Estado do Rio de Janeiro : Itaboraí : Manilha : Ambiente Urbano
O COMPERJ (refinaria de petróleo) é um ínvestimento da Petrobrás na cidade de Itaboraí, irradiando oportunidades na região . O movimento do trânsito, tanto de veículos e pessoas vem crescendo . Também o setor da construção civil passa por um ciclo de prosperidade.
Eu aproveitei para retratar que a Prefeitura precisa planejar rapidamente a organização da cidade, pois a população está aumentando e o volume de lixo vai crescer, e a demanda por serviços de saúde, energia elétrica, água , esgoto , etc., também crescerão.
Sabemos que o esgoto e água são atribuições, mediante convênio, da CEDAE (empresa do estado), mas a Prefeitura pode agir conquistando recursos federais.
O bairro de Manilha cresce por causa da proximidade com a BR 101, e os pontos de ônibus estrangulam essa estrada importante. Será que não haveria outros locais mais apropriados para os pontos dos ônibus ? Será que a iniciativa privada não teria interesse em construir abrigos para os pontos de ônibus, podendo usufruir de espaços para propaganda, e lojas, por exemplo.
Falta de recursos não é desculpa que impeça a organização urbana, pois a inteligência e criatividade resolvem isso sempre. Vejam, na foto logo abaixo, que existe um terminal bastante amplo e pouco aproveitado a uns duzentos metros dos pontos de ônibus, em direção ao Hospital Estadual. Esse terminal foi construído há mais de cinco anos, pelo menos, e continua quase sem aproveitamento.
E você leitor(a) , conhece Manilha ? Já não basta o nome tão esquisito desse bairro ? Será que o COMPERJ trará desenvolvimento e qualidade urbana à Itaboraí ? E você Prefeito Sérgio Soares, e você Secretário(a) Municipal, discordam do meu texto ?
Deixe um comentário ! Faça desse blog seu espaço de participação para um mundo melhor ! Deixe seu comentário !
Newton Almeida
Newton Almeida