terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Turismo: Rio de Janeiro : Transatlânticos : Impactos Ambientais

              Os Maravilhosos Transatlânticos Trazem Impactos Ambientais ?

    Passei de carro pela perimetral, uma rodovia elevada, que cruza ao lado da região portuária do Rio de Janeiro, e tirei algumas fotos dos transatlânticos que ali  aportam, cada vez em maior número, trazendo muitos turistas para a Cidade Maravilhosa.







    Um cruzeiro no mar é uma ocasião formidável, um passeio único, que nunca deveria acabar como  o acidente recente, trágico,  na costa italiana. Mas, infelizmente acidentes acontecem, e portanto, devemos estar sempre planejando e evoluindo conhecimentos para melhorar a qualidade de nossa vidas, juntamente com o nosso precioso ambiente.
    Eu (Newton Almeida) quero chamar a atenção do leitor para as consequências que as maravilhosas invenções humanas trazem para a natureza, ou os impactos ambientais. A capacidade inventiva é ilimitada e deve levar em conta os aspectos ambientais, para que as lindas cidades e praias visitadas pelos transatlânticos permaneçam lindas daqui a dezenas, centenas e milhares de anos.  
    Nesse texto, vamos observar o problema gerado pela ÁGUA DE LASTRO
    quando os navios começaram a ser construídos em aço, neles foram projetados tanques especiais para serem enchidos com água do rio ou mar, para que o navio mantenha uma condição de flutuabilidade segura. Se um navio de carga estiver vazio, por exemplo, ele precisará de mais peso para navegar com segurança, ou seja, precisará encher os tanques de lastro com muita água. E noutro oceano essa água de lastro é despejada, quando necessário.  A água de lastro serve para garantir a estabilidade dos navios.
     A conseqüência disso é a distribuição de organismos e microorganismos pelos oceanos do mundo todo.  Nos tanques de lastro podem entrar desde microorganismos até peixes de trinta centímetros. É a chamada bioinvasão, a introdução de espécies exóticas num novo ecossistema . Essas espécies exóticas podem causar desequilíbrios ambientais e até doenças nos seres humanos.   
    O exemplo mais conhecido no Brasil é a bioinvasão do Mexilhão Dourado (Limnoperna foutunei ). Um pequeno molusco (bivalve, por ter duas conchas, e aquático) que era original da China e sudeste asiático, e  espalhou-se nos rios e costa do Brasil trazidos pelas águas de lastro. Os Mexilhões Dourados se reproduzem com rapidez em represas e hidrelétricas e precisam ser constantemente retirados, pois senão entopem tubulações e danificam equipamentos. Além disso, o Mexilhão Dourado vem se reproduzindo de maneira nociva na Lagoa dos Patos, Rio Grande do Sul.   Levando em conta que uns 65.000 navios transoceânicos estejam navegando, atualmente, podemos perceber o tamanho do problema.
     A natureza original dos rios, litoral, lagoas, das praias nunca mais voltará. As sociedades humanas criaram novos laços de relacionamento entre as espécies vivas, que estão lutando para se adaptarem aos novos locais de convívio.
      O que se faz para diminuir esse problema ?  O Brasil participa de reuniões e acordos internacionais sobre a bioinvasão pela água  de lastro, juntamente com a IMO (Organização Marítima Internacional) e PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, da ONU), que organizaram o Programa GLOBALLAST : Programa Global de Gerenciamento de Água de Lastro . Em 2005 foi promulgada a primeira regulamentação nacional para as águas de lastro, a chamada NORMAN 20, que  basicamente estabelece que os navios devem mudar as águas de lastro longe dos portos, sendo que na região amazônica as restrições e cuidados são maiores, devido ao relevante bioma em questão.
      Infelizmente ainda não estamos devidamente organizados para lidar com a fiscalização e controle do problema de bioinvasão pelas águas de lastro dos navios. Quem quiser mais detalhes sobre o assunto, eu (Newton Almeida) indico :

   E você leitor(a) amigo, quando for realizar seu cruzeiro pergunte sobre as condições técnicas do navio, sobre os procedimentos realizados com a água de lastro. Viaje com a certeza de que está contribuindo para o turismo sustentável.
     Se gostou do texto, por favor deixe um comentário ! Se não gostou fique à vontade para criticar ! Se possui conhecimentos e informações sobre o assunto : DEIXE UM COMENTÁRIO !  Faça desse humilde espaço de mídia o seu caminho para um mundo melhor ! 

1 Comentários:

Às 12 de fevereiro de 2012 às 14:25 , Anonymous Anonymous disse...

hello there limpezariomeriti.blogspot.com owner discovered your site via yahoo but it was hard to find and I see you could have more visitors because there are not so many comments yet. I have discovered site which offer to dramatically increase traffic to your site http://xrumerservice.org they claim they managed to get close to 1000 visitors/day using their services you could also get lot more targeted traffic from search engines as you have now. I used their services and got significantly more visitors to my website. Hope this helps :) They offer most cost effective backlinks Take care. Jason

 

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial