quarta-feira, 4 de maio de 2011

Baía de Guanabara : Lixo : Degradação Ambiental : Esgoto

            A Baía da Guanabara pode ser chamada de " A Grande Privada " do Estado do Rio de Janeiro. 

            Prezados leitores peço desculpas pela expressão tão pejorativa e até de baixo  calão, mas escrevo externando um enorme descontentamento com a situação da nossa Baía da Guanabara . Eu fui resolver um assunto no Carrefour de Neves, em São Gonçalo, atravessei o matagal, e pisando em muito lixo, para observar a nossa degradada Baía de Guanabara.
            Quando passamos  de carro na BR 101 (Auto Pista Fluminense) apreciamos a vista bonita da Baía de Guanabara, mas de pertinho : é lixo e sujeira o que vemos !  Muito triste !
             Em 2009 , quando eu trabalhava no INEA ( Instituto Estadual do Ambiente) fui verificar o Projeto Baía Limpa : Petrobrás pagando os pescadores para limparem a orla da Baía de Guanabara . E a Baía estava  mais limpa. Hoje (04/05/2011) eu fiquei triste. Muito sujo. 
             A culpa  é de todos nós ! Muitas vezes eu vejo pessoas jogando lixo no chão e não falo nada. Fico com medo de reclamar, ou de aborrecer as pessoas.  Fico resignado. Faço palestras sobre as consequências de jogar lixo no chão. Mas, cada dia vemos mais lixo nos rios, ruas e na Baía de Guanabra .
             Os sedimentos pretos são comuns nos mangues, mas  a água está quase preta de puro esgoto.  No entorno da Baía de Guanabra existem centenas de indústrias. Essa região é o segundo maior pólo industrial do Brasil. Dizem as autoridades que o licenciamneto ambiental e fiscalização mais eficiente fizeram  diminuir muito a poluição industrial. E que o problema é o lixo ( resíduos sólidos ) e lançamento de esgoto.    
              Em volta da Baía de Guanabara vivem cerca de dez milhões de pessoas. As Prefeituras pouco fazem para tentar limpar a Baía de Guanabara . Algumas poucas ONG's é que se lançam nesse desafio , como a Guardiões do Mar (Pedro Belga), o trabalho contínuo do Mário Moscatelli, a ONG do Axel Grael em Niterói, Instituto Baía de Guanabra da Dora Hees , Amigos do Caceribu (Diana Rosa)  citando algumas. Mas, as Prefeituras ficam esperando diretrizes e apoio do governo estadual,  e valendo-se de que de nada adianta limpar "meu quintal" enquanto os vizinhos, os outros municípios, continuam sujando tudo ao redor.        
       
    O Governo do  Estado está dragando o Canal do Cunha (em torno da Ilha do Fundão) e anunciou a coleta do esgoto doméstico de toda a comunidade da Maré, conduzindo para a Estação de Tratamento de Esgoto do Caju (ETE Caju), e tem as eco-barreiras que seguram parte do lixo nos rios que desembocam na Baía de Guanabara (cerca de oito eco-barreiras, mas são uns cinquenta rios nessa bacia hidrográfica) . Estamos aguardando ansiosos os recursos da ordem de 5 bilhões anunciados, pelo Governo do estado do Rio de Janeiro,  para a despoluição da Baia de Guanabra, dentro da carta de intenções das Olimpíadasde 2016 .  

            Eu (Newton Almeida) peço que vocês  leitores enviem comentários sobre  projetos de ONG's que estão sendo desenvolvidos . Será que o Baía Limpa continua ? E aguardo convite para participar de mutirão de limpeza, nos finais de semana eu posso participar. E as Prefeituras que estejam comprometidas com a limpeza da Baía de Guanabara podem convidar-me para que  eu visite e divulgue aqui !
            Eu tenho fé que vou voltar a nadar nas águas da nossa Baía de Guanabara !  Quem sabe poderemos até mesmo rever os golfinhos !  

Newton Almeida




1 Comentários:

Às 9 de maio de 2011 às 21:23 , Anonymous Paola disse...

Olá, meu nome é Paola.
Eu estava pesquisando na internet sobre alguns assuntos atuais a respeito da Baía de Guanabara, e acabei encontrando seu site.
Eu sou estudante de Design, e nesse período o nosso projeto é sobre a Baía. No meu caso, nós optamos por arranjar alternativas de chocar as pessoas a respeito do lixo, de forma que isso traga alguma consequência positiva para a conscientização das pessoas. Vejo que você se interessa pelo assunto. Se puder dar alguma opnião para o meu trabalho, eu agradeço.

 

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial