Rio de Janeiro - Ponte Estaiada da Ilha do Fundão
A Construção da Ponte Estaiada da Ilha do Fundão Avança
Registrei duas fotos do andamento da construção da ponte estaiada, que vai ligar a Ilha do Fundão (Cidade Universitária do Rio de Janeiro) à Linha Vermelha. O projeto está avançando rapidamente e vai dar uma boa opção aos motoristas que deixam a Ilha do Fundão .
A frota de veículos no Brasil não pára de crescer e já batemos recordes mundiais de vendas de carros zero quilômetro em 2010 e também num determinado mês de 2011, me parece . Portanto, o jeito é construir mais estradas para que o trânsito flua.
Nossa cultura de privilegiar o transporte rodoviário tem que ser aos poucos mudada, pois o planejamento urbano sinaliza na direção de soluções alternativas para o transporte de massa, como o veículo leve sobre trilhos, por exemplo. No Rio de Janeiro o metrô deve alcançar a Barra da Tijuca , em breve, e passa por um período de constantes queixas por parte dos usuários (superlotação e atrasos frequentes). Os trens urbanos são bastante desconfortáveis, no Rio de Janeiro, super-lotados e sujeitos a constantes quebras. O sistema de barcas da Baía de Guanabara deve ser ampliado, pois a cidade de São Gonçalo está trazendo recursos do PAC para implantar um terminal de barcas em São Gonçalo, ao lado da BR 101 (Gradim) . Vamos ver se dessa vez sai.
A grande parte da população, na região metropolitana do Rio de Janeiro, desloca-se de ônibus, e a malha rodoviária tem que ter maior manutenção, nesse caso, pelo peso dos veículos.
E falando de transportes, no dia 27 de agosto de 2.011, sábado, aconteceu a " tragédia anunciada " : o bondinho de Santa Tereza descarrilhou e 5 pessoas morreram. Ele é parecido com o tal veículo leve sobre trilhos, não é mesmo ? Mas, a empresa concessionária estava sendo denunciada há muito tempo por negligência na manutenção, o que foi constatado nesse acidente. Os jornais e televisão mostraram que partes do bondinho estavam afixadas com arame ! E havia remendos de solda por toda a estrutura !
Se as concessionárias do sistema de transporte do Rio de Janeiro estão com pouco dinheiro em caixa para a manutenção, as empreiteiras estão voando mais alto do que ASA DELTA ( eu torço para seu sucesso, mas a vida depende de equilíbrio, não podemos fazer apenas uma ASA DELTA voar e o resto ficar à míngua , não concordam ? ) .
Juntamente com a construção dessa ponte estaiada está sendo realizada a dragagem do Canal do Fundão (à direita nas duas fotos), também conhecido por Canal do Cunha. Os sedimentos provenientes da dragagem são acondicionados em colchões (geotubes) que confinam , ou isolam, essas partículas de areia que estão contaminados por metais pesados.
Após realizada toda a dragagem, esses colchões serão aterrados lá mesmo onde estão sendo depositados, na Ilha do Fundão.
De acordo com o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc :
“ Estamos acabando com um dos piores passivos ambientais da Baía de Guanabara que é um anticartão postal do Rio. Além de melhorar o impacto ambiental da chegada à cidade, a obra prevê a construção de píers para os pescadores, a canalização do esgoto da Ilha do Fundão diretamente para a Estação de Tratamento de Alegria, no Caju, o reflorestamento das margens dos canais e de seus afluentes e projetos paisagísticos, como áreas de lazer e esportivas e ciclovias no entorno - detalhou o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. “
No site do INEA ( http://www.inea.rj.gov.br/) o projeto está muito detalhado, eu destaquei esse trecho :
" O projeto de dragagem inclui a reurbanização das margens do canal, canalização do esgoto dos dois lados de seu leito para a Estação de Tratamento de Alegria e a revitalização de 175 mil m2 de manguezal em torno da Ilha do Fundão. O projeto envolve alta tecnologia e beneficiará a população do Rio de Janeiro e o ecossistema da Baía da Guanabara, poluído por décadas de despejo de dejetos e lixo industriais e residenciais. O Canal do Fundão será alargado para mais de 80 metros num trecho de 6 km, chegando a 4,5 m de profundidade. Há trechos que serão cavados até 8 metros para aumentar o calado e permitir a circulação das águas e a navegação de embarcações maiores que acessarão os estaleiros do Caju. "
O início da dragagem foi no dia 09 de fevereiro de 2009 e pode-se notar melhoria do ambiente, nessa parte da Baía de Guanabara. As margens foram cercadas com tela para evitar a entrada do lixo flutuante e o manguezal está sendo reflorestado. Mas, hoje pela manhã, a Baía de Guanabara estava em maré vazante, e a lâmina d’água quase não cobria o leito do Canal do Fundão. Depois de toneladas de sedimentos retirados, esperávamos que a profundidade do Canal estivesse bem maior.
De nada adiantará esse investimento de cerca de 250 milhões de reais , bancado pela Petrobrás, através de medida compensatória ( medida exigida pelo órgão ambiental – INEA - aos responsáveis pela execução de um projeto, destinada a compensar impactos ambientais negativos ) se o tratamento do esgoto da região não avançar. Por isso é prevista a ampliação de troncos coletores que conduzirão o esgoto da Vila da Cidade Universitária, para a Estação de Tratamento de Esgoto da Alegria, bem ao lado da Ilha do Fundão .
Estamos contentes de ver que projetos de saneamento estão sendo executados, em paralelo a obras de ampliação da malha viária, mas é preciso avançar no tratamento do esgoto e limpeza dos rios de toda a Macro-Região Ambiental I, da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara.
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