sábado, 23 de abril de 2011

Niterói : Morro do Preventório : Casa Princesa Isabel : Praia de São Francisco

Newton  Almeida

Newton Almeida
     No dia 16 de dezembro de 2.005, sexta-feira, Nice (Ivanice Bernardino)  e Newton Almeida  foram visitar projetos realizados pela Bióloga Rosângela Goyos, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Niterói, na Casa Princesa Isabel ( Morro do Preventório, em frente à estação das barcas de São Francisco ). A “ Casa “ foi construída na primeira metade do século XIX ( antes de 1.850 ) e serviu de hospedagem à Princesa Isabel. Segundo informações, os três casarões, que compõem o conjunto, estão sob responsabilidade e gerência do Governo do Estado,  e neles são desenvolvidos projetos para melhoria de saúde / educação e qualidade de vida dos moradores do Morro do Preventório, em Niterói.
    As fotos abaixo mostram o casarão que abrigará um centro de triagem de recicláveis, com objetivo de geração de renda através de uma cooperativa de catadores de recicláveis. Os futuros cooperados estão limpando o casarão e reparando, na medida do possível, o seu telhado.
Newton Almeida

Newton Almeida
    A Bióloga Rosângela (foto abaixo, a da esquerda , e na direita a advogada Nice) desenvolve o projeto de hortas comunitárias, trabalhando principalmente com crianças, mas envolvendo também os idosos que contribuem com seus conhecimentos a cerca de plantas medicinais. Os canteiros das hortas são cercados por garrafas PET, ensinando a importância do reaproveitamento do lixo.
Newton Almeida

Newton Almeida
    * Nice, Newton e Rosângela foram, no mesmo dia, no educandário Cidade dos Menores, no Morro do Viradouro, onde será também implantado esse projeto ( seguindo a determinação da Dra. Solange Pereira de Almeida, Presidente do Instituto Vital Brazil, para a integração entre o IVB e quatro morros ao seu entorno: Vital Brazil, Beltrão, Souza Soares e Viradouro).
Newton  Almeida














   Na Casa Princesa Isabel também trabalham o Dr. Luís, o dedicado médico de família da comunidade do Preventório, e o jovem educador Roberto ( foto acima, da direita para esquerda : Newton Almeida, Rosângela Goyos e Roberto)   que ministra oficinas de atividades lúdicas, teatro e música, com ênfase no folclore e culturas de raízes nacionais. 
    
       * A Dra. Nice Bernardino, o Newton Almeida e Rosângela Goyos implantaram horta comunitária no educandário Cidade dos Menores e conquistaram o reencontro da escola de Samba Unidos do Viradouro com a Comunidade do Viradouro, há mais vinte anos separados (em 2005, dentro do Projeto IVB e Você, quando a Presidenta do Instituto Vital Brazil era a Solange Almeida, depois Deputada Federal e agora novamente Prefeita de Rio Bonito - RJ ).   

      Newton Almeida




quarta-feira, 20 de abril de 2011

Código Florestal : Sarney Filho : Aldo Rebelo : Reserva Legal : APP's



     Excelente o debate dos deputados .
     O  Sarney Filho  sintetiza uma opinião da grande maioria da população : os brasileiros querem a preservação da Amazônia ! A preservação da biodiversidade ! Será que nossos produtores rurais não tem conseguido alimentar a nossa população e exportar para muitos países os produtos agropecuários ? Todos nós admiramos isso ! Queremos que continuem a produção de alimentos e que preservem a Amazônia ! Que preservem a biodiversidade !

     O Deputado Aldo Rebelo mostra que não está como um " fantoche " para facilitar que se ganhe mais dinheiro fácil desmatando.

    Qualquer um sabe como é lucrativo o desmatamento (vende-se a madeira lucrando muito dinheiro e depois se pensa no que fazer com a terra) , e o Deputado Aldo Rebelo não tem esse objetivo . O Deputado Aldo lembra que em muitos países a agricultura é praticada em encostas e topos de morros. Mas, será que não poderemos recuperar essas áreas, conseguir manter o povo bem alimentado, exportar, e vermos os rios retomarem suas vazões anteriores, com menor assoareamento ? Será que se recuperarmos os ecossistemas originais nas APP's o problema da desertificação (muitos estudiosos preferem a utilização do termo arenização) não diminuíria , e tantos outros benefícios ao micro-clima não teríamos também ?
    O mundo inteiro demonstra preocupação com a falta de água, e temos que ter a visão estratégica para prevenir a falta de água. As APP's preservadas são fábricas de água ! As APP's degradadas trarão maiores problemas com enchentes (assoreamento dos rios), perda dos nutrientes do solo e desertificação (arenização). Por que a pressa ? O debate trará maior conhecimento e a busca por soluções próprias.
    Gostei muito do vídeo ! Gostei muito do debate ! Temos que aprender a dialogar cada vez mais !

    Minha opinião continua a mesma : o Deputado Aldo Rebelo está na contramão da história ! O maior problema do produtor rural atualmente é com as crescentes catástrofes climáticas !
     Averbar a reserva legal dá trabalho ? Portanto vamos começar a fazer logo. Averbar a reserva legal é caro ? Portanto vamos racionalizar o orçamento e vamos seguir a lei !
    O comportamento semelhante ao de motoristas mal educados, que ultrapassam qualquer sinal fechado e depois vem chorando e pedindo anistia das multas , nós não queremos !
    Queremos um Brasil para todos ! E a biodiversidade é uma riqueza pela qual todos os brasileiros tem que lutar ! Temos milhões de exemplos de agricultores que cumpriram e cumprem a lei e prosperaram !
     E você prezado leitor(a) ? Você acha que estão exigindo demais dos agricultores ? Você acha que o Brasil está muito radical na fiscalização ambiental ?  Deixe um comentário ! Faça desse blog seu espaço de participação para um mundo melhor ! Deixe um comentário !   

Belford Roxo : Lixão de Babi : Aterro Sanitário : Instituto SOLVI : CTR BOB

Evento  de Apresentação do Novo Aterro Sanitário de Belford  Roxo
Local : Bela Vista (ao lado do Lixão de Babi) , na Avenida Brasil
 coordenadas geográficas 22° 42’ 06 13  Sul  ;    43° 23’ 32 16  Oeste
Dia 19 de abril de 2011  

      Dia 19 de abril de 2011 eu compareci (Newton Almeida) na apresentação inaugural do novo Aterro Sanitário de Belford Roxo, CTR BOB. Isso é importante para o Estado do Rio de Janeiro que avança na erradicação dos lixões a céu aberto. Próximo ao CTR BOB fica o Aterro Sanitário de Adrianópolis, na cidade de Nova Iguaçu, portanto disponibilizando uma saudável competição de qualidade e preço, e possibilitando aos municípios e grandes empresas escolherem aonde destinar o lixo domiciliar e comercial (excluindo resíduos perigosos).
      Os engenheiros Alexandre e Moisés apresentaram o projeto do novo aterro sanitário da cidade de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, Centro de Tratamento de Resíduos  BOB Ambiental . No evento estavam presentes o Secretário Municipal de Ambiente e Defesa Civil Zilto Bernardi Freitas, o Secretário Municipal de Obras e Urbanismo, Samuel Chuster , da cidade de São João de Meriti, entre as cerca de trinta pessoas presentes.

      Após as explicações iniciais,   a Assistente Social Claúdia Sérvulo apresentou os trabalhos desenvolvido pelo Instituto Solvi e explicou que o CTR BOB abrange projetos de inclusão social  das 150 famílias que vivem da catação de materiais recicláveis do Lixão de Babi (que fica ao lado do Aterro Sanitário CTR BOB) sempre tendo como objetivo amplo  a conscientização  ambiental de  todos os envolvidos.

       Em seguida, os Engenheiros Alexandre  Moisés  detalharam tecnicamente o CTR BOB :



-  O antigo Lixão de Babi será encerrado e remediado , e o lixo da cidade de Belford Roxo irá para o CTR BOB ;
-  O  CTR BOB está à disposição de receber lixo domiciliar de qualquer outro município, cobrando por tonelada   ;

- O lixo gerado diariamente pelos municípios da região (São Gonçalo, Itaboraí, Niterói, Duque de Caxias, São João de Meriti, Japeri, Nilópolis, etc..)  é de cerca de  3.840 toneladas por dia , gerado por uma população de 4,8 milhão de habitantes ;  Os engenheiros comentaram que o grupo empresarial administra o centro de tratamento de resíduos de Caieiras (SP)  que recebe 10.000 toneladas ao dia , tendo recebido num único dia 20.000 toneladas ;
-  estão implantando uma primeira camada de argila de 0,60 cm, retirada de jazida própria, com coeficiente de impermeabilização de  10 elevado a -7 cm/s  ;
- uma camada de geomembrana de PEAD (polietileno de alta densidade) de 2 mm ;
- por cima delas, uma outra camada geotêxtil não tecido, de 400 g/m²  ;
-  e finalmente, será instalada uma camada para a drenagem do chorume ;
-  o CTR terá vias de acesso alternativas de no mínimo três metros de largura, entre as células de lixo, pois é comum, nos aterros sanitários,  que os caminhões percam tempo circulando na área do aterro em vias apertadas, esburacadas ou com muita lama, o que se torna oneroso pelo tempo perdido e por avarias mecânicas nos caminhões ;

-  o CTR terá mais de uma tecnologia para o tratamento do chorume,  como o geotube,  e comentaram que conheceram na França a tecnologia de evaporador de chorume, e na Espanha a tecnologia da empresa Hera de osmose reversa;

-  o CTR implantará uma Usina de Compostagem e  Triagem de Resíduos (comumente conhecida por usina de reciclagem de lixo) e pensarão sobre o que fazer com os pneus, que são descartados em grande quantidade na região da Baixada Fluminense ;
-  o bio-gás (principalmente metano)  proveniente da decomposição do lixo será canalizado e utilizado para gerar energia elétrica, e isso possibilita aos adminstradores do CTR BOB captarem recursos em Créditos de Carbono, por estarem evitando o lançamento na atmosfera de gases contribuintes para o aquecimento global (mecanismo de desenvolvimento limpo - MDL - Protocolo de Kioto) .