São João de Meriti : III Congresso Ambiental : SEMADEC
A Prefeitura de São João de Meriti, através da Secretaria Municipal de Ambiente e Defesa Civil, Realiza o III Congresso Ambiental !
A cidade de São João de Meriti está sediando muitos eventos culturais, festas, inaugurações, simpósios e seminários. No dia 13 de dezembro de 2011, eu (Newton Almeida) pude assistir ao primeiro dia do III Congresso Ambiental da Secretaria Municipal de Ambiente e Defesa Civil - SEMADEC , na sede do Meriti - Previ , na rua ao lado da Prefeitura.
O evento começou às 10:15 da manhã, com a presença do Victor Sveibil, que é Superintendente da SEA e representava o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc. Victor informou sobre os projetos em andamento no Estado do Rio de Janeiro . Sveibil avisou que o aterro de lixo de Gramacho, mais conhecido como " Lixão de Gramacho" vai ser encerrado em março de 2012, e que a cidade de São João de Meriti, entre tantas outras que depositam o lixo lá, terá que lançar seu lixo em algum aterro sanitário licenciado, como o de Nova Iguaçu . ( O custo para depositar o lixo nesses aterros deve estar por volta de uns R$ 40,00 por tonelada, e atualmente a Prefeitura de São João de Meriti joga o lixo em Gramacho de graça ) . Sveibil comentou que Gramacho sustenta cerca de 1.200 catadores de lixo, há uns 40 anos , e que a Secretaria de Estado do Ambiente está trabalhando para dar alternativas de renda a eles. Victor Sveibil falou que o Estado do Rio de Janeiro tem uns 50 lixões , que terão suas atividades encerradas, e perseguindo esse objetivo a SEA vem organizando os municípios em consórcios, para compartilharem aterros sanitários regionais. Disse que em breve haverá reunião, no próximo dia 16, entre São João de Meriti, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Duque de Caxias, que estarão assinando um consórcio para a implantação de Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil (entulho de obra). Mas, Sveibil, queixou-se que as tratativas com Duque de Caxias estão muito difíceis.
O Secretário Municipal de Ambiente e Defesa Civil, Zilto Bernardi Freitas, foi muito aplaudido, ao falar. Zilto sensibilizou a platéia com palavras simples e objetivas, lembrando das principais conquistas, e finalizou motivando a todos a separarem os resíduos recicláveis do lixo comum , o que é fácil de fazer e trará enormes benefícios para a atividade da reciclagem.
O Sub-Secretário da SEMADEC, Joziel F. Carlos, foi muito dinâmico e envolvente, expressando-se com desenvoltura, ele mostrou os principais projetos, como o paisagismo de praças, as áreas de preservação no município, a limpeza de encostas, a coleta de pneus inservíveis, os Núcleos de Defesa Civil, e as recentes ações de fiscalização de crimes ambientais, como a tentativa de venda de lotes ilegais na Área de Proteção Ambiental do Limoeiro e o depósito criminoso de lixo eletrônico na beira da Via Light.
O Superintendente de Defesa Civil, Major Alexandre, saudou a todos e em especial a uma turma de uns vinte Voluntários da Defesa Civil, representantes da Terceira Idade, que estavam uniformizados. Ressaltou que a cidade está mais preparada para evitar os possíveis problemas de deslizamentos de encostas e alagamentos, comuns no período de verão, por causa da capacitação de mais de 1.200 Agentes da Defesa Civil, nas NUDEC's espalhadas por toda São João de Meriti.
O Superintendente João Lobato palestrou sobre ações de educação ambiental e o Projeto de Coleta Seletiva nas Escolas, principalmente. Lobato, destacou também o crescimento da Cooperativa CooperAngel que está vendendo os recicláveis coletados no município de São João de Meriti para países da Ásia, como a Coréia do Sul e o Japão. João Lobato mostrou fotos de uma reunião, acontecida no Copacabana Palace, com os empresários coreanos que tem planos de implantarem uma Fábrica de Reciclagem em São João de Meriti.
Depois, foi a vez do Superintendente Odair Paes palestrar sobre o licenciamento ambiental, o Superintendente Sérgio Luiz que mostrou as 7 unidades de conservação da cidade, e o geógrafo Robson Monsueto que explanou sobre o trabalho de geoprocessamento e mapeamento, desenvolvido por ele e pelo Marcos.
O Deputado Federal Marcelo Matos prestigiou o fechamento do primeiro dia do evento, e informou que seu projeto de implantação de um fundo para o lixo no Brasil, o FUNALIXO, está tramitando no Ministério do Meio Ambiente, e comemorou a chegada dos novos caminhões (total de 22 veículos) para dinamizar a coleta de lixo na cidade. Marcelo Matos falou que o DNIT está avançando nos projetos de duplicação dos viadutos de São João de Meriti, faltando desembaraçar as licenças ambientais com o IBAMA.
Eu (Newton Almeida) gostei muito do evento e bati um papo muito divertido e inteligente com o ambientalista e professor Plácido Figueiredo Moraes, da ONG AMBIENTAR .
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial