segunda-feira, 16 de abril de 2012

Parque Estadual do Desengano : Recebe Melhorias

       Fotografia de Lourenço Eduardo

     A  Vice-Presidente do INEA,  Denise Rambaldi, juntamente com o Diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas , André Ilha (os dois à esquerda, na foto acima, fonte : http://www.inea.rj.gov.br/noticias/noticia_dinamica1.asp?id_noticia=1729 ) , inauguraram obras de  revitalização do Parque Estadual do Desengano, com sede em Santa Maria Madalena. 
      Os recursos investidos somaram 2,5 milhões de reais.  No evento, realizado na sexta-feira, dia 13 de abril de 2012, foram entregues a reforma e ampliação da sede do Parque Estadual do Desengano, melhorias na Trilha da Cascata (com sinalização, guarita e pórtico) e construção da sede do UPAM , Unidade de Policiamento Ambiental que vai patrulhar a imensa área do parque e agir no combate aos incêndios florestais.  
     Tanto a Denise Rambaldi como o André Ilha são dois gestores ambientais  renomados do Estado do Rio de Janeiro. A Denise Rambaldi coordenou os trabalhos de proteção dos Micos Leões Dourados na Reserva Biológica de Poço das Antas, e o André Ilha por onde passa deixa sempre sua competente marca. Além desses dois, temos outros que merecem reconhecimento : Antônio da Hora, Marilene Ramos, Luiz Firmino e o Carlos Minc. 
   

   O Parque Estadual do Desengano abrange área de 22.400 hectares (224 quilômetros quadrados) e constitui o último remanescente contínuo de Mata Atlântica em ampla região, que
abrange terras dos municípios de Santa Maria Madalena (na região serrana), Campos e São Fidélis (no norte fluminense).

    O relevo do Parque se caracteriza por cristas de topos aguçados, pães de açúcar, morros, pontões, escarpas com até 75 graus de inclinação e patamares escalonados. Na paisagem sobressaem o Pico do Desengano, com altitude de 1.761 metros, o Pico São Mateus, com 1.576 metros, e a Pedra Agulha, com 1.080 metros.

    A importância hídrica do Parque é inestimável. Numerosos cursos d’água têm nascentes no seu interior, sendo alguns responsáveis pelo abastecimento de núcleos povoados nos municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos. ...  "  
    

2 Comentários:

Às 19 de agosto de 2012 às 00:39 , Anonymous Maria da Gloria Botelho de Oliveira disse...

É verdade que dentro do Parque Estadual do Desengano há uma pousada?

 
Às 23 de agosto de 2012 às 00:45 , Anonymous Newton Almeida disse...

Prezada Maria da Glória, existem inúmeras propriedades privadas dentro do Parque Estadual do Desengano, pois ações de desapropriação se arrastam desde a criação desse importante parque, em 1970.
Veja em : http://limpezariomeriti.blogspot.com.br/2012/08/parque-ambiental-atividades-economicas.html

 

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial