sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Plano de Recuperação da Mata Atlântica : Consórcio Lagos São João

           Evento do Consórcio Lagos São João Lançando o Plano Municipal de Recuperação da Mata Atlântica

    Ainda à pouco aconteceu o Evento do Consórcio Ambiental Lagos/ São João para incentivar as Secretarias Municipais de Meio Ambiente a organizarem seus Planos de Recuperação da Mata Atlântica. 









    O Secretário Executivo do Consórcio, biólogo Mário Flávio, disse que 8 municípios da região estão elaborando seus Planos Municipais de Saneamento, utilizando recursos do Comitê de Bacia Hidrográfica.  Continuou :   " Agora estamos nos organizando para elaborar o Plano Municipal da Mata Atlântica, e ainda não temos a definição dos recursos para financiá-los junto aos municípios " .  Mário Flávio informou também que o Consórcio está alugando uma draga da Álcalis para limpar  a Lagoa de Araruama e outras.   Mário Flávio disse que em breve o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, no dia da reunião com os prefeitos (06 de fevereiro de 2013), estará anunciando recursos para a ampliação do tratamento do esgoto.
    Eu (Newton Almeida) convidei todos os presentes para a próxima reunião do Conselho de Meio Ambiente de Rio Bonito, no dia 30 de janeiro de 2013, às 18:00 no Esporte Clube Fluminense, e informei que o COMPERJ contratou empresa para reflorestar 200 hectares, com mudas da Mata Atlântica, na bacia do rio Caceribu, em Rio Bonito.
















Foto acima : Gláucia do Consórcio Ambiental Lagos São João

   Estiveram no evento : Alba Simon da SEA, Túlio do INEA, Vanessa que é Secretária de Meio Ambiente de Cabo Frio, Janete Abraão que é a representante de Meio Ambiente da AEMERJ, Nadine da SOS Mata Atlântica, e outros secretários municipais de meio ambiente.

   














 Na foto acima a equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Rio Bonito, da esquerda para a direita :   Geovane, Paulo, Mário Flávio (Secretário do Consórcio Lagos), Cristina, Marcele e Felipe.

   Aproveitei para fotografar a Lagoa de Ararauma, às margens da Praça das Águas, município de São Pedro da Aldeia. 
  














 Newton Almeida    www.newtonalmeida.com.br

Plano de Saneamento Municipal : Rio Bonito

           Rio Bonito Recebe Apoio do Estado para Seu Plano de Saneamento 

   A Prefeita Solange Almeida, recebeu a ilustre visita da  Coordenadora de Políticas Ambientais dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara, Eloisa Elena Torres, e da Consultora Glória Conforto. A visita formalizou o apoio do Estado do Rio de Janeiro à elaboração do Plano Municipal  de Saneamento de Rio Bonito, através de um Termo de Cooperação Técnica.
   Também participaram do encontro   os Secretários : de Cultura (Zeca Novaes), de Projetos Especiais (Flávio), de Planejamento (Felipe Braga), de Meio Ambiente (Newton Almeida) e o Coordenador Geral de Licenciamento Ambiental (Guílber Espíndola)  .
   O Plano Municipal de Saneamento de Rio Bonito será elaborado com a participação da sociedade, através de oficinas , audiências públicas e seminários. 
    Destaco o conhecimento e competência técnica de Eloísa Elena Torres, que desde já nos auxilia para desenvolver projetos ambientais em nossa querida Rio Bonito . 















Foto acima (da esquerda para direita) : Prefeita Solange Almeida, Eloisa Elena e Glória Conforto. 

 Newton Almeida    www.newtonalmeida.com.br

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Reflorestamento : COMPERJ : Rio Bonito

                       O  COMPERJ Inicia Reflorestamento em Rio Bonito 

   A nova refinaria da Petrobrás que está sendo construída no município de Itaboraí, o COMPERJ, é um empreendimento econômico que trará enormes impactos ambientais e sociais. O órgão ambiental do Estado  do Rio de Janeiro, SEA/INEA, determinou o reflorestamento no entorno do COMPERJ a fim de compensar, diminuir  os impactos inerentes às atividades de refino do petróleo.
  A Empresa POLAR foi contratada pelo COMPERJ para reflorestar as beiras de rios, recuperando matas ciliares, na  bacia do Rio Caceribu.
   Os técnicos da POLAR visitaram a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no dia 16 de janeiro de 2013, trocando informações sobre mapeamento de Rio Bonito.  
        Na foto abaixo   :        Leandra, Secretário Newton Almeida, André e Marcelo.

















     Qualquer proprietário rural de Rio Bonito que tiver interesse, pode ligar para a Secretaria Municipal  de Meio Ambiente de Rio Bonito  : 



                                         ( 21 )    2734 - 0192

                                  email  -   smmarb@gmail.com


 Newton Almeida    www.newtonalmeida.com.br

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Suerinho : Buraco : Secretário Municipal de Obras : Flávio

          Com Um Telefonema : Suerinho Recebe Pronto Atendimento 

   O Suerinho é muito conhecido na cidade de Rio Bonito. Funcionário de Câmara Municipal de Vereadores, Suerinho está sempre preocupado com o bem estar de todos rio-bonitenses. Ele editou  umas histórias em quadrinhos, com qualidade excelente, conscientizando as crianças e adolescentes sobre o perigo do consumo das drogas. 
    Eu (Newton Almeida) acabava de chegar do trabalho, por volta das 18:00, quando recebi um telefonema do Suerinho :  
   
  " Newton, eu estava passando na beira do canal, na esquina da Nilo Peçanha com Manuel Duarte, quando percebi que tem  um buraco perigoso, aqui na calçada. Você teria como avisar a Secretaria de Obras para colocar um cone, pois estou com receio que alguma criança, ou senhora, ou algum idoso venha a se machucar por causa desse buraco  " . 














   Prontamente liguei para o  Secretário Municipal de Obras, Flávio, que chegou ao local em questão de minutos.  Suerinho também ganhou apoio da Guarda Municipal, e numa espécie de mutirão de emergência, o Secretário Flávio e  os guardas municipais colocaram pedras no buraco. O risco foi sanado, após meia hora do telefonema do Suerinho, e, em breve, o Secretário estará fazendo o conserto definitivo com massa  de  cimento. 
   Deixo meus parabéns ao Suerinho e também ao Secretário de Obras Flávio e aos dois guardas municipais. 

  











    Atitudes simples para o bem comum fazem toda a diferença ! 

A3P : Recipiente para Recicláveis : Bióloga Marcelle Dias

    Todos devemos seguir novos princípios de consumo e utilização dos recursos naturais. Além disso, é fundamental que cada um adote práticas de apoio à reciclagem do lixo. Nós devemos levar em conta que somos mais de 7 bilhões de seres humanos no planeta, e que se cada pessoa joga em média 1 kg de lixo por dia, ao final de cada por do sol, teremos descartado 7 bilhões de kg de lixo.
   Pensando nisso, a bióloga Marcelle Dias decidiu organizar a separação de recicláveis na Secretaria de Meio Ambiente de Rio Bonito. Inicialmente, Marcelle confeccionou um bonito recipiente para a separação dos copos descartáveis. Os copos descartáveis são resíduos recicláveis, que após serem organizados serão doados para pessoas que coletam os recicláveis, vendidos e reciclados pelas indústrias. Em outra etapa, serão separados todos recicláveis descartados, como o papel, principalmente. Depois, a coleta seletiva será implantada nas escolas municipais e em todos os órgãos públicos  da cidade de Rio Bonito. 



    Segundo a bióloga Marcelle Dias  :  

 "  -  Se cada pessoa contribuir com pequenas ações, dia a dia, mês a mês, após alguns anos, com certeza, essas pequenas ações se transformarão em grandes quantidades de recicláveis separados, diminuição do lixo nos rios, trarão como consequência um mundo melhor para todos ! E nós, funcionários públicos temos que implantar a A3P na Prefeitura de Rio Bonito ! " 

    No site do Ministério do Meio Ambiente podemos saber a resposta da pergunta :

                                O que é A3P  ? 
"
     A Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P - é um programa que visa implementar a gestão socioambiental sustentável das atividades administrativas e operacionais do Governo. A A3P tem como princípios a inserção dos critérios ambientais; que vão desde uma mudança nos investimentos, compras e contratação de serviços pelo governo; até uma gestão adequada dos resíduos gerados e dos recursos naturais utilizados tendo como principal objetivo a melhoria na qualidade de vida no ambiente de trabalho.  ......
  A Agenda se fundamenta nas recomendações do Capítulo IV da Agenda 21 que indica aos países o “estabelecimento de programas voltados ao exame dos padrões insustentáveis de produção e consumo e o desenvolvimento de políticas e estratégias nacionais de estímulo a mudanças nos padrões insustentáveis de consumo”; no Princípio 8 da Declaração do Rio/92 que afirma que “os Estados devem reduzir e eliminar padrões insustentáveis de produção e consumo e promover políticas demográficas adequadas”; e ainda na Declaração de Johannesburgo que institui a "adoção do consumo sustentável como princípio basilar do desenvolvimento sustentável".    "

    
Newton Almeida   www.newtonalmeida.com.br