quarta-feira, 27 de abril de 2011

Rio de Janeiro : Enchente : Praça da Bandeira

      A Praça da Bandeira é um Bairro da cidade do Rio de Janeiro, e também uma praça . O bairro Praça da Bandeira fica localizado na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, entre o centro e a Tijuca, e bem próximo ao estádio de futebol Maracanã .
      Desde a década de 1970 que esse bairro, e as ruas próximas à Praça  da Bandeira e ela própria , sofre com enchentes. A razão seria a confluência das águas da chuva para lá, devido aos morros ao seu redor. Portanto, desde a década de 1970 que a Praça da Bandeira necessita de obras de macro-drenagem .
       Na madrugada do dia 25 de abril de 2011 (de segunda-feira para terça-feira) choveu muito no Rio de Janeiro, chuvas muito além da quantidade normal e sem a previsão por parte dos serviços de meteorologia : 274 mm num período de nove horas. As ruas da Praça da Bandeira ficaram inundadas, com as pessoas  transitando com água na altura do peito e pescoço, desesperadas para chegar em casa e abrigarem-se em local seguro . Os carros flutuando como se fossem barcos.
       No dia seguinte era um cenário de destruição, e que deixou um senhor morto por afogamento, na  Rua Sotero dos Reis, beco 58, na Vila Mimosa. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma equipe tentou socorrer a vítima, mas não obteve sucesso. O homem morreu devido ao transbordamento do Rio Maracanã.
     A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) removeu 300 toneladas de lama e lixo após as chuvas que causaram sérios danos na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. A companhia atuou com 310 homens para reforço das operações na área da Praça da Bandeira e Grande Tijuca, atingidas pelas chuvas .
      Eu (Newton Almeida) assisti na televisão os comerciantes e moradores relatando os transtornos que enfrentam. Num prédio, a garagem , no sub-solo,  foi rapidamente inundada, os moradores observando seus automóveis sendo mergulhados sem nada poderem fazer. A água alcançou as luminárias do teto e os carros ficaram totalmente submersos. Um comerciante da Praça da Bandeira contou que tem por hábito sempre levantar as mercadorias da loja (aviamentos) da primeira e segunda  para a terceira prateleira (a um metro do chão). Ele disse que as funcionárias reclamam e acham que não há necessidade, mas ele sempre faz isso , pois a chuva poder vir a qualquer hora. E essa última chuva avançou o nível da primeira prateleira, segunda, terceira e alcançou a quarta prateleira , infelizmente.  Numa outra loja, de serviços de cópias reprográficas (máquinas de xerox), os prejuízos chegaram a R$ 60.000,oo , pois todas as máquinas ficaram debaixo da enxurrada.   
     O Prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, informou que um projeto de macro-drenagem da Praça  da Bandeira está orçado em 300 milhões de reais, passa por avaliação da Caixa Econômica Federal, e posteriormente receberá recursos conveniados através do Ministério das Cidades . Esse projeto que trará finalmente a solução para a " Praça da Banheira", como foi apelidada a localidade, pertence ao conjunto de obras para reestruturação da cidade para sediar a Copa do Mundo de 2.014 . Bendita Copa do Mundo !     
     Enquanto isso não acontece, convém que a população colabore não jogando o lixo no chão , o que com certeza é uma  das razões que contribuem para as enchentes em qualquer grande cidade do Brasil e do mundo.
    E você leitor(a), conhece a Praça da Bandeira ? Acha que a população poderia diminuir as enchentes colaborando com a limpeza pública ? Acha que a Comlurb está precisando de maiores recursos para a limpeza da cidade ?  Deixe um comentário, faça desse blog seu espaço de participação para um nundo melhor ! Deixe um comentário !  

    Fonte das imagens : http://pt.wikipedia.org/wiki/Pra%C3%A7a_da_Bandeira_(bairro_do_Rio_de_Janeiro)  ; http://www.ultimosegundo.ig.com.br/brasil/rj/       Newton Almeida   

1 Comentários:

Às 4 de maio de 2011 às 23:03 , Anonymous CARLOS SILVEIRA disse...

Newton, uma semana antes postei no meu blog sobre a prefeitura ter feito um big brother para poder ver a tragédia remotamente em detalhes.
Seria cômico se não fosse trágico.
Grnade abraço, meu Guru.

 

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial