Revitalização da Região Portuária do Rio de Janeiro
Projeto Porto Maravilha Avança
A região portuária da cidade do Rio de Janeiro vem sendo evitada por motoristas e pedestres, pois está difícil de transitar por lá. As obras são um transtorno, mas sabemos que estão transformando a região. Essas fotos abaixo eu tirei no dia 03 de abril de 2012, a primeira mostra a Rua Edgar Gordilho, a segunda e terceira a Rua Sacadura Cabral, pertinho da Praça Mauá e do INEA (Instituto Estadual do Ambiente).
Na foto acima, ao final da Rua Sacadura Cabral, vemos o futuro Museu de Arte do Rio, o prédio com um peixe pintado na fachada. Observem que terão que construir a rede de drenagem de águas pluviais e também de esgoto, que não existia nesse trecho. E também ficaram expostas fundações de antigas construções que talvez tenham relevância arqueológica.
As obras vem revelando algumas curiosidades do passado, como trilhos dos antigos bondes, e no entorno da Avenida Barão de Teffé foi necessário o acompanhamento de uma equipe de arqueólogos do Museu Histórico Nacional, pois descobriram relíquias : três canhões ingleses do século XVII.
(Fonte da fotos abaixo : http://portomaravilha.com.br/conteudo/reliquias.aspx)
Os custos de pagamento da equipe de arqueólogos ficam por conta das empresas construtoras.
Além de obras a Prefeitura do Rio de Janeiro promulgou a Lei Municipal nº 101 / 2009 que fomenta o desenvolvimento econômico da região, de cinco milhões de metros quadrados, ou 500 hectares ou 5 quilômetros quadrados, limitada pelas avenidas Rio Branco, Presidente Vargas, Francisco Bicalho e Rodrigues Alves (abaixo) .
A lei criou a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (CDURP - empresa de economia mista controlada pela Prefeitura) que coordena todas as obras em curso, reforma de espaços urbanos públicos, ampliação de sistemas de águas pluviais e coleta de esgoto, fiação de energia será subterrânea, construção de dois museus ( Museu de Arte do Rio de Janeiro - MAR e Museu do Amanhã), e implantação de projetos sociais e coleta seletiva de lixo.
A intenção é finalizar tudo em 2015, e como o gabarito dos prédios foi alterado, permitindo-se a construção além de limites anteriores, mas respeitando prédios com valor cultural e arquitetônico, pretende-se arrecadar recursos para a realização do próprio projeto, vendendo Certificados de Potencial Adicional Construtivo (CEPACs) .
A grande polêmica era a retirada, demolição, do viaduto da Perimetral (foto acima, do Newton Almeida, em 05 de abril de 2011, Avenida Rodrigues Alves). A decisão agora é utilizá-lo para a implantação do sistema de transporte VLT (veículo leve sobre trilhos), que percorrerá do Aeroporto Santos Dumont até o Aeroporto Antônio Carlos Jobim. Achei que foi uma decisão mais acertada.
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