Baía de Guanabara : Descobrimento : Rio de Janeiro
Baía de Guanabara : chegada dos Portuguesses : descobrimento do Rio de Janeiro
Os historiadores tem opiniões diversas sobre a chegada dos portugueses no Rio de Janeiro . Mas, tem-se maior concordância de que o descobrimento do Rio de Janeiro ocorreu dia 1º de janeiro de 1502, com a entrada de três caravelas na Baía de Guanabara, entre o morro do Pão de Açúcar e a formação de relevo próximo à Praia de Jurujuba em Niterói, o Morro de Santa Cruz , formando uma barra (entrada da baía) de 1.600 metros .
Veja abaixo fotos da Baia de Guanabara que eu tirei :
(entrada da Baía de Guanabara , da Ponte Rio Niterói , Newton Almeida 2011)
(foto acima do Pão de Açúcar, tirada da ponte Rio Niterói - Newton Almeida - 2011)
(São Gonçalo, em frente ao Carrefour , BR 101 - Newton Almeida 2011)
(da Ponte Rio Niterói, vista para Niterói - Newton Almeida - 2011)
( acima - São Gonçalo, em frente ao Carrefour , BR 101 - Newton Almeida 2011)
(Linha Vermelha, pouco depois do Aeroproto Antônio Carlos Jobim - Newton Almeida 2010)
(de Niterói com vista para Cristo Redentor - Shopping Bay Market Newton Almeida - 2010 ) .
Dessa expedição portuguesa se sabe que as três naus partiram de Lisboa, em 1501, e que percorreram a costa batizando os acidentes geográficos com nome de santos. Não se tem registro de quem era o comandante da viagem , que também resultou na descoberta de Angra dos Reis . Entre os nomes apontados estão Gonçalo Coelho, Gaspar de Lemos e Nuno Manuel. O maior cartógrafo da época era Américo Vespúcio que estava integrando essa descoberta.
Segundo a opinião de Ana Lúcia Bulcão, pesquisadora do Arquivo-Geral da cidade do Rio de Janeiro : "Não se sabe se os diários de bordo foram perdidos ou se não chegaram a ser escritos para que não caíssem nas mãos de outras nações" .
Os portugueses ficaram impressionados com a riqueza natural da Baía de Guanabara, com águas cristalinas, cardumes de peixes de inúmeras espécies, pássaros com belas plumagens e homens e mulheres nus sem qualquer vestígio de alguma vergonha.
O frei francês André Thevet, que aportou na Baía de Guanabara na primeira viagem pelo litoral, após a descoberta do Brasil , escreveu a curiosidade :
" ... Nas terras circunvizinhas ao rio Guanabra existem árvores e arbustos inteiramente cobertos de ostras. Quando sobe a maré, a água avança de terra a dentro, cobrindo a maior parte dessas plantas e as ostras prende-se-lhes em quantidade incrível por entre os ramos . Quando os selvagens querem comer ostras cortam os galhos carregados ... " (André Thevet em 1555) .
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial