domingo, 25 de março de 2012

Lagoa de Araruama : Peixes Morrendo

                  Lagoa de Araruama  -  São Pedro da Aldeia 
     A Lagoa de Araruama tem 221, 03 Km² de área, com perímetro de 160 Km , profundidade média de 2,90 metros e volume de 636 milhões de metros cúbicos. Ela é uma das maiores lagunas costeiras hipersalinas do mundo, em torno de 5,2% (dados  de 1990), isto é uma vez e meia a salinidade do oceano. Mas pesquisas recentes demonstram que a salinidade dessa lagoa vem decrescendo (em 1985 registrava 5,7%) devido, principalmente ao aporte de águas servidas provenientes do abastecimento da região com água bombeada do reservatório da Lagoa de Juturnaíba, a uma taxa de 1 m³/s. Esse sistema costeiro é classificado por pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF) como muito frágil. A renovação de sua águas é lenta, ocorrendo a cada 83,5 dias, quando são trocados 50% do volume da lagoa. Em outras lagunas do Estado do Rio de Janeiro esse tempo varia  de um a trinta dias. A alta salinidade faz com que poucas espécies de peixes e moluscos se reproduzam na Lagoa de  Araruama. A partir da década de 1980 a Lagoa de Araruama se transformou em um paraíso de veranistas e turistas. Suas margens recebiam mais de um milhão de veranistas temporários, quase cinco vezes o número  de 260 mil habitantes na baixa temporada,  elevando para 50.000 Kg/DBO/dia a poluição por esgotos. 
     O texto  acima foi tirado do Livro Ambiente das Águas, Projeto PLANÁGUA SEMADS/GTZ, de setembro  de 2001. Após pouco mais  de  dez anos, a Lagoa de Araruama foi praticamente abandonada pelos turistas. Suas águas se tornaram quase tão sujas quanto as da Baía de Guanabara. Mas, pelo menos, lixo flutuante não é  visto.  O problema é o lançamento de esgoto. 
    A bacia hidrográfica da Lagoa de Araruama abrange 440 Km², onde se situam os municípios de Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Saquarema e Arraial do Cabo. Ela separa-se do Oceano Atlântico por extensos cordões litorâneos que compõem a restinga de Massambaba, de Arraial do Cabo até Saquarema. 
 
    Eu (Newton Almeida) fui visitar um grande amigo , o José Leonardo, que reside em Londres há uns quinze anos, e veio ao Brasil rever a família. Encontrei-o no clube de magistrados (AMAERJ), dia 24 de março  de  2012. Aproveitei para observar a Lagoa  de Araruama, depois do Mac Donald's, da Rodovia Amaral Peixoto (RJ 106) Km 105, descendo na lombada eletrônica, peguei a Avenida Porto Feliz, no Balneário São Pedro.  
    A água da Lagoa de Araruama vem ficando cada vez menos turva, desde o ano de 2007, ano que foi inaugurada  a nova ponte do Baixo Grande na RJ 140, cujas obras começaram no Governo da Rosinha Garotinho, abrindo o estrangulamento  da Lagoa, de trinta  metros  para 300 metros. Antigamente essa ponte se chamava Ponte Vitorino  Carriço , agora parece a chamam de Ponte do Ambrósio,  na saída de São Pedro da Aldeia e entrada de Cabo Frio . Após isso, notícias de melhorias, principalmente da revitalização da pesca, vêm sendo ouvidas . 
   Mas, logo que  cheguei já vi um peixe agonizando, depois avistei,  outro e mais outro. Os peixes morrem asfixiados, devido à ausência de oxigênio dissolvido na água, possivelmente. 

   Conversei um uma senhora, dona de um pequeno restaurante que me disse que já havia enterrado muitos peixes, cedo de manhã, e que eram sardinhas. Segundo ela, as Sardinhas são mais sensíveis. Ela, que possui familiares que são pescadores, falou que as Tainhas desapareceram, mas agora é fácil pescar Robalos, o que é uma novidade, com mais  de 1 kg. 
   Uns cem metros adiante, bem pertinho do Clube AMAERJ, vi uma estação de recalque de esgoto (cor laranja), que estava funcionando, e não avistei qualquer língua negra. Além disso, constatei tudo limpo; o problema  de lançamento lixo, muito comum nos  rios que desaguam na Baía da Guanabara, e nela própria, não acontece aqui. Portanto, a coleta e tratamento de esgoto em toda a região da  Lagoa de  Araruama trará, certamente a sua beleza de volta. O turismo sendo restabelecido na  orla da Lagoa de Araruama, permitirá maior arrecadação aos municípios que poderão investir na constante limpeza e despoluição dessa laguna.
   Em outra ocasião vou pesquisar esse assunto com mais calma, sobre a coleta  e tratamento do esgoto na  região da Lagoa de Araruama. Todas as fotos foram tiradas por mim, nesse dia de 24 de março de 2012 . 

1 Comentários:

Às 1 de maio de 2013 às 20:44 , Anonymous Anonymous disse...

O trabalho,epesquisa do DrNewton Almeida,é uma sumidade nao ha oque comentar é nota 1000 MIL,obrigado por este trabalho,pesquisa.

 

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial