sábado, 2 de novembro de 2013

Crise da Grécia : União Europeia


                      Os Ensinamentos da Crise na Grécia

     Certa vez li  :   " na vida não existe segurança em plano nenhum " , acho que era o livro Comentários Sobre o Viver, do Krishinamurti. Eu nunca me esqueci dessa frase. A imprevisível e dinâmica vida, cujo movimento de incertezas somente acalma após a morte, ou será que não ? 
     Se ninguém tem certeza sobre o que virá após a morte do corpo físico, o certo é que chegará. E tão mais verdadeiro é que segurança não existe, pois somos cercados dos infortúnios, acidentes e catástrofes que podem acontecer a qualquer momento. 
     De imediato a constatação da nossa fragilidade, da nossa constante insegurança, nos traz um sentimento de impotência, depressão. Qualquer um pode enfrentar perdas e doenças, ou se ver arruinado pelo turbilhão desorganizado da economia de um país, ou do mundo. Nessas horas, lembrar que a vida não é um porto seguro é perdoar a nós  mesmos pelo fracasso. O quanto antes saírmos das perdas de energia consequentes dos sentimento de culpa, o mais rápido poderemos retornar para o nosso objetivo da prosperidade. 
    Então temos que sentir o conforto alentador na crença em Deus, pois se a vida é um mar de altos e baixos, se até o calmo Mar Mediterrâneo tem suas ondas, nosso DEUS é rocha eterna, fonte de luz, o único porto seguro. O AMOR é força libertadora . O AMOR une frágeis humanos ao poderoso DEUS. 
    As notícias sobre a falência da economia grega nos sensibiliza muito, por termos nós, brasileiros e os gregos, um jeito alegre e simpático. Ao olhar dos outros parecemos menos trabalhadores. A verdade é que somos mais prósperos. A alegria atrai a prosperidade. Se a vida está sem conforto material que tal perceber que a alegria é de graça ! Sentir-se alegre é 0800, ninguém paga pelo sentimento. 
    Os gregos irão se levantar, independente da ajuda dos vizinhos da União Européia. A Grécia vai se reorganizar e seu povo retornará à prosperidade. Esses dias difíceis serão lembrados pela  união maior  entre os gregos, o despertar do pesadelo de falsas soluções antigas de discórdia e desumanidade. A Grécia nasceu para unir e não dividir !  A prosperidade retornará consolidada pela alegria e AMOR.  Esse é o porto seguro para a Grécia !

Newton Almeida

O que é uma Usina Hidrelétrica? Quais impactos ambientais que uma Usina Hidrelétrica gera? Existe Maneira mais Sustentável de Gerar Energia Elétrica?

   A usina hidrelétrica gera energia chamada de renovável, pois as águas do rio estarão sempre correndo,  e também é chamada de fonte de energia limpa, pois não emite poluição significativa  para a atmosfera. 
      A matriz energética do Brasil, ou seja, o conjunto de todos os tipos de energia consumida, é considerada limpa em comparação com a de muitos outros países.
      Abaixo um gráfico disponibilizado pelo Ministério de Minas e Energia:

       Oferta Interna de Energia Elétrica por Fonte (BALANÇO ENERGÉTICO NACIONAL 2015 | ano base 2014) 

        Será que o Brasil deve priorizar os investimentos para geração de energia em hidrelétricas? Ou poderíamos investir maiores esforços no desenvolvimento de tecnologia nacional para a fabricação de painéis solares (que  geram energia elétrica fotovoltaica,  captando a energia dos raios do sol)? Ou precisamos manter o foco na energia eólica (força dos  ventos)? 
             Mesmo na certeza de que a geração de energia em usinas hidrelétricas é mais vantajosa do que a queima  de combustíveis fósseis (em usinas termoelétricas), é importante analisar todas as outras alternativas, pois os impactos gerados pelas hidrelétricas não são pequenos. 

    Quais são os  impactos ambientais de uma Usina  Hidrelétrica ?


        Além desses impactos ambientais, as usinas hidrelétricas são responsáveis por outros tipos de impactos? 

    Muitas populações e, em geral, muitas  comunidades indígenas são forçadas a mudarem para outros locais, devido à inundação dos lagos artificiais das usinas hidrelétricas. A isso podemos chamar de  impactos sociais, causados pela construção de uma usina hidrelétrica. 

       Existe Maneira mais Sustentável de Gerar Energia Elétrica? 


          Sim,  com certeza. Nosso Brasil possui alternativas bem mais vantajosas do que as hidrelétricas, como  a geração de energia eólica e solar. O Brasil é o maior  fornecedor do mundo da principal matéria-prima para a fabricação de painéis solares, o quartzo,  mas importamos os painéis solares. Bastaria passar a fabricar os painéis solares aqui para que essa energia se tornasse bem mais acessível. 

       É necessário  que  outros interesses sejam deixados de lado, quando da decisão de construir uma nova usina hidrelétrica, como de costume bem longe de onde os consumidores da energia residem, para que valorizemos de fato o desenvolvimento sustentável, gerando energia totalmente limpa e menos impactante ao ambiente, como a solar e a eólica.  

    Quer saber mais sobre a energia solar? Sabia que muitos empregos "verdes" estão sendo criados na ampliação da geração de energia solar aqui no Brasil?  


   >>>>>> SIGA AQUI e VEJA AGORA >>>>>
https://go.hotmart.com/W6078298V



quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Patrulha Verde : Ação 8 : Combate Incêndio : BR 101 : Rio Bonito

   
     Recebemos um telefonema solicitando a presença  da Patrulha Verde para apagar uns focos de incêndio à margem da BR 101, bem em frente ao Corpo de Bombeiros de Rio Bonito.  Troquei de roupas e em meia hora já estava no local. Não solicitei o apoio dos colegas, pois eram focos pequenos em local de pouca dificuldade para acesso. 

    O João Vanderley ficou na retaguarda e fotografou. Eu subi um morro para debelar os focos mais distantes, que colocavam umas pequenas árvores em risco, enquanto os bombeiros já  estavam com o carro pipa e mangueira fazendo o combate ao fogo.  





    Em alguns minutos o fogo estava apagado. Novamente não localizamos o responsável, mas a Secretaria Municipal de Meio Ambiente investigará quem é o proprietário da área afetada. 

     Em caso  de incêndios florestais em Rio Bonito, ligue para a Patrulha Verde : 

                       21 -    2734.0192









Newton Almeida

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

IV Conferência Nacional de Meio Ambiente : Maior conferência já realizada

     Segundo a Ministra Izabella Teixeira, do Ministério do Meio Ambiente, a IV Conferência nacional de Meio Ambiente foi a maior de todas as anteriores, pois mobilizou a participação de cerca de 200 mil pessoas, em todas as etapas e em todos os estados do Brasil. A Conferência Nacional de Meio Ambiente, foi realizada do dia 24 a 27 de outubro de 2013, em Brasília. 
    Dessa conferência foram aprovadas 160 propostas, que posteriormente serão aglutinadas em 60, para depois serem agregadas à normatização da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, regida pela lei 12.305 / 2010. 
    Entre as principais medidas, que a nova lei determina, estão : 
  
                 -  encerramento dos lixões ; 

                -  implantação da coletiva seletiva de lixo ;

               -  criação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis ;

           -  as empresas (públicas ou privadas) que lidam com a coleta de lixo devem apoiar as cooperativas de catadores, para a realização da coleta seletiva de materiais recicláveis ; 

             -  implantação da logística reversa (planejamento de conjunto de ações para organizar todo o ciclo de vida de cada produto, prevendo a sua reciclagem e correto destino final, caso a reciclagem não seja possível )  .




Foto tirada pelo Newton Almeida, do dia 13 de setembro de 2013 , durante a IV Conferência Estadual do Rio de Janeiro, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro  .