Baía de Guanabara : Globo Mar
O Programa Globo Mar sobre a Baía de Guanabara
Foi ao ar no dia 10 de maio de 2012, o programa Globo Mar, por volta das 23:00. O programa é muito dinâmico e interessante. Foi uma visão geral da Baía de Guanabara. Abaixo um resumo do que foi mostrado (as fotos eu tirei da televisão, a medida que assistia o programa, fonte : Rede Globo de Televisão - Apresentadora Poliana Abritta) :
Poliana Abritta começa mostrando as imagens (tomadas de helicóptero) da Barra da Baía de Guanabara, ou entrada da Baía de Guanabara, entre as fortificações : Fortaleza de São João (morro Cara de Cão na Urca, cidade do Rio de Janeiro) e Fortaleza de Santa Cruz (no bairro de Jurujuba em Niterói). A distância entre os fortes é de 1.600 metros.
A Baía de Guanabara é cercada por um dos maiores adensamentos urbanos do Brasil, a região metropolitana do Rio de Janeiro, com mais de 10 milhões de habitantes. A Ponte Rio Niterói é um símbolo da capacidade humana de transpor obstáculos naturais, na busca por melhores condições de conforto.
A apresentadora Poliana Abritta fez uma arriscada travessia de caiaque, saindo da Enseada de Botafogo, cruzando a baía e indo até a Praia Vermelha, na Urca, passando pertinho da Fortaleza São João, onde um dos caiaques virou, e todos foram resgatados por barcos de apoio. Uma aventura , sem dúvida, mostrando o local em que as águas da Baía de Guanabara são renovadas, onde ela se comunica com o Oceano Atlântico.
A natureza resiste na Baía de Guanabara, obstante as pressões antrópicas, principalmente o lançamento de poluentes, lixo, esgoto. E também resistem os pescadores. Poliana foi para a Ilha de Paquetá, um bairro da cidade do Rio de Janeiro, que fica ao fundo da Baía de Guanabara, e de lá seguiram para mostrar a pesca de curral, uma técnica pesqueira bastante antiga. Os pescadores fincam varas de bambu no leito da baía, sendo a profundidade lá de dois metros, e os peixes entram no curral e não conseguem mais sair. Com redes de pesca os pescadores retiram os peixes.
O programa Globo Mar mostrou a riqueza natural dos manguezais ainda preservados pela Área de Proteção Ambiental de Guapimirim : localizada no recôncavo, ou porção oriental, da Baía de Guanabara, nos municípios de São Gonçalo, Itaboraí, Guapimirim e Magé . A área total da APA de Guapimirim é 14.000 hectares (cada hectare mede 10.000 metros quadrados).
Os golfinhos da Baía de Guanabara eram em número 72 no final da década de 1990, e agora sua população conta com 42 golfinhos. Como ele está no topo da cadeia alimentar, a diminuição da sua população significa a degradação ambiental da Baía de Guanabara.
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial