Parque Estadual do Desengano : Recebe Melhorias
A Vice-Presidente do INEA, Denise Rambaldi, juntamente com o Diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas , André Ilha (os dois à esquerda, na foto acima, fonte : http://www.inea.rj.gov.br/noticias/noticia_dinamica1.asp?id_noticia=1729 ) , inauguraram obras de revitalização do Parque Estadual do Desengano, com sede em Santa Maria Madalena.
Os recursos investidos somaram 2,5 milhões de reais. No evento, realizado na sexta-feira, dia 13 de abril de 2012, foram entregues a reforma e ampliação da sede do Parque Estadual do Desengano, melhorias na Trilha da Cascata (com sinalização, guarita e pórtico) e construção da sede do UPAM , Unidade de Policiamento Ambiental que vai patrulhar a imensa área do parque e agir no combate aos incêndios florestais.
Tanto a Denise Rambaldi como o André Ilha são dois gestores ambientais renomados do Estado do Rio de Janeiro. A Denise Rambaldi coordenou os trabalhos de proteção dos Micos Leões Dourados na Reserva Biológica de Poço das Antas, e o André Ilha por onde passa deixa sempre sua competente marca. Além desses dois, temos outros que merecem reconhecimento : Antônio da Hora, Marilene Ramos, Luiz Firmino e o Carlos Minc.
Sobre o Parque Estadual do Desengano (fonte : http://www.clubedosaventureiros.com/guia-de-trilhas/75-parque-estadual-do-desengano-rj/664-parque-estadual-do-desengano) :
" O Parque Estadual do Desengano abrange área de 22.400 hectares (224 quilômetros quadrados) e constitui o último remanescente contínuo de Mata Atlântica em ampla região, que
abrange terras dos municípios de Santa Maria Madalena (na região serrana), Campos e São Fidélis (no norte fluminense).
O relevo do Parque se caracteriza por cristas de topos aguçados, pães de açúcar, morros, pontões, escarpas com até 75 graus de inclinação e patamares escalonados. Na paisagem sobressaem o Pico do Desengano, com altitude de 1.761 metros, o Pico São Mateus, com 1.576 metros, e a Pedra Agulha, com 1.080 metros.
A importância hídrica do Parque é inestimável. Numerosos cursos d’água têm nascentes no seu interior, sendo alguns responsáveis pelo abastecimento de núcleos povoados nos municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos. ... "
2 Comentários:
É verdade que dentro do Parque Estadual do Desengano há uma pousada?
Prezada Maria da Glória, existem inúmeras propriedades privadas dentro do Parque Estadual do Desengano, pois ações de desapropriação se arrastam desde a criação desse importante parque, em 1970.
Veja em : http://limpezariomeriti.blogspot.com.br/2012/08/parque-ambiental-atividades-economicas.html
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial