quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Energias Alternativas : casa sustentável

      Existem Fontes Alternativas de Energia que Podemos Utilizar na Nossa Casa ?   

  O desenvolvimento sustentável é a palavra mais importante do momento. O desafio da humanidade  é  :  fazer mais com menos. Ainda temos enormes contingentes populacionais vivendo com privações. Portanto, temos que levar o conforto da vida moderna, principalmente boas condições de saúde e higiene a bilhões de seres humanos, distribuir a qualidade de vida a todos do mundo. E a população do mundo não pára de crescer e os recursos naturais estão se esgotando. Como fazer isso ? 
   A distribuição de qualidade de vida, com consequente diminuição das desigualdades sociais, fará com que a população do mundo estabilize, pois uma família que tem acesso à educação e melhor qualidade de vida faz o planejamento familiar, tem poucos filhos.   
   Existem atualmente possibilidades de geração de energia alternativa, que polui menos o ambiente, em vez dos combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo. Para alcançarmos o desenvolvimento para todos e ao mesmo tempo garantir recursos e qualidade de vida para as gerações do futuro, o chamado desenvolvimento sustentável, é importante desenvolver fontes de energia limpa. 
   A matriz energética brasileira é limpa, pois utiliza a força dos rios para a sua geração, mas a energia das hidrelétricas tem impactos ambientais. Um exemplo é a nova Usina de Belo Monte que vai desalojar milhares de pessoas e inundar imensas áres de florestas com consequente perda da biodiversidade.  Outro caso é energia nuclear , que também utilizamos com duas usinas no estado do Rio de Janeiro, Angra I e Angra II, expandindo para  a construção de Angra III. Na usina nuclear não há poluição do ar, como no caso das usinas termelétricas a carvão ou gás natural, mas o problema é o lixo atômico. O lixo atômico tem que ser armazenado por centenas de anos, em caixas de chumbo e concreto, no fundo de oceanos, ou enterrado, até perder a sua radioatividade. Imaginem um bombardeio sobre  uma usina nuclear ?  Os impactos sobre as pessoas que vivem ao seu redor seriam uma tragédia. No caso de  Chernobyl na Rússia (Ucrânia) , no ano de 1986, bastou falha humana, e talvez somada a erros de projeto e construção da usina , para  ocorrer um acidente nuclear que matou umas 80 mil pessoas. Ou pode acontecer uma grave tempestade, tsunami, como no Japão recentemente na Usina Nuclear de Fukushima . 
   As maneiras menos poluentes de gerar energia elétrica e com menores impactos ambientais estão sendo aos poucos implantadas, como as usinas eólicas (utilizando a força do vento) ,  e usinas solares . Essas últimas refletem  os raios do sol , por espelhos, para um recipiente com óleo sintético que é aquecido a 400ºC e troca calor com água, fervendo a água, o vapor  faz  girar uma turbina (abaixo a Usina Solar PS 10 da Espanha).








     E para movimentar automóveis sem poluir o ambiente ? Quais seriam as alternativas ? O carro elétrico já está a um custo quase igual ao carro a gasolina ou etanol, mas se a matriz energética do país for suja, ou seja, se a energia elétrica que vai alimentar as baterias do carro  elétrico é gerada por carvão, numa termelétrica, o carro em questão não polui o ar diretamente, mas a poluição virá da usina. O ideal então é movimentar automóveis com energia solar, utilizando os painéis fotovoltaicos, que transformam a luz solar em energia elétrica, sem qualquer emissão   residual.  Isso vem sendo desenvolvido dia a dia, e em breve será a solução . Veja abaixo :  













 Acima veículo Solaris :   O “Solaris” foi concebido pelo designer Ali Jafari, que se inspirou nas curvas aerodinâmicas dos aviões a jato para fazer os traços do carro. O veículo é agora o ícone da linha de evolução da Aurora, que planeja fazer protótipos que se aproximam mais dos carros comuns, em vez das “espaçonaves de três rodas” usadas tradicionalmente. A Aurora tem a missão de fazer o "Solaris" se tornar realidade e competir na temporada de 2012, com o ambicioso objetivo de produzir um carro totalmente solar que possa levar dois ocupantes, além de poder atingir até 150 Km/h.











 Acima : o primeiro avião solar , que foi plenamente testado e aprovado!

    É possível gerar energia elétrica nas próprias casas das pessoas, sem a necessidade de mega-obras de engenharia das usinas hidrelétricas (que com certeza estão longe do novo paradigma do desenvolvimento sustentável ) ? 
    É possível. Para aquecer a água do chuveiro a maneira mais eficiente é o aquecimento direto pelos raios solares a partir de painéis colocados nos telhados.















Acima : aquecedor solar de água


   Os painéis fotovoltaicos estão mais baratos a cada dia, mas já são utilizados em muitas residências para suplementar o fornecimento de energia elétrica. O Brasil exporta o silício para a China que fabrica painéis fotovoltaicos, a partir dele,  e depois os exporta para o Brasil. Está na hora de começarmos a fabricá-los, não é mesmo ?  















  Acima : painel solar fotovoltaico da Kyocera ;  

 Especificações:




  • Potência Máxima: 210 Watts
  • Máxima Voltagem do Sistema: 600V
  • Voltagem de Máxima Potência: 26,6 Volts
  • Corrente de Máxima Potência: 7,90 A
  • Voltagem de Circuito Aberto: 33,2 Volts
  • Corrente de Curto-Circuito: 8,58 A
  • Eficiência: aprox. 16%
  • Altura: 1500 mm
  • Largura: 990 mm
  • Espessura: 36mm
  • Peso: 18,5 Kg 
  •   

          O desenvolvimento sustentável está bem perto! Em cada atividade humana estaremos fazendo mais com menos, produzindo mais alimentos utilizando menos água e solos, produzindo mais energia utilizando recursos renováveis não poluentes, produzindo bens duráveis reciclando os resíduos recicláveis, e a indústria da construção civil  utilizando menor quantidade de materiais e também reciclando-os.


        Newton Almeida  www.newtonalmeida.com.br

    domingo, 18 de novembro de 2012

    Rio Bonito : Limpeza

                          Destaque para a Limpeza da Cidade de Rio Bonito

         Quando estamos em outros municípios e somos perguntados onde moramos :  " eu moro em Rio Bonito, depois de Itaboraí, indo para a Região dos Lagos antes de chegar em Araruama " . As pessoas em geral, cometam que sabem onde fica e fazem elogios à cidade. Um destaque da cidade de Rio Bonito é a limpeza. Os serviços de coleta de lixo e varrição das ruas começaram a ser bem feitos no Governo da Solange Almeida, em 1997. 
        Mesmo nos bairros mais distantes, como Boqueirão, Chavão, Rio Vermelho, Basílio, a Prefeita Solange Almeida implantou equipes de trabalho de limpeza fixas para cada bairro. Varrendo, capinando, retirando areia, limpando caixas de passagem de águas pluviais, e conservando estradas de chão, cavando valas laterais.  
       Solange Almeida implantou o projeto LIMPOU TROCOU GANHOU que trocava o lixo reciclável por alimentos ( VEJA  http://limpezariomeriti.blogspot.com.br/2012/06/projeto-limpou-trocou-ganhou.html  ), que funcionou de 1998 a 2004. Quando Solange Almeida foi sucedida na gestão municipal, em 2004,  o projeto LIMPOU TROCOU GANHOU foi abandonado.  
        As eleições municipais de 2012 acabaram, Solange Almeida é eleita Prefeita de novo, o grupo político da gestão atual perdeu : o site da Prefeitura foi o primeiro serviço a ser abandonado, o que vai ter que ser explicado, ao Ministério Público e à população, em breve.  Mas a coleta de lixo continua, assim como os serviços de capina. Isso deve ser destacado, mas nem elogiado, pois é obrigação da Prefeitura, nós moradores pagamos os impostos e queremos os melhores serviços municipais. 
        Abaixo, mostro fotos, ANTES e DEPOIS, notificando o trabalho de funcionários pagos pela Prefeitura que limparam o rio Bonito, mesmo após as eleições municipais. Veja :

              ANTES : o rio Bonito coberto por lixo de campanha eleitoral ( 20 / 12 / 2012 )

         













         DEPOIS :  funcionários da Prefeitura iniciando a limpeza do rio Bonito (20/12/2012)

          

















      DEPOIS : o rio Bonito está limpo novamente (20/12/2012)

         















             DEPOIS : o lixo começa a reaparecer, infelizmente  (08 / 11/ 2012)



             
                  












         Independente  de opiniões políticas, todos nós moramos numa cidade agradável ainda, e cabe a cada um de nós zelar por Rio Bonito, respeitando o próximo e a natureza, respeitando o rio Bonito.  A Prefeitura fez a parte dela limpando o rio, cabe a cada morador manter a limpeza. Lugar de lixo é na lata de lixo, nunca no rio Bonito. 

    Newton Almeida