Semana do Meio Ambiente : Prefeitura de São João de Meriti : SEMADEC
A Secretaria do Ambiente (SEMADEC) de São João de Meriti na Semana do Meio Ambiente : hoje (02 de junho de 2011) a Semadec deu continuidade ao seu Ciclo de Palestras, no auditório da Faculdade Estácio de Sá , no Shopping Rio Ville, em Vilar dos Teles.
Quem foi aprovou ! Além de café da manhã e farto coffee break ao final das palestras (13:00), os presentes puderam ficar muito bem informados sobre o PSAM (Programa de Saneamento dos Municípios da Baía de Guanabara) . Seria uma espécie de Novo PDBG (Programa de Despoluição da Baía de Guanabara) que vai ampliar e recuperar as obras deixadas pelo PDBG (cerca de 8 Estações de Tratamento de Esgoto e seus troncos coletores).
Quem palestrou sobre o PSAM foi o Coordenador desse Programa Estadual da Secretaria de Estado do Ambiente, e também sub-Secretário, Gelson Baptista Serva . Gelson explicou que o Governo do Estado do Rio de Janeiro pretende executar obras para tratamento de esgoto no montante de 640 milhões de dólares ( sendo 188 milhões de contrapartida estadual e o restante do Governo Federal), para despoluição da Baía de Guanabara.
O Secretário Municipal de Ambiente, de São João de Meriti, Zilto Bernardi Freitas, informou sobre o Plano Municipal de Saneamento que terá início nesse ano. Para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento acontecerão audiências públicas nos bairros de São João de Meriti e ele será uma ferramenta para a conquista de mais recursos federais e também do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
Outra palestrante que se apresentou foi a Ângela Alvim , Diretora da COOPERANGEL (Cooperativa de catadoras de materiais recicláveis). Ângela explicou da importância da reciclagem dos resíduos sólidos. Disse que a CooperAngel tem hoje 52 cooperadas e conta com caminhão e Estação de Beneficiamento de Óleo de Cozinha Usado . Ângela informou sobre a sua parceria com a SEMADEC para a Coleta Seletiva Solidária em São João de Meriti. Disse que a partir de 02 de agosto estarão coletando os resíduos recicláveis no centro e no Bairro Engenheiro Belford, com objetivo de formar uma REDE de Coleta Seletiva , gerando renda aos catadores informais (trazendo-os para a cooperativa) e cumprindo a nova Lei da Política Nacional dos Resíduos Sólidos 12.305 / 2010, regulamentada pelo Decreto Federal 7404 / 2010 .
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial