terça-feira, 1 de novembro de 2011

ETE Sarapuí Entra em Operação

    No site da CEDAE em matéria do dia 25 de outubro de 2011 : 

"
   O governador Sérgio Cabral deu início, nesta terça-feira (25/10), à operação da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Sarapuí, que beneficiou um milhão de habitantes dos municípios de Belford Roxo, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Nilópolis e Mesquita. A Estação, construída há mais de 12 anos e que não havia entrado em funcionamento por falta de tronco coletor principal, tem capacidade para tratar cerca de 1.500 litros de esgoto por segundo (l/s).
    O governador Sérgio Cabral destacou que, “além de ser um compromissso olímpico, a entrada em operação da Estação de Tratamento de Sarapuí é um marco na despoluição da Baía de Guanabara. Afinal, até 2007, só havia 2.000 litros de esgotos por segundo sendo tratados em regime secundário, que retira 98% das impurezas da água, na região de influência da Baía. Agora, com os investimentos colocados desde 2007, já chegamos a 6.000 litros por segundo tratados em regime secundário. Até 2015, alcançaremos uma vazão de 14 mil litros por segundo, ou seja, sete vezes mais que no início do governo.”
   A Estação Sarapuí realizará tratamentos primário e secundário. Além disso, a unidade de tratamento é dotada de três bombas de 400HP de potência e de inversores de frequência, que minimizam o consumo de energia elétrica, economizando recursos da empresa.
  
     A ETE foi interligada ao interceptor de esgotos, que tem extensão de 6.330 metros e dois metros de diâmetro. Cerca de 13.500 metros de tronco coletores e 167 mil metros de redes coletoras de esgotos também foram instalados.
    O Estado do Rio de Janeiro já investiu cerca de R$ 200 milhões no sistema de esgotamento sanitário de Sarapuí. O evento é mais uma realização que vai ao encontro dos compromissos do país junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI). .....      "          

      Veja abaixo detalhes sobre a localização  dos coletores da ETE  Sarapuí  (Fonte : CEDAE) 
Em números gerais o total de esgoto tratado no Estado do Rio de Janeiro é 30%  (segundo informado pelo Secretário Estadual do Ambiente, Carlos Minc ). A Secretaria Estadual do Ambiente planeja alcançar 60 % de esgoto tratado até 2014 . Se a Baía de Guanabara ( que recebe os efluentes lançados nos cerca de 50 rios que deságuam para lá, juntamente com as águas de drenagem de um contingente populacional de uns 10 milhões de pessoas dos 15 municípios dessa bacia hidrográfica  de 4.000 quilômetros quadrados)   tiver  30 % do esgoto tratado já está muito bom , e chegar a 60 % será uma façanha !   Eu torço para que consigamos !  
    Eu (Newton Almeida) acho que o Estado do Rio de Janeiro vem trabalhando para sediar a Copa do Mundo e Olimpíadas de 2016 com êxito, e o saneamento do estado será o grande legado desses mega-eventos, fortalecendo a  vocação turística do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil .  
           Tratar o esgoto  é tratar bem da saúde do povo ! 
           Parabéns à CEDAE e ao Governo por colocarem a ETE Sarapuí em operação ! 






0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial