viaduto de Manilha), quem seguia para a Região dos Lagos encontrava caminho totalmente livre, assim como quem     seguia     para    a   direção   do  Rio   de Janeiro. Portanto, as autoridades tem que planejar alguma ação, pois o verão está chegando e o fluxo de carros só vai aumentar no viaduto de Manilha. 


      E você leitor, também ficou preso no engarrafamento de ontem ?  Tem alguma sugestão para resolver o problema ?  

Fotos do Newton Ameida  : Manilha - Itaboraí / RJ .

Newton Almeida

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

VIII Conferência Municipal de Saúde : Rio Bonito

        A Prefeitura de Rio Bonito organiza outra conferência de muito sucesso : a VIII Conferência Municipal de Saúde.  Com ampla participação de todos setores sociais  de  Rio Bonito, a Conferência mostra que a cidade avança a cada dia, debatendo e marcando seu compromisso de  participação cidadã.
        Entre diversas autoridades, como a Prefeita Solange Almeida, estava presente, também, o Fabiano (foto), conhecido como Piu-Piu  ! 
      Piu-Piu fez  questão  de encontrar tempo para participar da VIII Conferência Municipal  de Saúde, pois encara com  muita responsabilidade a rotina  de fazer exames periódicos, " o cuidado com  a nossa saúde deve ser incorporado ao comportamento  dos homens, principalmente, deixando de  lado preconceitos como o do exame preventivo da próstata " 
     Para o Leonardo Peclat   " o evento mostra que será um sucesso já que a quantidade  de presentes reflete a preocupação de todos com a saúde  "  !  
    O Leo  Peclat desenvolve um trabalho de conscientização à prevenção ao uso de drogas ilícitas ,  e estará proferindo uma palestra na VIII Conferência Municipal de Saúde, na parte da tarde, do dia de  hoje (08/11/2013).

Newton Almeida

domingo, 3 de novembro de 2013

Brasil : Transformação : Ciclo da Educação

     Brasil te lembra o quê ? 

          Brasil para quem ? 
             
             Brasil de passado , Brasil de futuro ? 

       Construir um país desenvolvido, um país que retire as pessoas da miséria, que forneça a todos serviços de saúde e educação de qualidade, é uma tarefa para quem ?  
        O que estamos fazendo para transformar o Brasil ? 
          Enquanto nos dedicamos a apontar os erros, a disseminar notícias ruins, a reforçar a violência , outros países estão se dedicando a conhecer nossas potencialidades e obter lucros com isso.
          Nosso Brasil que viveu tantos ciclos econômicos  precisa ser o país da educação !  Educação para unir, educação para desenvolver, educação para pacificar, educação para transformar ! 
   
                      Participe com educação !  Transforme o Brasil  !  

         
   Foto : manifestação espontânea da população brasileira, no centro do Rio de Janeiro, dia 20 de junho de 2013.

   Fonte : Programa do Marcelo Resende, Record.
                       Newton Almeida

Hortas Orgânicas : Favelas : Rio de Janeiro


 

    O Programa Globo Rural mostrou, na manhã desse domingo, que os moradores das favelas da cidade do Rio de Janeiro estão organizando hortas. Isso começou com o Projeto de Pacificação das Favelas, que trouxe também diversos outros projetos.
    Os moradores dos Morros do Chápeu Mangueira, da Babilônia, e da favela de Manguinhos, deram entrevistas com muita alegria, relatando suas experiências de participar na produção de uma horta orgânica. 
      As pessoas das cidades afastaram-se do contato com a terra, muito comum quando há décadas atrás a grande maioria vivia em ambiente urbanos. O projeto tem como objetivo principal a melhora da auto-estima das pessoas em relação aos locais onde vivem, ou seja, que qualquer ambiente pode ser transformado por quem lá vive.