COMPERJ : PETROBRÁS : Alterações Ambientais : Itaboraí : Estado do Rio de Janeiro : Saneamento Básico
Quem conheceu a cidade de Itaboraí a alguns anos atrás, e volta a visitar o seu centro comercial, percebe a enorme quantidade de gente e automóveis que passou a circular por lá. Também se verifica o maior adensamento humano em Manilha e Venda das Pedras. ( Venda das Pedras era o corredor viário principal para quem ia do Rio de Janeiro para a Região dos Lagos, até que foi construída a Rodovia Niterói Manilha, desviando o trajeto por fora da cidade de Itaboraí, e que esvaziou economicamente Venda das Pedras ).
Esse maior contingente populacional está vindo morar em Itaboraí atraído pela oferta de empregos diretos no COMPERJ : Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro .
" O Comperj será formado por uma refinaria e unidades geradoras de produtos petroquímicos de 1ª geração como propeno, butadieno, benzeno, entre outros, e com uma capacidade de eteno da ordem de 1,3 milhão de toneladas/ano. Haverá também um conjunto de unidades de 2ª geração petroquímica com produção de estireno, etileno-glicol, polietilenos e polipropileno, entre outros. Além disso, haverá uma Central de Produção de Utilidades (CDPU), responsável pelo fornecimento de água, vapor e energia elétrica necessários para a operação de todo o Complexo.
• Já empresas de 3ª geração, que poderão ser atraídas pelo Comperj e se instalar também nos municípios vizinhos e ao longo do Arco Metropolitano, que ligará Itaboraí ao Porto de Itaguaí, serão responsáveis por transformar esses produtos petroquímicos de 2ª geração em bens de consumo, tais como: componentes para as indústrias montadoras de automóveis, materiais cirúrgicos e linha branca como eletrodomésticos, dentre outros. Cabe ressaltar que a atração dessas indústrias depende também de uma maior atratividade por parte das esferas municipal e estadual.
O COMPERJ está sendo construído em uma área de 45 milhões de metros quadrados (45 Km²) , o equivalente aproximado a mais de seis mil campos de futebol. O Município de Itaboraí está localizado próximo aos Portos de Itaguaí (a 103 km) e Rio de Janeiro, dos terminais da PETROBRÁS de Angra dos Reis (157 km), Ilhas d’Água e Redonda (30 km), e é atendido por rodovias e ferrovias, além das sinergias com a REDUC (50 km), com as plantas petroquímicas da Rio Polímeros e da Suzano (50 km) e com o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello - Cenpes (a 38 km de distância do COMPERJ) na Ilha do Fundão ."
Fonte : Petrobrás
Eu (Newton Almeida) pesquisei imagens de satélite (Google Earth) da região, entre os rios Macacu e Caceribu, que deságuam na Área de Preservação Ambiental de Guapimirim (APA Guapimirim) , vejam abaixo :
ANTES 27 / 05 / 2008
DEPOIS 25 / 01 / 2011
ANTES 27 / 05 / 2008
DEPOIS 25 / 01 / 2011
A fim de diminuir impactos ambientais diretos a Petrobrás fará o reflorestamento no entorno do complexo petroquímico, plantando quatro milhões de mudas nativas da Mata Atlântica, sendo que um milhão dessas mudas serão plantadas na área interna do empreendimento, e o projeto prevê a instalação de um viveiro florestal com capacidade para produzir 300 mil mudas ao ano.
O Brasil está crescendo e ampliando a distribuição de renda, e o COMPERJ é garantia de fortalecimento do mercado interno e independência geopolítica. Mas, a infra-estrutura de tratamento de água e esgoto, aqui no Estado do Rio de Janeiro, não cresce na mesma proporção. E se falarmos em coleta de lixo, basta passear pelas cidades e ver que a sujeira é uma realidade, com raras exceções. Portanto, o empreendimento COMPERJ, que além dos impactos ambientais diretos de uma refinaria de petróleo, traz a necessidade urgente da ampliação da infraestrutura de saneamento e transportes públicos para a população que já vivia na região, e para a nova população migrante.
Só ficaremos seguros e contentes quando o saneamento básico avançar na região ! Obras de saneamento básico também geram empregos diretos a garantem enormes economias ao Sistema Único de Saúde ! O saneamento básico é o que falta para a despoluição da Baía de Guanabara e melhor qualidade de vida para a população !
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial