quinta-feira, 8 de março de 2012

Mudanças Climáticas - Efeito Estufa

                                Mudanças Climáticas 

      O modelo de desenvolvimento tecnológico, social e econômico adotado pós-Revolução Industrial tem provocado gravíssimas alterações nas condições ambientais dos ecossistemas do planeta e, consequentemente, no modo de vida de seus habitantes. De acordo com o 4º Relatório do IPCC, publicado em 2007, as atividades humanas são vistas como as principais responsáveis pelas mudanças climáticas e pelos principais problemas ambientais globais da atualidade, tais como: esgotamento dos recursos naturais; poluição dos solos, da atmosfera e dos recursos hídricos, desmatamento, desertificação, entre outros. Além disso, a incapacidade da biosfera em absorver a enorme carga de resíduos produzida pelas atividades humanas e a redução da biodiversidade têm contribuído ainda mais para agravar a situação ambiental do planeta. 

              Entendendo as Mudanças Climáticas e os Problemas Ambientais na  Atualidade

    A Revolução Industrial, iniciada em meados do século XVIII, é vista como o marco inicial das grandes agressões ambientais provocadas pelo ser humano. As atividades humanas resultantes de seus grandes avanços científicos e tecnológicos, assim como a adoção de um modelo de desenvolvimento econômico com ênfase no consumismo e na geração de riquezas sem preocupações com o desequilíbrio social entre os povos e o surgimento dos problemas ambientais, vêm sendo apontadas como as principais responsáveis pelas mudanças climáticas pelas quais passa o planeta. Em particular está o chamado Aquecimento Global, que denota um aumento na temperatura média dos oceanos e do ar, perto da superfície da Terra, devido ao lançamento, na atmosfera, de gases do efeito estufa, em função das atividades humanas  –  efeito estufa antrópico. Os principais gases de efeito estufa antrópico são : dióxido de carbono (CO²), metano (CH4), óxido nitroso (NOx), e CFC, entre outros.
   O aumento na temperatura global tem sido verificado acentuadamente nas décadas mais recentes, e os modelos climáticos referenciados pelo IPCC projetam que as temperaturas globais de superfície aumentarão no intervalo entre 1,1 e 6,4°C entre 1990 e 2100. Apesar de a maioria dos estudos terem seu foco no período até o final deste século, acredita-se que o aquecimento e o aumento no nível do mar, devido ao derretimento das calotas polares, continuem por mais de um milênio, mesmo que os níveis de gases estufa se estabilizem.
   O aumento nas temperaturas globais pode, ainda causar outras alterações, tais como: enchentes e secas em áreas diversas do planeta e alterações na freqüência e na intensidade de temperaturas extremas. Além disso, são previstas alterações na disponibilidade agrícola, no recuo glacial, na vazão reduzida em rios durante o verão, na extinção de espécies e no aumento em vetores de doenças.

          O que Significa Efeito Estufa Antrópico ?

    O efeito estufa é um processo que ocorre na baixa atmosfera quando uma parcela dos raios infravermelhos refletidos pela superfície terrestre  é retida por determinados gases presentes na atmosfera ao invés de ser liberada para o espaço. Esses raios são então remetidos de volta à superfície da Terra, aumentando a sua temperatura. O efeito estufa pode ser natural ou antrópico. O efeito estufa natural é de vital importância para a manutenção da vida na Terra, garantindo uma temperatura média na superfície terrestre em torno de 15°C. Entretanto, há o agravamento desse efeito pelas emissões de gases de efeito estufa devido às atividades humanas, principalmente aquelas oriundas de indústrias e do uso de combustíveis fósseis, podendo desestabilizar o equilíbrio energético do planeta, dando origem ao fenômeno do aquecimento global.

       Fonte : CADEI, Marilene de Sá; LEAL, Carlos Eduardo; Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar; Fundação CECIERJ , Rio de Janeiro: 2009 .


0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial