Poluição : Parece Limpo Mas Pode Estar Poluído
Poluição : Parece Limpo Mas Pode Estar Poluído !
Refletindo Sobre o Conceito de Poluição
O conceito de poluição varia de autor para autor, mas todos concordam que ela envolve uma alteração desfavorável no ambiente, causada por mudanças na transferência de energia, na composição física e química do meio ou na quantidade e/ou espécies de organismos. Tais mudanças alteram as características originais do ambiente, podendo até afetar a qualidade de vida do ser humano, direta ou indiretamente, por meio do ar, do solo ou da água.
Um poluente é um material (substâncias, bactérias) que, ao atingir determinada concentração num ambiente, o afeta de alguma maneira. Isso vale para qualquer ambiente, aquático ou terrestre. Assim, não basta, por exemplo, um solo receber uma quantidade qualquer de um inseticida tóxico para ser considerado poluído; essa substância deve estar numa quantidade que sua concentração no ambiente cause efeitos sobre ele. Portanto, quando um ambiente recebe poluentes, não significa necessariamente que ele já esteja poluído ; pode estar somente contaminado, que é uma etapa anterior.
Apesar de o termo vir do latim polluere, que significa “sujar”, um ambiente pode estar poluído sem ter aparência de sujo. A recíproca também é verdadeira, isto é, um ambiente sujo no conceito estético da palavra pode não ter substâncias tóxicas ou causadoras de doenças.
Fonte : SANTANA, Olga ; FONSECA, Aníbal . Ciências Naturais 8º ano . Editora Saraiva. 3ª edição. São Paulo : 2009 .
Um acontecimento que exemplifica a situação de o ambiente parecer limpo, mas na verdade estar muito poluído, aconteceu em Bangladesh. Um país muito pobre ao sul da Ásia, que faz fronteira com a Índia, recebeu um grande programa para beneficiar o saneamento básico, através da ONU, na década de 1970 .
O programa abriu poços para a população que carecia de fonte de água. Após algum tempo, percebeu-se que crianças estavam morrendo aos milhares . A tragédia aconteceu porque a água do sub-solo era contaminada por arsênico, e a as pessoas foram adoecendo e morrendo. Estima-se que chegaram a morrer milhares de crianças por ano.
Os gestores do programa faziam análises periódicas da água dos poços, mas era apenas análise bacteriológica, que verifica a contaminação por coleiformes fecais. Se fossem realizadas análises físico-químicas milhares de pessoas estariam vivas hoje.
Leia mais em sobre a contaminação em Bangladesh
http://fundentes.blogspot.com/2010_03_20_archive.html
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial