Belford Roxo / RJ : Aterro Sanitário : Inauguração
Aterro Sanitário de Belford Roxo é Inaugurado pela Secretaria de Estado do Ambiente
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, vem avançando na sua meta de erradicação de todos os lixões até 2014, e no dia 06 de março de 2012 inaugurou o Centro de Tratamento de Resíduos CTR Bob Ambiental, um aterro sanitário para o destino de lixo , em Belford Roxo, na região da Baixada Fluminense, cidade com uns 470 mil habitantes.
Antes desse aterro sanitário, todo o lixo da cidade era depositado no famoso Lixão de Babi que será monitorado e remediado, com a drenagem do chorume e captação de gás metano. Esse lixão fica ao lado do Rio Botas, que deságua na Baía de Guanabara.
O aterro tem capacidade para receber até 1.500 toneladas de resíduos por dia e a empresa tem projeto para realizar a compostagem da parte orgânica do lixo, e a triagem dos recicláveis, sendo que está em processo de licenciamento ambiental. Enquanto isso não acontece, todo o lixo é enterrado, embora de maneira sanitária, mas como que " jogando fora " resíduos que poderiam facilmente ser reciclados. Cerca de 30 catadores do Lixão de Babi irão trabalhar no novo aterro sanitário, segundo a SEA / RJ, mas provavelmente nas futuras unidades de compostagem e triagem , e outras 80 formaram uma cooperativa .
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, através do Vice-Governador Luiz Fenando Pezão, divulgou ( http://www.rj.gov.br/web/sea/exibeconteudo?article-id=813276) que irá investir mais R$ 48 milhões de reais , do PAC (programa de aceleração do Crescimento do Governo Federal), em Belford Roxo, no saneamento básico .
Segundo o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, até o final do ano os lixões que contaminam a Baía de Guanabara serão encerrados, sendo que o de Gramacho será encerrado em 05 de junho , dia Mundial do Meio Ambiente.
É muito bom saber que o Governo do Estado do Rio de Janeiro vem cumprindo suas metas e que a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos Brasil 2016 estão motivando investimentos em saneamento básico !
Eu (Newton Almeida) sei que uma usina de segregação e compostagem de lixo (chamada de usina de reciclagem de lixo) funciona perfeitamente, somando, além dos lucros pelo lixo depositado no aterro (cerca de R$ 40,oo / tonelada, acredito eu), a venda de composto orgânico e da parte reciclável que chega misturada ao lixo comum. Portanto, no mundo empresarial isso será significativo, gerando mais lucro, e no aspecto ambiental são resíduos que deixam de ser enterrados, diminuindo os impactos ambientais, como a geração do chorume, principalmente.
Eu fui Secretário Municipal de Meio Ambiente de Rio Bonito (2000 a 2004), e com apoio da Prefeita Solange Almeida, remediamos o antigo Lixão de Mato Frio e construímos a Usina de Segregação e Compostagem de Lixo, empregando cerca de cinquenta funcionários, sendo que todos os 30 catadores do lixão foram trabalhar imediatamente na usina. Na troca de prefeitos, a usina e o aterro sanitário, foram abandonados, e tudo é um grande lixão de novo, cujo chorume vai para o Rio Duas Barras e o Rio Vermelho, que vão para o Rio Bacaxá, que vai para a Lagoa de Juturnaíba, que é o manancial que abastece toda a região dos Lagos ( Araruama, Saquarema, Iguaba, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio ...).
Vejam sobre o lixão de Rio Bonito que virou Aterro Sanitário com Usina de Reciclagem em 2003, e funcionou em ótimas condições até dezembro de 2004 e virou lixão com usina abandonada : http://limpezariomeriti.blogspot.com.br/2011/01/usina-de-reciclagem-de-lixo-de-rio.html .
Eu visitei o CTR Bob, de Belford Roxo, em abril de 2011 , veja http://limpezariomeriti.blogspot.com.br/2011/04/belford-roxo-lixao-de-babi-aterro.html
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial