Ontem, dia 08 de novembro de 2013, novamente se repetiram os engarrafamentos constantes na BR 101 - Auto Pista Fluminense, em Manilha, cidade de Itaboraí / RJ .
Em anos recentes, todos vem observando o enorme aumento de veículos que trafegam pelas vias de Itaboraí, o que já era previsto a partir da construção da nova refinaria da Petrobrás - COMPERJ, mas novamente as obras planejadas de infra-estrutura, nesse caso o Arco-Rodoviário (ou Metropolitano), não chegaram a tempo, e o caos está se instalando na região. O arco-Rodoviário é um antigo projeto que saiu da gaveta, e começou a ser executado, e tem por objetivo criar uma ampla auto-pista que unirá Itaboraí a Itaguaí, permitindo a melhoria do fluxo de trânsito também na BR 101.
O problema desses engarrafamentos do final da tarde de sexta-feira, que ontem se estenderam até além das 23:00 da noite, é a passagem por debaixo do viaduto de Manilha, que serve a quem vem do Rio de Janeiro e segue para Magé. Os carros não respeitam os sinais de trânsito que existem e quem vem de Itaboraí acaba barrando os outros e instaura-se um caos.
Observei, por volta das 22:00 que um cidadão (não aparece nas fotos), forte de camisa amarela com o símbolo do Banco do Brasil nas costas, sozinho, começou a conversar com os motoristas e conseguiu a abrir a passagem embaixo do viaduto, e muitos veículos começaram a seguir seu caminho para Magé.
Depois desse ponto (viaduto de Manilha), quem seguia para a Região dos Lagos encontrava caminho totalmente livre, assim como quem seguia para a direção do Rio de Janeiro. Portanto, as autoridades tem que planejar alguma ação, pois o verão está chegando e o fluxo de carros só vai aumentar no viaduto de Manilha.
E você leitor, também ficou preso no engarrafamento de ontem ? Tem alguma sugestão para resolver o problema ?
Fotos do Newton Ameida : Manilha - Itaboraí / RJ .
Newton Almeida