domingo, 30 de outubro de 2011

SÃO JOÃO DE MERITI : DEFESA CIVIL : NUDEC MULHER

DEFESA CIVIL DE SÃO JOÃO DE MERITI CAPACITA MULHERES – NUDEC MULHER

      A nação mais poderosa do mundo, Os Estado Unidos, possui a democracia enraizada através da organização social em entidades civis. A união  é ampla em ONGs, institutos, associações que buscam unir e desenvolver a participação social, seja reivindicando os direitos das minorias, seja para ampliar laços de convivência saudável e  amigável .
    Aqui no Brasil, na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso a implantação de conselhos para fiscalização da gestão pública marca a importância da participação civil . Também o movimento do terceiro setor , as ONGs, principalmente unindo em torno de projetos ambientais sinaliza o caminho para o fortalecimento democrático e participativo.
    Quando as pessoas se unem em objetivos comuns os problemas estão com os dias contados. Em São João de Meriti, região da Baixada Fluminense, cidade distante uns 35 quilômetros da capital do Estado do  Rio de Janeiro, os principais  problemas são a carência de água tratada, ausência total de tratamento de esgoto, coleta de lixo ainda deficiente, e isso agravado pela enorme densidade demográfica, com população de uns 500 mil habitantes, vivendo em apenas 34 quilômetros quadrados ( cerca de 13.000 habitantes por km² ; a  densidade demográfica no Brasil é de cerca de  22 habitantes por km²) .
     São João de Meriti  é  o município de maior densidade demográfica do Brasil, e dizem que tem a maior densidade demográfica da América ( a cidade mais densamente povoada do mundo deve ser Daca, capital do Bangladesh, 7 milhões de habitantes vivendo em 360 quilômetros quadrados).
   Em São João de Meriti é comum enchentes e alagamentos nas chuvas de verão, e se é praticamente impossível que a população deixe de ocupar áreas de risco, é dever que as autoridades organizem os moradores para a prevenção  de catástrofes e acidentes. E isso vem sendo feito em São  João de Meriti, exemplarmente, através da Secretaria Municipal de  Ambiente e Defesa Civil. O Major Alexandre, comanda a Defesa Civil com liderança motivadora, e seu Programa das NUDECS (Núcleos de Defesa Civil Municipal) é tão eficaz como simples. São organizados grupos de moradores, por bairros, que recebem capacitação para a prevenção de acidentes, e ao final conquistam um certificado de Agente da Defesa Civil, caso sejam aprovados . Já foram capacitados uns 3.000 moradores, entre alunos (de 10 anos em diante) , adultos e pessoas da terceira idade. São moradores que atuam como lideranças nas comunidades para a organização nos alertas de enchentes. 

    Recentemente a novidade do Programa Permanente de Preparação para Desastres é a NUDEC Mulher, voltada para público feminino. No dia 27 de  outubro, um grupo de 12 mulheres recebeu capacitação em meio ambiente (resíduos sólidos) e prevenção a acidentes com  botijão de gás, numa escola municipal. 



      O ponto alto foi quando o Major Alexandre ensinou às participantes a apagarem o fogo no botijão  de gás, utilizando o dedo indicador. As mulheres venceram o medo  e apagaram o fogo com muita calma . 
    Nosso Brasil precisa continuamente conversar, debater, discutir, enraizar a convivência democrática e cidadã, tal como a cidade de São João de Meriti vem fazendo .   




0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial