Cabo Frio : Poluição : Praia das Conchas : Esgoto : Algas
Newton Almeida - A Praia das Conchas Anda Recebendo Esgoto : Mas de Onde Será que Ele Vem ?
Quando a gente vai ficando menos jovem, me refiro ao pessoal do sexo que finge ser mais forte, os homens, a gente evita ficar indo ao médico, pois ficamos igual a um carro velho: é só procurar que se encontra algum problema. Pois é, quem diria que seria só procurar para encontrar um problema na paradisíaca Praia das Conchas! Que praia linda!
O Ernesto Lindgren escreveu que a fonte de poluição na Praia das Conchas, segundo constatado em boletins do INEA (InstitutoEstadual do Ambiente), poderia ser o extravasor da rede de tratamento de esgoto, em tempo seco, de Búzios, conduzido pela Corrente do Golfo. O Secretário Executivo do Consórcio Ambiental Lagos São João, o biólogo Mário Flávio não gostou da opinião do Ernesto, e externou a sua indgnação:
"
Ernesto Lingren - Assim se expressou Mário Flávio Moreira, secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, em comentário enviado à revista CIDADE ONLINE, reagindo ao artigo nela publicado com o título "Na rota do esgoto"; "Resposta ao Alienado Ernesto Lindgren. Ter, 17 de Maio de 2011 21:38 (Mario Flavio Moreira) Prezado Lindgren, Solicito por gentileza que não "vomite" asneiras numa conceituada revista como essa. Se você tem alguma dúvida em relação ao sistema de captação de esgoto em nossa região, nos procure no Consórcio, estarei a sua disposição para dirimir suas dúvidas. Ou procure alguem que saiba". A resposta colunista foi "Prezado Mário Flávio. Aceito sua sugestão. Procurarei alguém que saiba".
Ernesto Lindgren - O xingamento (alienado = doido, enlouquecido) é coisa vulgar e deve ser descartada. A tentativa de censura é inadmissível. Há razão para o protesto de Mário Flávio Moreira. Este colunista não dispõe de dados ou informações que confirmem que a corrente marítima está trazendo esgoto que poluiu a praia das Conchas - fato indicado por boletins do INEA - ou que poderia poluir a praia do Peró. Não pode, também, confirmar que a presença de coliformes fecais na praia das Conchas, em nível que excede o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), seja consequência de despejo de esgoto in natura na rede de coleta de esgoto em tempo seco em Búzios, um sistema ardorosamente defendido por Mário Flávio Moreira. Ocorreu, portanto, a este colunista aventar que se trata de um fenômeno inédito que está a merecer a atenção de pesquisadores, provavelmente ou certamente do CILSJ: a auto-poluição da praia das Conchas como mostra a ilustração. Talvez ocorra uma erupção de esgoto in natura, de origem desconhecida, por alguns segundos, na calada da noite.
Ernesto Lindgren
CIDADE ON LINE http://www.revistacidade.com.br/index.php
21/05/2011 "
Newton Almeida - Mas, se fossem as correntes marinhas que estariam trazendo o esgoto para a Praia das Conchas, a Praia do Peró também estaria contaminada, o que a princípio não acontece. Portanto, isso corrobora a minha humilde opinião de que a fonte de contaminação é o restaurante/bar que fica na encosta do morro, no cantinho da Praia das Conchas, depois do Peró. Eu sei o nome do lugar, mas não quero fazer propaganda. Com certeza, os banheiros dali devem ter uns canos enterrados na areia da praia, embaixo daquele deck em que os banhistas adoram se esconder do sol forte. Basta que esse restaurante/bar instale algum sistema de tratamento de esgoto, que seja eficaz, e as algas que chegaram para ficar naquele lado, vão se mandar. As algas estão sempre se proliferando ali, sujando aquela linda praia, pois encontram alimento: é como uma espécie de mecanismo da natureza, tentando limpar o que as pesssoas estão jogando na água, o esgoto (carga orgânica ).
E você leitor(a), conhece a Praia das Conchas ? Acha que eu estou regurgitando asneiras ? Ou concorda com as minhas óbvias observações ? Deixe um comentário ! Faça desse blog seu espaço de participação para um mundo melhor ! Deixe um Comentário !
1 Comentários:
Seria muito bom que nossas autoridades sanitárias tivessem a dignidade e caráter para reconhecer que o tratamento do efluente proveniente do esgoto sanitário deve ser prioritário na Saúde Pública em todos os momentos climáticos e não somente em saneamento em ¨tempo seco¨ como defendem alguns técnicos que se dizem sanitaristas mas creio que não passam de irresponsáveis e que na verdade estão ocupando o espaço de profissionais que com certeza agiriam em defesa da vida. O Dr Cynamon, renomado cientista da Fiocruz-RJ, propôs tecnologias de tratamento através de Filtros Anaeróbios com fluxos alternados em que venho trabalhando neste sistema há mais de 20 anos com resultados que se aproximam de 100% na eliminação de coliformes fecais, que se empregado poderá reduzir e até eliminar estas práticas de crime ambiental.
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial