sábado, 7 de abril de 2012

Teresópolis : Chuvas : Tragédia

                     Chuvas Fortes em Teresópolis / RJ Causam Nova Tragédia ! 

    A Rede Globo informou que pode chover novamente na região serrana. No final da tarde de sexta-feira até sábado, hoje (07 de abril de 2012), a intensidade das chuvas teria chegado a 230 mm ( * a produção deve ter se enganado, pois outras fontes falam em no máximo 90 mm) , o que é algo completamente fora do comum, lembrando a tragédia  que ano passado deixou quase mil mortes em Petrópolis,  Teresópolis e Nova Friburgo (veja http://limpezariomeriti.blogspot.com.br/2011/01/tragedia-no-estado-do-rio-de-janeiro_19.html ) . 




   São cinco pessoas que perderam a vida, nessa nova tragédia, e 15 feridos, mais de 400 desalojados. Os bairros mais atingidos foram Rosário, Vale da Revolta, Perpétua e Pimentel. 


    Segundo a matéria do Jornal Nacional (fonte das imagens) muitas pessoas deixaram suas casas, que estavam sob risco de desabamento, pois escutaram as sirenes de alerta (conheça esse sistema : http://limpezariomeriti.blogspot.com.br/2012/01/sistema-de-alerta-de-cheias-tragedias.html) . Mas, em outro bairro, onde deslizamentos provocaram uma morte, moradores disseram que as sirenes não funcionaram, o que foi negado pelo Prefeito, Arley Rosa, de Teresópolis. 

     Desde a tragédia do ano passado, a única medida concreta que foi tomada foi o sistema de alerta com as sirenes e a dragagem de rios.  A solução  definitiva é a remoção dos moradores das áreas de risco para casas seguras, ou seja um apoio à construção de novas moradias, pois não exitem casas suficientes à disposição.  São milhares de pessoas no Estado do Rio de Janeiro, podendo chegar a milhões,  que vivem em áreas de risco, encostas de morros, beiras de rios, ou sobre terrenos que no passado foram depósito de lixo. 

    Quando temos um problema enorme para resolver precisamos começar, e o tempo vai passando e os  recursos para resolvê-lo vão sendo aplicados, e ano após ano o problema vai ficando menor, até que ele é totalmente resolvido. Não começaram ainda a enfrentar efetivamente o problema das moradias em áreas de risco na região serrana. Divulga-se (SEA - Secretaria de Estado do Ambiente) a remoção de cerca de 2.000 moradores das beiras dos rios Iguaçu , Botas e Sarapuí, com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento - veja http://projetoiguacupaclotexv.blogspot.com.br/) da Baixada Fluminense, mas na Região Serrana isso não aconteceu. Quem sabe de alguma casa  que foi construída na região serrana para remoção de alguma família de uma área de risco ? 
    Houve inclusive um prefeito que foi afastado  por  ter desviado recursos das enchentes, o prefeito Dermerval Moreira Neto de Nova Friburgo (veja em http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/prefeito-afastado-de-nova-friburgo-fraudou-documentos-para-contratar-empresa-acusa-mpf-20120104.html ). 
     Externo  meus sentimentos de pesar , aos familiares das vítimas, e me coloco ao inteiro dispor de qualquer comentário no sentido de discordar das informações, ou melhor detalhá-las. 

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Revitalização da Região Portuária do Rio de Janeiro

                                                Projeto Porto Maravilha Avança
    A região portuária da cidade do Rio de Janeiro vem sendo evitada por motoristas e pedestres, pois está difícil de transitar por lá. As obras são um transtorno, mas sabemos que estão transformando a região. Essas fotos abaixo eu tirei no dia 03 de abril de 2012, a primeira mostra a Rua Edgar Gordilho, a segunda e terceira a Rua Sacadura Cabral, pertinho da Praça Mauá e do INEA (Instituto Estadual do Ambiente).  
<a href="http://limpezariomeriti.blogspot.com">MEIO AMBIENTE do RIO de JANEIRO – Newton Almeida </a>

<a href="http://limpezariomeriti.blogspot.com">MEIO AMBIENTE do RIO de JANEIRO – Newton Almeida </a>

<a href="http://limpezariomeriti.blogspot.com">MEIO AMBIENTE do RIO de JANEIRO – Newton Almeida </a>
     Na foto acima, ao final da Rua Sacadura  Cabral, vemos o futuro Museu de Arte do Rio, o prédio com um peixe pintado na fachada. Observem que terão que construir a rede de drenagem de águas pluviais e também de esgoto, que não  existia nesse trecho. E também ficaram expostas fundações de antigas construções que talvez tenham relevância arqueológica. 
    As  obras vem revelando algumas curiosidades do passado, como trilhos  dos antigos bondes, e no entorno da  Avenida Barão de Teffé foi necessário o acompanhamento de uma  equipe de arqueólogos do Museu Histórico Nacional, pois descobriram relíquias :  três canhões ingleses do século XVII.
        (Fonte da fotos abaixo :  http://portomaravilha.com.br/conteudo/reliquias.aspx)

                                
     Os custos de pagamento da equipe de arqueólogos ficam por conta das empresas construtoras. 
   Além de obras a Prefeitura do Rio de Janeiro promulgou a Lei Municipal nº 101 / 2009  que fomenta o  desenvolvimento econômico da região, de cinco milhões de metros quadrados, ou 500 hectares ou 5 quilômetros quadrados, limitada pelas avenidas Rio Branco, Presidente Vargas, Francisco Bicalho e Rodrigues Alves (abaixo) .  

                      (Fonte : http://portomaravilha.com.br/web/sup/OperUrbanaApresent.aspx)

   A lei criou a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (CDURP - empresa de economia mista controlada pela Prefeitura) que coordena todas as obras em curso, reforma de espaços urbanos públicos, ampliação de sistemas de águas pluviais e coleta de esgoto, fiação de energia será subterrânea, construção de dois museus ( Museu de Arte do Rio de Janeiro - MAR e Museu do Amanhã), e implantação de projetos sociais e coleta  seletiva de lixo. 
    A intenção é finalizar tudo em 2015, e como o gabarito dos prédios foi alterado, permitindo-se a construção além de limites anteriores, mas respeitando prédios com valor  cultural e arquitetônico, pretende-se arrecadar recursos para a realização do próprio projeto, vendendo Certificados de Potencial Adicional Construtivo (CEPACs) . 

<a href="http://limpezariomeriti.blogspot.com">MEIO AMBIENTE do RIO de JANEIRO – Newton Almeida – clique aqui e veja </a>

   A grande polêmica era a retirada, demolição, do viaduto da Perimetral (foto acima, do Newton Almeida, em 05 de abril de 2011, Avenida Rodrigues Alves). A decisão agora é utilizá-lo para a implantação do sistema  de transporte VLT (veículo leve sobre trilhos), que percorrerá do Aeroporto Santos Dumont  até o Aeroporto Antônio Carlos  Jobim. Achei que foi uma decisão mais acertada. 

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Erosão : Rio Bonito / RJ

     Em Rio Bonito, a Erosão nos Morros da BR 101 é Um Alerta para Os Cuidados com o Ambiente  

     A cidade de Rio Bonito tem relevo bastante acidentado, com serras bem altas e morros, que  ocupam mais de 60% do seu território. As indústrias cerâmicas são numerosas na  região e sua instalação teve início pela abundância das argilas, material do subsolo, que basicamente se assemelha a uma areia muito fina, em tom avermelhado. Quando a argila é molhada ela fica muito pesada e plástica, é colocada em moldes e depois exposta a temperaturas altas, em fornos, para então se transformar em artefatos cerâmicos : tijolos e telhas, principalmente. 
     Em 05 de agosto de 2011 eu tirei essas três fotos logo abaixo e escrevi sobre os prejuízos econômicos que são acarretados pela falta de prevenção aos problemas ambientais.  No caso, os morros da  BR 101 que vem passando pelo processo de erosão acentuada, basicamente pela retirada da cobertura vegetal. Esse morro das fotos, fica localizado um pouco antes da entrada principal para o  centro da  cidade, de quem vem de Campos, ou da Região dos Lagos para Niterói, e um pouco depois do Restaurante Kilomania.
      Pode-se ver que o morro é constituído basicamente  por argila.  Veja as fotos (Newton Almeida, agosto 2011) : 
     


  

    Observem que desde agosto de 2011, e possivelmente até um pouco antes dessa data, a AUTO PISTA Fluminense vem mantendo homens e máquinas para dar uma conformação segura a essa encosta, e implantando muros  de gabião e tubulações para a drenagem das águas da chuva.
    Já imaginaram quanto dinheiro está sendo gasto ? É por isso que as prefeituras, o Estado do  Rio de Janeiro, e as grandes empresas, precisam de Grupamentos de Combate a Incêndios. 
   Mas, vão dizer : Ué ? Já não existe o Corpo de Bombeiros para isso ???  Eu quando fui Secretário Municipal de Meio Ambiente de  Rio Bonito (de 2000 a 2004) solicitava o Corpo de  Bombeiros para debelar incêndios florestais e eles iam ao local, mas quando verificavam que não existia qualquer perigo à vida humana, eles se recusavam a apagar o fogo. 
   Só uma  vez, presenciei um destacamento que veio ao local, se não me engano lá no Acampamento Batista (em Rio Bonito / RJ) , na margem da BR 101, com abafadores e apagaram o foco  de incêndio. Por isso que  organizamos a Patrulha Verde .  Nós combatíamos focos  de incêndios também nesses morros ao longo da BR 101, pois poderiam se alastrar para  remanescentes de matas confrontantes. Mas, esse trabalho foi abandonado pela Prefeitura de Rio Bonito / RJ , logo após o término do mandato da Prefeita Solange Almeida (1997 - 2004) . 
    Eu sugiro que a Auto Pista Fluminense, além do carro pipa que possui, comece a formar uma Brigada de Combate a Incêndios, se é que ainda não possui, e que suba as encostas dos  morros para apagar incêndios, para evitar que a erosão traga o risco aos motoristas, e também economizar fábulas de dinheiro !         
        Prevenir é muito, muito, muito, muito, mais barato do que mitigar as degradações ambientais.




segunda-feira, 2 de abril de 2012

Carro Capota BR 101 : Niterói / RJ : Acidente

              Acidente na BR 101, em Frente ao Mac Donald's : Engarrafamento 

   O engarrafamento na BR 101, Auto Pista Fluminense, indo para o Rio de Janeiro, já começava desde o Guaxindiba, entre Itaboraí e São Gonçalo, por volta das 8:30. Além da grande quantidade de automóveis na estrada,  uma das causas foi um acidente com o capotamento de um automóvel, que bateu em outro. Felizmente, o motorista do carro que capotou sofreu apenas leves escoriações, segundo eu (Newton Almeida) li agora na internet. 
   Com certeza o automóvel estava em alta velocidade, pois a estrada está muito segura, o asfalto em boas condições, acostamento, placas de sinalização, tela divisória, duas pistas em mão única, diversas passarelas. Mesmo assim  o motorista conseguiu bater em outro e capotar. 

    O problema é  que não há fiscalização de excesso de velocidade, e aí os motoristas "voam baixo". Graças a Deus nada de mais grave além dos prejuízos materiais, escoriações no apressadinho, danos às telas da estrada e o atraso para quem tinha que ir trabalhar, ainda enfrentando a greve dos ônibus que continua. 
    O contingente  de policiais rodoviários tem que aumentar para inibir essa " liberdade " dos motoristas poderem acelerar fundo, e assim evitar mais  acidentes. Outra providência seria a instalação de pardais eletrônicos, mas regulados para permitir o máximo  de 110 Km/hora, que é uma velocidade adequada para as boas condições da Auto Pista Fluminense.
      Bem ao lado desse acidente, lá está a nossa castigada  Baía de  Guanabara que aguarda  ansiosa os recursos para a sua despoluição, do programa PSAM , Programa  de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía  de Guanabara, que segundo a Secretaria Estadual do Ambiente serão  da ordem de R$ 1,1 bilhão de reais. O Rio Tâmisa,  na Inglaterra levou uns 150 anos para ser despoluído, mas se Deus é brasileiro e mora no Estado do Rio de Janeiro, quem sabe até a Copa do Mundo nós poderemos tomar um banho  de mar nessa beleza de paisagem ?