Rio de Janeiro : Reciclagem Óleo Vegetal : Bicicleta Elétrica
Programa de Coleta de Óleos Vegetais : Bicicleta Elétrica
O Governo do Estado do Rio de Janeiro apóia cooperativas de catadores de reciclávies, nas eco-barreiras que são instaladas em alguns rios , para segurar o lixo flutuante antes que chegue na Baía de Guanabara (Rio Irajá, Rio Pavuna-Meriti, Rio Iguaçu, Rio Sarapuí, etc.), e na Praia da Barra da Tijuca (eco-barreira do Itanahngá, segura o lixo e gigogas) . A eco-barreira é uma idéia simples que funciona satisfatoriamente, mas o ideal seria que ninguém jogasse lixo no rio e que todo o esgoto fosse tratado antes de ser lançado nos corpos hídricos. O lixo que fica retido nas eco-barreiras é coletado por cooperativas de catadores .
Além das eco-barreiras, a Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) coordenam o Programa PROVE : que conscientiza para a importância da separação do óleo de cozinha usado, pois se lançado no ralo da pia ele é um poderoso poluente que prejudica os ecossitemas aquáticos.
O PROVE auxilia as cooperativas agregando parceiros e atraindo investimentos . O óleo de cozinha usado alcança uma valor lucrativo, na cadeia de negócios da reciclagem, de quase R$ 1,00 por litro, devido ao Programa Federal de Reciclagem (refino) do óleo usado para a produção de biodiesel.
Semana passada a SEA divulgou que o PROVE está utilizando uma bicicleta elétrica para a coleta do óleo usado. Na verdade é um triciclo elétrico. Ele tem autonomia para percorrer 45 Km, carregando até 200 litros de óleo. Para recarregar a bateria são necessárias 6 horas, custando R$ 1,60 na conta de energia elétrica. Esse triciclo está sendo utilizado na coleta em Niterói e foi idealizado em parceria com a AMPLA (concessionária de energia elétrica de Niterói) . A Secretaria Estadual do Ambiente pretende disponibilizar mais 30 triciclos em diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro.
Independentemente da forma que uma cooperativa tem para coletar o óleo, é importante que todos o separem em casa, e quem quiser doar o óleo de fritura basta ligar para : Disque-Prove (21) 2598-9240 / 2598-9242 .
Newton Almeida
Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial