quinta-feira, 5 de abril de 2012

Revitalização da Região Portuária do Rio de Janeiro

                                                Projeto Porto Maravilha Avança
    A região portuária da cidade do Rio de Janeiro vem sendo evitada por motoristas e pedestres, pois está difícil de transitar por lá. As obras são um transtorno, mas sabemos que estão transformando a região. Essas fotos abaixo eu tirei no dia 03 de abril de 2012, a primeira mostra a Rua Edgar Gordilho, a segunda e terceira a Rua Sacadura Cabral, pertinho da Praça Mauá e do INEA (Instituto Estadual do Ambiente).  
<a href="http://limpezariomeriti.blogspot.com">MEIO AMBIENTE do RIO de JANEIRO – Newton Almeida </a>

<a href="http://limpezariomeriti.blogspot.com">MEIO AMBIENTE do RIO de JANEIRO – Newton Almeida </a>

<a href="http://limpezariomeriti.blogspot.com">MEIO AMBIENTE do RIO de JANEIRO – Newton Almeida </a>
     Na foto acima, ao final da Rua Sacadura  Cabral, vemos o futuro Museu de Arte do Rio, o prédio com um peixe pintado na fachada. Observem que terão que construir a rede de drenagem de águas pluviais e também de esgoto, que não  existia nesse trecho. E também ficaram expostas fundações de antigas construções que talvez tenham relevância arqueológica. 
    As  obras vem revelando algumas curiosidades do passado, como trilhos  dos antigos bondes, e no entorno da  Avenida Barão de Teffé foi necessário o acompanhamento de uma  equipe de arqueólogos do Museu Histórico Nacional, pois descobriram relíquias :  três canhões ingleses do século XVII.
        (Fonte da fotos abaixo :  http://portomaravilha.com.br/conteudo/reliquias.aspx)

                                
     Os custos de pagamento da equipe de arqueólogos ficam por conta das empresas construtoras. 
   Além de obras a Prefeitura do Rio de Janeiro promulgou a Lei Municipal nº 101 / 2009  que fomenta o  desenvolvimento econômico da região, de cinco milhões de metros quadrados, ou 500 hectares ou 5 quilômetros quadrados, limitada pelas avenidas Rio Branco, Presidente Vargas, Francisco Bicalho e Rodrigues Alves (abaixo) .  

                      (Fonte : http://portomaravilha.com.br/web/sup/OperUrbanaApresent.aspx)

   A lei criou a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (CDURP - empresa de economia mista controlada pela Prefeitura) que coordena todas as obras em curso, reforma de espaços urbanos públicos, ampliação de sistemas de águas pluviais e coleta de esgoto, fiação de energia será subterrânea, construção de dois museus ( Museu de Arte do Rio de Janeiro - MAR e Museu do Amanhã), e implantação de projetos sociais e coleta  seletiva de lixo. 
    A intenção é finalizar tudo em 2015, e como o gabarito dos prédios foi alterado, permitindo-se a construção além de limites anteriores, mas respeitando prédios com valor  cultural e arquitetônico, pretende-se arrecadar recursos para a realização do próprio projeto, vendendo Certificados de Potencial Adicional Construtivo (CEPACs) . 

<a href="http://limpezariomeriti.blogspot.com">MEIO AMBIENTE do RIO de JANEIRO – Newton Almeida – clique aqui e veja </a>

   A grande polêmica era a retirada, demolição, do viaduto da Perimetral (foto acima, do Newton Almeida, em 05 de abril de 2011, Avenida Rodrigues Alves). A decisão agora é utilizá-lo para a implantação do sistema  de transporte VLT (veículo leve sobre trilhos), que percorrerá do Aeroporto Santos Dumont  até o Aeroporto Antônio Carlos  Jobim. Achei que foi uma decisão mais acertada. 

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial