sexta-feira, 8 de junho de 2012

Processos Erosivos

     Dia 08 de junho de 2012 foi postado um comentário, anônimo, na postagem    : 
      
    Anônimo disse...


- , ooi , existem vários tipos de orosão sabe me dizer , como eu posso fazer trabalho em cartolina sobre erosão .

               "        Processos Erosivos 

     Apesar de ser um problema em escala mundial, a erosão dos solos ocorre de forma mais séria nos países em desenvolvimento, com regime de chuvas tropicais, sendo considerada por Blaikie (1985) uma causa e consequência do subdesenvolvimento. Os países europeus, onde o problema é menos sério, também vêm se preocupando com a erosão. Uma prova disso é o grande número de artigos publicados em revistas especializadas, livros e teses sobre o assunto .... Morgan (1986) destaca que, embora a erosão seja um problema relacionado com a agricultura em áreas tropicais e semi-áridas, nos últimos anos tem ocorrido, também, em áreas utilizadas para transporte e recreação, e vem se alastrando em países temperados europeus, como Grã-Bretanha, Bélgica e Alemanha. ....  Apesar da importância que os solos têm para a sobrevivência da espécie humana, dos vegetais e dos animais na superfície da Terra, parece que o homem tem dado pouca atenção a esse recurso natural, pelo menos no que diz respeito à sua utilização e conservação.  ...   Os fatores podem ser subdivididos em erosividade (causada pela chuva), erodibilidade (proporcionada pelas propriedades do solo), características das encostas e natureza da cobertura vegetal, em certas circunstâncias, pode também funcionar como agente acelerador do processo. Como afirma Morgan (1986), é necessário estudar esses fatores com bastante detalhe para se compreender como, onde e porque a erosão ocorre...  

Fonte : GUERRA, Antonio José Teixeira de ; CUNHA, Sandra Baptista da ; GEOMORFOLOGIA - Uma Atualização de Bases e Conceitos, Editora Bertrand Brasil; 5ª edição, Rio de Janeiro : 2003 . 

                     O que é Erosão ? 
    Destruição das saliências ou reentrâncias do relevo, tendendo a um nivelamento ou colmatagem, no caso de litorais, enseadas, baías e depressões. A uma fase de erosão (gliptogênese) corresponde, de modo simultâneo, uma fase de sedimentação (litogênese). Considerando o problema da erosão, em face da topografia do globo terrestre podemos concretizar nosso pensamento, falando da existência de duas morfologias superpostas. No primeiro caso, morfologia infra-estrutural do conjunto do relevo, resumindo os traços essenciais num mapa, de escala grande. No segundo, o caos que raramente as cartas topográficas representam seriam as formas menores devido à erosão acelerada. 
  Alguns autores são muito restritos no conceito de erosão, considerando-a apenas o  trabalho mecânico de destruição - exercido pelas águas correntes, carregadas de sedimentos. Em nada, porém, se justifica o fato de não se considerar como erosão a decomposição química feita pelas águas correntes, uma vez que se considere no sentido amplo a destruição das formas salientes. 
          Pode-se distinguir vários tipos de erosão :    a) erosão acelerada ;   b) erosão elementar ; c) erosão eólica ; d) erosão fluvial ; e) erosão glaciária ; f) erosão marinha ; g) erosão pluvial . 

Fonte : GUERRA, Antônio Teixeira ; GUERRA, Antonio José Teixeira; Novo Dicionário Geológico-Geomorfológico; Editora Bertrand Brasil ; 3ª edição ; Rio de Janeiro: 2003 . 

    Newton Almeida :
    A erosão em questão deve ser a erosão pluvial, ou seja o transporte de partículas do solo (ou sedimentos) pelas águas da chuva, ocorrendo num terreno com significativa  declividade,  como numa encosta.
    Para fazer um trabalho em cartolina você teria que colar caixas de leite sobre a cartolina. Você corta as caixas e unindo umas quatro, ou seis, vai  ter uma área considerável.    
   Você vai colocar terra num lado, e no outro vai colocar terra com vegetação (de preferência grama, ou tufos de capim). Pode colocar tudo sobre uma chapa ou compensado de madeira, e inclinar uns trinta graus.  
   A sugestão é ir jogando água sobre as duas superfícies, com um regador, por exemplo. O que vai acontecer é que a terra sem vegetação vai ser levada pela água com mais facilidade do que a terra com grama ou capim.
   Portanto, uma encosta deve ter a vegetação sobre ela preservada, para evitar que a erosão atue de forma intensa, como aconteceu nas fotos abaixo, na cidade de Rio Bonito, na beira da BR 101, próximo à localidade do Monteiro Lobato. 
            <a href="http://limpezariomeriti.blogspot.com">MEIO AMBIENTE do RIO de JANEIRO – Newton Almeida – clique aqui e veja </a>           <a href="http://limpezariomeriti.blogspot.com">MEIO AMBIENTE do RIO de JANEIRO – Newton Almeida – clique aqui e veja </a>
                    Espero que eu tenha ajudado, e desejo sucesso ! 

Encerramento do Lixão de Gramacho

             A wikpedia tem uma matéria ótima sobre o Lixão de Gramacho : 

"
    Em Outubro de 2008, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro decidiu interditar setenta por cento da área do aterro sanitário de Gramacho em decorrência da alta frequência de aparição de rachaduras. Em Agosto de 2008, cinquenta por cento da área já estava interditada. O terreno se encontra instável desde 2004, mas o aparecimento de um grande número de novas rachaduras em um curto espaço de tempo provocou a decisão de acumular lixo somente no centro do aterro sanitário.
   Em fevereiro de 2005, a prefeitura de Duque de Caxias começou a cobrar uma Taxa de Recomposição Ambiental por cada caminhão que depositava lixo em Jardim Gramacho. Já em janeiro de 2009, a Secretaria de Meio Ambiente do município informou que, em Jardim Gramacho, existem doze aterros clandestinos. Para o atual prefeito de  Duque de Caxias, José Camilo Zito,  esses lixões devem ser fechados imediatamente porque oferecem grande risco ambiental. Ele atribuiu o crescimento de lixões clandestinos à cobrança de taxas para entrada no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho.  
   A então secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, esteve em Duque  de Caxias no início de 2009 e firmou diversos compromissos ambientais. Um deles foi a necessidade de fechamento do Aterro Sanitário de Jardim Gramacho.     Depois de mais um adiamento (o aterro sanitário continuou em funcionamento após dezembro de 2011), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes anunciou em 10 de abril de 2012 que o aterro seria fechado em 23 de abril de 2012. A partir desta data todo o lixo recolhido na cidade do Rio de Janeiro seria depositado no aterro sanitário de Seropédica.  Em 16 de abril de 2012, prefeitura do Rio anunciou que decidiu adiar para maio o fechamento do Lixão de Gramacho, após reunião no Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) entre o prefeito do Rio, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e representantes dos catadores.  Em 30 de abril, pela terceira vez em seu governo, o prefeito Eduardo Paes anunciou que o Aterro de Gramacho será fechado no dia 1º de junho.   Em 31 de maio, foi anunciado que o fechamento se dará em 3 de junho, depois de 35 anos de existência do aterro sanitário ......     " 
                                                (fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Jardim_Gramacho)
         Newton Almeida : 
  -   As indas e vindas sobre a data final para o encerramento do Aterro  de Gramacho acabou sendo esquecida com o seu fechamento no dia  03 de junho de 2012, com a presença da Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira. 
  A liderança ou voz maior na cerimônia de encerramento ficou com o Prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, embora o aterro sanitário esteja localizado na cidade  de Duque de Caxias. Isso se deve ao fato de que a COMLURB (empresa de coleta de lixo do Rio de Janeiro) deposite lá a maior quantidade do lixo, e principalmente uma hegemonia política por parte do município do Rio de  Janeiro,  o apoio do Governador à reeleição do atual prefeito do Rio. 
  Mas, o maestro foi o Secretário Estadual do Ambiente, Carlos Minc, que inclusive foi o primeiro a sinalizar, a trazer  para si a responsabilidade pela ajuda aos catadores através da venda do gás metano para a REDUC (Refinaria de Duque de  Caxias), e que para tanto foi constituída a Empresa Novo Gramacho. 
   Outro que se destacou nesse processo foi o Tião  Santos. Ele ficou sempre ao lado dos seus, viajou para a festa do Oscar, pelo filme Lixo Extraordinário, sem esquecer de dividir com todos o sucesso que conquistou, pelos seus ideais. Não que seja bonita a vida num lixão, mas é linda a solidariedade entre as pessoas que nada tem, além da foça de vontade de conquistar uma situação melhor trabalhando honestamente.
 Fonte da foto acima :  http://acamjg.blogspot.com.br/ 
   Sabemos que o encerramento desse lixão, que há muito tempo já deixou de depositar o lixo em moldes de aterro sanitário, no máximo poderia ser chamado de aterro controlado de lixo, não será a solução para os problemas sociais da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, e que um estado forte é construído com educação e valores morais. Não serão R$ 14 mil reais que irão solucionar os traumas pessoais, dependência química, ausência  de referências afetivas mínimas, falta de escolaridade e tantos outros obstáculos que o povo humilde enfrenta.  



   Enquanto não inserirmos educação de qualidade na agenda política do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil, milhões, bilhões ou trilhões não farão a diferença, não construíremos a qualidade social e ambiental que queremos e merecemos ! 
    Conheça o blog dos recicladores de Gramacho :  http://acamjg.blogspot.com.br/   .
    Fonte das  imagens : Jornal Nacional, Rede Globo de Televisão, dia 03 de Junho de 2012. 

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Projeto LIMPOU TROCOU GANHOU

Projeto LIMPOU TROCOU GANHOU - Coleta Seletiva de Lixo 
   Na Semana do Meio Ambiente quero registrar o projeto Limpou Trocou Ganhou que funcionou de 14 abril de 1998 até novembro de 2004, quando do término da gestão do governo da Prefeita Solange Almeida, na cidade de Rio Bonito. 
  O teatro de fantoches do LIMPOU TROCOU GANHOU era um sucesso nas escolas. As crianças aprendiam a reconhecer os principais materiais recicláveis através dos bonecos do teatrinho : o Quadradão que era um caixote de papelão (representava os papéis), a Vidraléia que era uma garrafa  de vidro (representava os  vidros), a Margarela que era um pote de margarina (representava os plásticos) e a estrela da reciclagem era a famosíssima Latícia, a lata de alumínio (representando a importância da reciclagem dos metais). Abaixo tem a foto do Damião que era um aluno muito esperto e participante com a Latícia. Os bonecos falavam dos recursos naturais, e dos impactos ambientais necessários para a sua extração, que são utilizados na fabricação dos metais, vidros, papel e plásticos (minérios de ferro, bauxita, substâncias minerais retiradas do fundo da Terra, madeira e petróleo).  
   Além dos alunos as professoras e funcionários das escolas gostavam muito de assistir. Fizemos uma apresentação, certa vez, na Praia de Botafogo, para um público de gestores ambientais, ao ar livre, num evento sobre a Baía de Guanabara, quando o Secretário de Estado de Meio Ambiente era o André Correa.  
    O Projeto Limpou Trocou Ganhou foi um marco da gestão ambiental em Rio Bonito. Citado como exemplo por tantas outras autoridades do Estado do Rio de Janeiro, e pelo SEBRAE. Com um caminhão e seis funcionários, uma balança  de carga e alimentos de qualidade, o projeto se fazia presente nas comunidades mais distantes de Rio Bonito, trocando o material reciclável por alimentos. O calendário  era marcado pelo mesmo dia do mês para o  comparecimento nas cerca de  20  localidades. As famílias organizavam direitinho os recicláveis para trocar no caminhão do Limpou Trocou Ganhou.
   Os materiais eram pesados e de acordo com uma tabela  de conversão, entregávamos alimentos em troca. Os materiais eram comercializados pelo Supermercado Merfil, o parceiro do projeto, que entregava os alimentos para as trocas.   
   Um projeto que alcançou enormes resultados com pouquíssimo investimento municipal. Esse projeto conseguiu mudar o comportamento de muitas famílias da cidade que aprenderam que com um pouco de esforço na separação de materiais recicláveis era possível receber alimentos de qualidade e construir um ambiente limpo, agradável, saudável e com qualidade de vida. O Limpou Trocou Ganhou demonstrou que  tudo aquilo a que nos dedicamos acaba por ser valorizado. Até mesmo o lixo. 
   O LIMPOU TROCOU GANHOU foi implantado na cidade de Belford Roxo, pela Prefeita Maria Lúcia em 1999.




































  
   
  O balanço final  do projeto mostra a seriedade e lisura na prestação de contas, que era inclusive feita anualmente em audiência pública com a participação de vereadores e autoridades do município. Até as balas (doces) para o troco eram contadas :  
   PROJETO LIMPOU, TROCOU, GANHOU
TOTAL GERAL DAS TROCAS
  ( de 14/04/98 até dia 30/09/04 )

Resíduos Coletados

METAIS..............................................................  666.255 KG
PLÁSTICOS.......................................................   57.442 KG
PAPEL / PAPELÃO........................................... 141.050 KG
VIDRO................................................................. 137.295 KG
                                                       _____________________________
                                                                1.002.042 KG   (pouco mais de 1.000 toneladas)
     Alimentos entregues 

FUBÁ.........................................................................260 KG
FEIJÃO..................................................................4.885 KG
ARROZ.................................................................. 7.662KG
AÇÚCAR............................................................... 9.082 KG
LEITE.................................................................... 4.356 LITROS
SARDINHA............................................................2.508 LATAS
SAL.........................................................................2.405 KG
ÓLEO DE SOJA...................................................4.980 LATAS
MACARRÃO........................................................ 8.368 PACOTES (de 1 KG e de 85 g)
BISCOITO............................................................ 4.429 PACOTES   ( de 400 g )
CAFÉ......................................................................4.285 PACOTES   ( de 250 g )
FARINHA..............................................................1.035 KG
BALAS...................................................................4.962 UNIDADES
SABONETES........................................................1.747 UNIDADES      
                                                         ______________________________________
                                                     42.552 Kg (pouco mais de 42 toneladas de alimentos entregues)

TOTAL DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS....... 1.002.042 KG  
TOTAL DE ALIMENTOS ENTREGUES....... 42.552 KG 

( 23,5 KG  de recicláveis para um quilograma em alimentos )
( peso pacote macarrão miojo 85 g ; lata sardinha 132 g ;  sabonete 90 g ; pacote café 250 g ;
 bala  3 g )

___________________________________       Rio Bonito, 10 de novembro de 2.004 .
Newton Pereira de Almeida
Secretário Municipal de Meio Ambiente