Contêiner ou Casa ?
Cada Vez Mais Pessoas Estão Morando em Contêineres
Os contêineres são um símbolo da globalização, da integração do comércio mundial. São caixas gigantes de aço que seguem medidas padrão e facilitaram muito o transporte das mercadorias, pois se encaixam umas sobre as outras.
De tanto viajar, chega um dia em que estão danificadas, amassadas e seguem para a reciclagem. Mas, cada vez mais a reciclagem dos contêineres vem transformando essas caixas em residências. Na Inglaterra, na região portuária, existem casas e ateliês em contêineres. Em Amsterdã, na Holanda, uma vila para estudantes tem fila de espera (abaixo), pois os contêineres-casa estão todos alugados. No Brasil, morar em contêineres significa pensar na sustentabilidade, além de ser uma opção mais econômica.
A arquiteta Lívia Ferraro, de Florianópolis, projetou a sua primeira casa-contêiner em 2009. A partir daí, ela percebeu um mercado promissor e abriu uma empresa especializada na construção de casa-contêiner, que já realizou mais de dez projetos. A arquiteta já concretizou a construção de uma casa-contêiner com mais de duzentos metros quadrados, dentro de um condomínio. Um de seus projetos foi uma casa com vista para o mar, com fachadas de vidro e madeira de reflorestamento, além de deck de acesso preso com cabos de aço, construída em Florianópolis (abaixo).
A construção de uma casa-contêiner gera economia de pelo menos 30%, pois utiliza menos materiais, principalmente nas fundações, e dispensa o acabamento externo.
No final da obra a quantidade gerada de refugo, ou entulho, é significativamente menor, em mais de 90%, do que nas casas tradicionais, auxiliando, portanto, na diminuição da exploração dos recursos naturais .
O Planeta Terra Agradece !
Fonte : Jornal O GLOBO , 26 / 02 / 2012 .
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial