Plano Municipal de Saneamento : Oficina em Rio Bonito
No dia 06 de março de 2013, foi realizada a Oficina do Plano Municipal de Saneamento de Rio Bonito. Um evento muito bem organizado e que contou com a participação de empresários, lideranças de bairros e autoridades e funcionários públicos, destacando a Prefeita Solange Almeida, Vice-Prefeito Anderson Tinoco, a Coordenadora de Políticas para os Municípios da SEA - Eloísa Elena, Vereador Marcos da Luanda Car, Vereador Aissar Elias, e secretários municipais.
Um grande desafio para o efetivo desenvolvimento do nosso país é o amplo acesso da população ao saneamento básico. Obstante estar ocupando a 6ª posição no ranking dos países mais ricos do mundo (maior Produto Interno Bruto - PIB ), nosso Brasil apresenta péssimos indicadores no tocante a coleta / tratamento de esgoto e destino final de lixo. Já nos quesitos de abastecimento de água tratada e coleta de lixo, os números melhoram significativamente. Os baixos indicadores em saneamento acabam pesando na pesquisa do Indicador de Desenvolvimento Humano - IDH , da ONU (Organização das Nações Unidas), que posicionou o Brasil apenas na 84ª posição, atrás de países vizinhos, como a Argentina, Chile, Equador e Venezuela.
O planejamento das políticas públicas é fundamental para que avancemos rumo ao desenvolvimento sustentável. E nesse sentido, o Plano Municipal de Saneamento, que é uma exigência legal da Lei 11.445 de 2007, garantirá que os municípios possam ser beneficiados com recursos federais para os seus sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e manejo das águas de chuva.
Foto acima : Vice-Prefeito de Rio Bonito, Andinho, com Newton Almeida (Sec. Mun. Meio Ambiente) ao lado da Técnica Ambiental Bruna, num grupo que debateu os resíduos sólidos (lixo).