Erosão : Rio Bonito / RJ
Em Rio Bonito, a Erosão nos Morros da BR 101 é Um Alerta para Os Cuidados com o Ambiente
A cidade de Rio Bonito tem relevo bastante acidentado, com serras bem altas e morros, que ocupam mais de 60% do seu território. As indústrias cerâmicas são numerosas na região e sua instalação teve início pela abundância das argilas, material do subsolo, que basicamente se assemelha a uma areia muito fina, em tom avermelhado. Quando a argila é molhada ela fica muito pesada e plástica, é colocada em moldes e depois exposta a temperaturas altas, em fornos, para então se transformar em artefatos cerâmicos : tijolos e telhas, principalmente.
Em 05 de agosto de 2011 eu tirei essas três fotos logo abaixo e escrevi sobre os prejuízos econômicos que são acarretados pela falta de prevenção aos problemas ambientais. No caso, os morros da BR 101 que vem passando pelo processo de erosão acentuada, basicamente pela retirada da cobertura vegetal. Esse morro das fotos, fica localizado um pouco antes da entrada principal para o centro da cidade, de quem vem de Campos, ou da Região dos Lagos para Niterói, e um pouco depois do Restaurante Kilomania.
Pode-se ver que o morro é constituído basicamente por argila. Veja as fotos (Newton Almeida, agosto 2011) :
Observem que desde agosto de 2011, e possivelmente até um pouco antes dessa data, a AUTO PISTA Fluminense vem mantendo homens e máquinas para dar uma conformação segura a essa encosta, e implantando muros de gabião e tubulações para a drenagem das águas da chuva.
Já imaginaram quanto dinheiro está sendo gasto ? É por isso que as prefeituras, o Estado do Rio de Janeiro, e as grandes empresas, precisam de Grupamentos de Combate a Incêndios.
Mas, vão dizer : Ué ? Já não existe o Corpo de Bombeiros para isso ??? Eu quando fui Secretário Municipal de Meio Ambiente de Rio Bonito (de 2000 a 2004) solicitava o Corpo de Bombeiros para debelar incêndios florestais e eles iam ao local, mas quando verificavam que não existia qualquer perigo à vida humana, eles se recusavam a apagar o fogo.
Só uma vez, presenciei um destacamento que veio ao local, se não me engano lá no Acampamento Batista (em Rio Bonito / RJ) , na margem da BR 101, com abafadores e apagaram o foco de incêndio. Por isso que organizamos a Patrulha Verde . Nós combatíamos focos de incêndios também nesses morros ao longo da BR 101, pois poderiam se alastrar para remanescentes de matas confrontantes. Mas, esse trabalho foi abandonado pela Prefeitura de Rio Bonito / RJ , logo após o término do mandato da Prefeita Solange Almeida (1997 - 2004) .
Eu sugiro que a Auto Pista Fluminense, além do carro pipa que possui, comece a formar uma Brigada de Combate a Incêndios, se é que ainda não possui, e que suba as encostas dos morros para apagar incêndios, para evitar que a erosão traga o risco aos motoristas, e também economizar fábulas de dinheiro !
Prevenir é muito, muito, muito, muito, mais barato do que mitigar as degradações ambientais.
<< Página inicial