quarta-feira, 21 de março de 2012

Estado do Rio de Janeiro : Pagamento de Propina : Corrupção

    A reportagem exibida no Programa Fantástico, Rede Globo, no último domingo, retrata o nível em que se encontra o maior problema brasileiro : a corrupção. Eu considero a corrupção uma doença social, onde todos desistem de seguir as regras, pois quem segue as regras acaba sendo um bobo, um otário. E como um país pode de fato ser considerado justo, desenvolvido, se as pessoas não seguem as leis ? 
   Para onde se olhe, percebe-se o ambiente corrupto que nos cerca. Não se trata apenas de desvio de dinheiro público, ou beneficiamento de determinada empresa, mediante pagamento de propina, as regras não são respeitadas no trânsito (pedestres atravessando fora das faixas, motoristas que avançam em sinais vermelhos, abuso de velocidade, dirigir embriagado....) , na declaração de um  imposto de renda (sonegação fiscal .... ), na  família (parentes abusando sexualmente dos próprios dependentes, traições conjugais, filhos matando pais por dinheiro .... ), nas eleições (candidatos comprando voto, eleitores vendendo voto.... ), violência urbana (pessoas de classe média que são criminosos pelo simples gosto de ganhar mais dinheiro, uma espécie  de vício na transgressão, jovens queimando seres humanos vivos nas ruas ... ) .......
    Essa corrupção desmedida, aqui no Estado do Rio de Janeiro, combina com os indicadores ambientais, infelizmente,  onde para onde quer que se olhe existe lixo acumulado, proliferação de dengue e doenças de veiculação hídrica, rios entupidos, assoreados por causa do lançamento de todo o tipo de lixo e de esgoto sem tratamento, a agonizante Baía de Guanabara, simbolizando a ruína de uma sociedade desunida, sem objetivos comuns, que só consegue entendimento na época da Copa do Mundo e do Carnaval.    
     Com muita facilidade repórteres mostraram que a sociedade precisa se unir para valorizar o seu suor.  E se as pessoas que estão exercendo cargos públicos acham que ganham pouco, e que por isso tem o direito de receberem favorecimento, receberem propina, elas deveriam pedir demissão. A corrupção em hospitais públicos do jeito que foi mostrado, nos deixa meio que tontos, sabemos que existe, mas nesse nível..... É o fundo do poço ? !   É o Rio que virou um valão ! !??  
    Há mais de trinta anos uma propaganda de cigarro resumia esse cenário de degradação :  a Lei do Gérson (jogador de futebol, da propaganda) :  " você gosta de levar vantagem em tudo, certo ? " .   Isso há mais de trinta anos atrás. E tudo vem piorando.  Então lembramos do saudoso sambista  Bezerra da Silva  :  " se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão ... "  .
  Reportagens semelhantes foram mostradas sobre profissionais, que consertam aparelhos eletrônicos, mentindo descaradamente superfaturando, inventando que peças de uma  televisão estavam quebradas, enquanto que era um simples fusível que havia sido retirado, para testar a honestidade profissional.  Outra reportagem mostrando técnicos de refrigeração também mentindo sobre o conserto de geladeiras. E por aí vai ....   Mas, nem tudo está perdido,  de uns dez técnicos aparecia um que trocou o fusível e inclusive nem cobrou nada pelo conserto. De tempos em tempos aparecem notícias de alguém que devolveu carteira com dinheiro ao dono,  com tudo o que tinha dentro. 
   Eu (Newton Almeida) sou brasileiro, sou nascido em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e vivo no Estado do Rio de Janeiro há mais de quarenta anos, e adoro viver aqui, e sou honesto ! Eu páro em sinal vermelho, deixando outros motoristas atrás de mim com raiva !  Já devolvi carteira com dinheiro ! Já me arrisquei para não deixar acontecerem  atitudes desonestas de colegas de trabalho !  Já me ofereceram propina quando eu era Secretário Municipal de Meio Ambiente, e é claro que eu recusei !  Me orgulho de dizer que não me deixei  contaminar por essa poluição de corrupção. Então, isso de que as pessoas não têm escolha, pois o sistema é assim é balela. Eu conheci policiais honestos, funcionários públicos honestos, empresário honesto, política honesta, e isso me traz um pouco mais de otimismo. 
   Temos que ser honestos, pois honestidade não é qualidade mas é dever  !  Nosso Brasil passa por uma degradação generalizada dos valores morais, e precisamos nos unir para fortalecer o respeito às leis. Como construir um país justo e igualitário, se não respeitarmos as leis ? 
    Eu sinto vergonha de ver a situação a que chegamos, mas sei que tudo na vida tem jeito. Muitas vezes esqueci de pegar um real, cinco ou dez reais no troco, e a funcionária do caixa me chamou e entregou-me, em atitude muito honesta. Então, agora temos de acompanhar as investigações e os desdobramentos e participar da aplicação dos recursos públicos. Votar em político que sabemos que trabalha para o bem do povo, e não apenas pensando no próprio bem . 
   Vamos olhar em volta e dar uma chance aos honestos. Devemos isso aos nossos filhos ! Devemos isso aos nossos pais e avós ! Vamos juntos depoluir o Estado do Rio de Janeiro, vamos limpar o nosso Brasil !   Xô  sujeirada  !

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial