quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Chuva de Verão : Aquecimento Global : Rio de Janeiro

  Ontem eu (Newton Almeida) voltava do trabalho e no final da Linha Vermelha, na agulha para a Ponte Rio Niterói começou a chover muito forte. Eu parei embaixo do viaduto me abrigando da chuva, e fiquei numa posição nada confortável com os carros e ônibus passando muito perto. Como estava calor e era arriscado mexer no baú da motocicleta para colocar a capa, decidi ficar parado, torcendo para que a chuva diminuísse. Um arco-íris fraco sinalizava que os raios solares já estavam    conseguindo aparecer. 

   O tão comentado Aquecimento Global, apenas contestado por um ou outro, como o climatologista Luís Carlos Molion  (que dizem que se o Al Gore acreditasse na elevação das águas oceânicas ele não teria comprado uma mansão de quase U$ 9 milhões na beira da praia, em Montecito, Califórnia, em 2010) faz com que a quantidade de chuvas aumente. Seria a consequência da ampliação de 0,18 ° C na temperatura da Terra, somente nesse começo de  século XXI, segundo pesquisas da NASA . 
   Então o cenário é de um dilúvio, devido à maior evaporação das águas oceânicas, onde se espera chuvas intensas  em áreas  desérticas como o norte da África e o Nordeste do Brasil, mas em determinadas regiões de regime hídrico normal a previsão é de estiagem, como vem acontecendo no sul do Brasil.   E por fim, as águas dos oceanos se elevarão, com o derretimento acelerado das calotas polares, e inundarão ilhas e áreas litorâneas.  Então fiquei pensando em São Paulo, lá  esse cenário de dilúvio já parece rotina,e nem se trata de região costeira.  Bem, voltei à minha chuva de verão que enfraqueceu, liguei a motocicleta e fui atravessar a Ponte Rio Niterói sem capa.
    E a chuva voltou e bem mais forte, os pingos doíam no corpo, parecendo chover granizo.  E até lá, na ponte Rio Niterói a lâmina d'água subiu, uns cinco centímetros. Uma chuva gelaaaaaddddaaaa !!! 
     Voltei a lembar do aquecimento global e do cenário de dilúvio. Mas, antes do vão central da ponte Rio Niterói, parei no recuo e a chuva também parou.  


     O tempo abriu e eu tirei umas fotos desse nosso cenário lindo da Cidade Maravilhosa (e também Niterói). 



    Que dilúvio que nada, nem greve da polícia, nem chuva de verão. O carnaval está chegando e o nosso Rio de Janeiro, abençoado pelo Cristo Redentor, espera o povo para a maior festa popular do mundo !  Isso sim é que vai ser aquecimento global : CARNAVAL no Rio de Janeiro !  

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial