sexta-feira, 8 de junho de 2012

Processos Erosivos

     Dia 08 de junho de 2012 foi postado um comentário, anônimo, na postagem    : 
      
    Anônimo disse...


- , ooi , existem vários tipos de orosão sabe me dizer , como eu posso fazer trabalho em cartolina sobre erosão .

               "        Processos Erosivos 

     Apesar de ser um problema em escala mundial, a erosão dos solos ocorre de forma mais séria nos países em desenvolvimento, com regime de chuvas tropicais, sendo considerada por Blaikie (1985) uma causa e consequência do subdesenvolvimento. Os países europeus, onde o problema é menos sério, também vêm se preocupando com a erosão. Uma prova disso é o grande número de artigos publicados em revistas especializadas, livros e teses sobre o assunto .... Morgan (1986) destaca que, embora a erosão seja um problema relacionado com a agricultura em áreas tropicais e semi-áridas, nos últimos anos tem ocorrido, também, em áreas utilizadas para transporte e recreação, e vem se alastrando em países temperados europeus, como Grã-Bretanha, Bélgica e Alemanha. ....  Apesar da importância que os solos têm para a sobrevivência da espécie humana, dos vegetais e dos animais na superfície da Terra, parece que o homem tem dado pouca atenção a esse recurso natural, pelo menos no que diz respeito à sua utilização e conservação.  ...   Os fatores podem ser subdivididos em erosividade (causada pela chuva), erodibilidade (proporcionada pelas propriedades do solo), características das encostas e natureza da cobertura vegetal, em certas circunstâncias, pode também funcionar como agente acelerador do processo. Como afirma Morgan (1986), é necessário estudar esses fatores com bastante detalhe para se compreender como, onde e porque a erosão ocorre...  

Fonte : GUERRA, Antonio José Teixeira de ; CUNHA, Sandra Baptista da ; GEOMORFOLOGIA - Uma Atualização de Bases e Conceitos, Editora Bertrand Brasil; 5ª edição, Rio de Janeiro : 2003 . 

                     O que é Erosão ? 
    Destruição das saliências ou reentrâncias do relevo, tendendo a um nivelamento ou colmatagem, no caso de litorais, enseadas, baías e depressões. A uma fase de erosão (gliptogênese) corresponde, de modo simultâneo, uma fase de sedimentação (litogênese). Considerando o problema da erosão, em face da topografia do globo terrestre podemos concretizar nosso pensamento, falando da existência de duas morfologias superpostas. No primeiro caso, morfologia infra-estrutural do conjunto do relevo, resumindo os traços essenciais num mapa, de escala grande. No segundo, o caos que raramente as cartas topográficas representam seriam as formas menores devido à erosão acelerada. 
  Alguns autores são muito restritos no conceito de erosão, considerando-a apenas o  trabalho mecânico de destruição - exercido pelas águas correntes, carregadas de sedimentos. Em nada, porém, se justifica o fato de não se considerar como erosão a decomposição química feita pelas águas correntes, uma vez que se considere no sentido amplo a destruição das formas salientes. 
          Pode-se distinguir vários tipos de erosão :    a) erosão acelerada ;   b) erosão elementar ; c) erosão eólica ; d) erosão fluvial ; e) erosão glaciária ; f) erosão marinha ; g) erosão pluvial . 

Fonte : GUERRA, Antônio Teixeira ; GUERRA, Antonio José Teixeira; Novo Dicionário Geológico-Geomorfológico; Editora Bertrand Brasil ; 3ª edição ; Rio de Janeiro: 2003 . 

    Newton Almeida :
    A erosão em questão deve ser a erosão pluvial, ou seja o transporte de partículas do solo (ou sedimentos) pelas águas da chuva, ocorrendo num terreno com significativa  declividade,  como numa encosta.
    Para fazer um trabalho em cartolina você teria que colar caixas de leite sobre a cartolina. Você corta as caixas e unindo umas quatro, ou seis, vai  ter uma área considerável.    
   Você vai colocar terra num lado, e no outro vai colocar terra com vegetação (de preferência grama, ou tufos de capim). Pode colocar tudo sobre uma chapa ou compensado de madeira, e inclinar uns trinta graus.  
   A sugestão é ir jogando água sobre as duas superfícies, com um regador, por exemplo. O que vai acontecer é que a terra sem vegetação vai ser levada pela água com mais facilidade do que a terra com grama ou capim.
   Portanto, uma encosta deve ter a vegetação sobre ela preservada, para evitar que a erosão atue de forma intensa, como aconteceu nas fotos abaixo, na cidade de Rio Bonito, na beira da BR 101, próximo à localidade do Monteiro Lobato. 
            <a href="http://limpezariomeriti.blogspot.com">MEIO AMBIENTE do RIO de JANEIRO – Newton Almeida – clique aqui e veja </a>           <a href="http://limpezariomeriti.blogspot.com">MEIO AMBIENTE do RIO de JANEIRO – Newton Almeida – clique aqui e veja </a>
                    Espero que eu tenha ajudado, e desejo sucesso ! 

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial