Teresópolis : Chuvas : Tragédia
Chuvas Fortes em Teresópolis / RJ Causam Nova Tragédia !
A Rede Globo informou que pode chover novamente na região serrana. No final da tarde de sexta-feira até sábado, hoje (07 de abril de 2012), a intensidade das chuvas teria chegado a 230 mm ( * a produção deve ter se enganado, pois outras fontes falam em no máximo 90 mm) , o que é algo completamente fora do comum, lembrando a tragédia que ano passado deixou quase mil mortes em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo (veja http://limpezariomeriti.blogspot.com.br/2011/01/tragedia-no-estado-do-rio-de-janeiro_19.html ) .
São cinco pessoas que perderam a vida, nessa nova tragédia, e 15 feridos, mais de 400 desalojados. Os bairros mais atingidos foram Rosário, Vale da Revolta, Perpétua e Pimentel.
Segundo a matéria do Jornal Nacional (fonte das imagens) muitas pessoas deixaram suas casas, que estavam sob risco de desabamento, pois escutaram as sirenes de alerta (conheça esse sistema : http://limpezariomeriti.blogspot.com.br/2012/01/sistema-de-alerta-de-cheias-tragedias.html) . Mas, em outro bairro, onde deslizamentos provocaram uma morte, moradores disseram que as sirenes não funcionaram, o que foi negado pelo Prefeito, Arley Rosa, de Teresópolis.
Desde a tragédia do ano passado, a única medida concreta que foi tomada foi o sistema de alerta com as sirenes e a dragagem de rios. A solução definitiva é a remoção dos moradores das áreas de risco para casas seguras, ou seja um apoio à construção de novas moradias, pois não exitem casas suficientes à disposição. São milhares de pessoas no Estado do Rio de Janeiro, podendo chegar a milhões, que vivem em áreas de risco, encostas de morros, beiras de rios, ou sobre terrenos que no passado foram depósito de lixo.
Quando temos um problema enorme para resolver precisamos começar, e o tempo vai passando e os recursos para resolvê-lo vão sendo aplicados, e ano após ano o problema vai ficando menor, até que ele é totalmente resolvido. Não começaram ainda a enfrentar efetivamente o problema das moradias em áreas de risco na região serrana. Divulga-se (SEA - Secretaria de Estado do Ambiente) a remoção de cerca de 2.000 moradores das beiras dos rios Iguaçu , Botas e Sarapuí, com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento - veja http://projetoiguacupaclotexv.blogspot.com.br/) da Baixada Fluminense, mas na Região Serrana isso não aconteceu. Quem sabe de alguma casa que foi construída na região serrana para remoção de alguma família de uma área de risco ?
Houve inclusive um prefeito que foi afastado por ter desviado recursos das enchentes, o prefeito Dermerval Moreira Neto de Nova Friburgo (veja em http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/prefeito-afastado-de-nova-friburgo-fraudou-documentos-para-contratar-empresa-acusa-mpf-20120104.html ).
Externo meus sentimentos de pesar , aos familiares das vítimas, e me coloco ao inteiro dispor de qualquer comentário no sentido de discordar das informações, ou melhor detalhá-las.
1 Comentários:
Hello, all the timе i used to chеck
webpage postѕ here іn the early houгs in the morning, sіnce i enjoу to learn more and more.
Mу blog :: v2 cigs
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial