quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Visconde de Mauá : Estrada Parque


       A localidade conhecida por Visconde de Mauá é um distrito do município de Resende, no oeste do Estado do Rio de Janeiro .
      
    A cidade de Resende abriga a famosa Academia Militar de Agulhas Negras.  Eu (Newton Almeida) costumava ir à Resende à trabalho, saía de Itaboraí de madrugada e voltava ao final do dia. Uma vez, fui à Resende, resolvi tudo e à noite eu  estava em Saquarema fazendo uma palestra sobre o Achatina Fulica, conhecido por Caramujo Africano. E  depois da palestra voltei  para Itaboraí, onde eu morava. Como dizem, eu  “ tenho mais horas de estrada do que urubu de vôo “ .  É uma viagem muito bonita e tranqüila, da região metropolitana do Rio de Janeiro para Resende. O trecho da Serra das Araras é um pouco perigoso, sinuoso, íngreme e onde trafegam muitos caminhões.
   Visconde Mauá, localizada na Serra da Mantiqueira,  tem uns seis mil habitantes. O lugar é repleto de  pousadas e restaurantes e lojas bem charmosas, com estilo próprio. Muitos moradores de lá têm aquele aspecto despojado, com longos cabelos, e roupas ao velho estilo hippie. Nos restaurantes a truta é um prato muito encontrado, servida das mais diversas formas, cada uma mais saborosa do que a outra. As vilas principais são a Mauá, Maringá e Maromba, com seus riachos e belas cachoeiras, como a  Alcantilado, Cachoeira do Escorrega, Santa Clara, Toca da Raposa, Pedra Selada, etc. O principal rio é o famoso Rio Preto.   Devido à altitude de 1.200 metros , as temperaturas em Visconde de Mauá são bem mais baixas que as de Resende. (Abaixo, foto tirada por mim em 2007, na Cachoeira do Escorrega, a modelo é a Rosemary). 
    Para chegar à Visconde de Mauá você vai pegar a RJ 163 e vai subir, fazer curvas e subir e subir. A RJ 163  na verdade não era uma estrada, e um “ caminho de burro  “ .  Mas, isso está  mudando, pois no dia  09 de dezembro de 2011 o Governo do Estado do Rio de Janeiro inaugurou  a  Estrada Parque Capelinha – Mauá, num total de 16 quilômetros, com custo de R$ 48 milhões. O conceito Estrada Parque remete a uma estrada que prevê os menores impactos ambientais possíveis, com centro para visitantes, mirantes e passagens para a travessia de animais.  Convém dizer que a obra não está totalmente finalizada e muitos moradores queixam-se de que outros trechos importantíssimos da região estão abandonados.
     Muitos freqüentadores e  moradores de Visconde de Mauá são contra as melhorias na estrada   de acesso, pois acreditam que isso irá degradar a região. Pode ser que tenham razão, mas sob outro enfoque, quem sabe o melhor acesso, aliado a um projeto turístico, com o engajamento de todos envolvidos, num sentido de utilização sustentável, fará com que circule muito mais dinheiro, valorizando esse ambiente, na medida em que mais investimento seja feito por quem vive das belezas naturais do local. Semelhante ao que aconteceu em Bonito, Mato Grosso do Sul.   
   Convém lembrar que além da Estrada Parque o Governo do Estado, através do Instituto Estadual do Ambiente - INEA  implantou duas estações de tratamento de esgoto, nas vilas de Maringá e Maromba, com capacidade para tratar 90% do esgoto da região, em investimento de cerca de  R$ 10 milhões de reais.

1 Comentários:

Às 16 de dezembro de 2011 às 11:47 , Anonymous Ministério da Saúde disse...

Olá!
Sempre é hora de combater a dengue. Juntos podemos mobilizar a população sobre a importância de se prevenir contra o mosquito Aedes aegypti, mantendo hábitos simples como limpar calhas, caixas d’água, recolher o lixo e nunca deixar pneus ao ar livre para não juntar água.
Por isso, faça um post nas Redes Sociais, divulgue a hastag #combatadengue e compartilhe essa informação com seus amigos, parentes e vizinhos. A sua contribuição é fundamental para o sucesso desta campanha.
Caso tenha interesse em divulgar algum material da campanha, entre em contato através do e-mail comunicacao@saude.gov.br.
Saiba mais sobre a campanha no site: www.combataadengue.com.br
Você também pode nos seguir no Twitter: www.twitter.com/dengue_MS
Estamos também no Facebook! Confira: www.facebook.com/minsaude?sk=app_110819375702256


Obrigado,
Ministério da Saúde

 

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial