Incêndios : Rio de Janeiro - Linha Vermelha
Em final de 2008 eu fui trabalhar na SERLA, a convite do Luiz Firmino que depois se tornou Sub-Secretário de Estado do Ambiente. Na época a intenção do Firmino era me colocar na chefia do Projeto Ecobarreiras, mas ele encontrou resistências e eu acabei participando da Limpeza do Rio Pavuna-Meriti, e depois em outras ações de educação ambiental . Acabei só ficando por lá um ano. Eu gostaria de ter ficado mais tempo. O Firmino se tornou Presidente do INEA, quando o Carlos Minc deixou o Ministério do Meio Ambiente e retornou como Secretário Estadual do Ambiente.
Eu gosto de ver que a agenda ambiental foi muito fortalecida. Temos muitos problemas, mas estamos evoluindo. Criaram o INEA, unindo a SERLA, FEEMA e IEF, e todos, praticamente, foram trabalhar no prédio da Avenida Venezuela, com ótima estrutura e integração. Outras tantas vitórias se seguiram.
Uma das minhas primeiras tarefinhas, na SERLA, foi acompanhar o encerramento do Lixão da Rua Carlos Seidl, bem embaixo da Linha Vermelha, nesse ponto das fotos :
Um certo Sr. Assis conseguia que caminhões de coleta de lixo descarregassem num terreno baldio, embaixo da Linha Vermelha, à margem da Baía de Guanabara. O lixo era separado por catadores, e o Sr, Assis faturava com seu "empreendimento" (veja mais em http://limpezariomeriti.blogspot.com.br/2011/02/lixoes-incendios-rio-de-janeiro.html). Os caminhões de coleta de lixo deveriam descarregar no Aterro (Lixão) de Gramacho, mas acabavam levando para a "reciclagem" do Sr. Assis, porque ganhavam algum agrado, ou no mínimo economizavam combustível, descarregando bem antes do local apropriado. Isso acontece em muitos locais na região metropolitana do Rio de Janeiro, e em diversas cidades do nosso estado, e do Brasil, e de certo que em outros países do mundo. Bom, tudo ia bem para o Sr. Assis, até que queimaram o rejeito, lixo que ninguém se interessava em comprar, e foi um "fogaréu" embaixo da Linha Vermelha, isso de dia. Um helicóptero da Rede Globo foi ao local filmar, e não era a primeira vez que colocavam fogo naquela "reciclagem " , e interditaram o trânsito da Linha Vermelha, e a Secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos, teve que conceder entrevista, e a SEA (Secretaria de Estado do Ambiente) foi ao local encerrar o lixão do Sr. Assis.
Depois eu (Newton Almeida) conheci um galpão de uma cooperativa de recicláveis , bem perto desse ponto onde estão queimando pneus, nas fotos. Num terreno que dizem pertencer à COMLURB. De vez em quando, costumam queimar algum material por lá, também. E quem passa pela Linha Vermelha sente um cheirinho de lixo, bem ao lado daquele posto da polícia, devido a esse galpão de reciclagem.
Hoje, dia 10 de abril, parece que eram pneus queimando, estava anoitecendo, mas a fumaça era bem negra e característica, me pareceu ser a queima de pneus, mas pode ser algum outro tipo de plástico ( aquelas bombonas pretas, quem sabe). De qualquer maneira, as chamas lançavam ao céu as famosas dioxinas e furanos, substâncias extremamente prejudiciais à saúde.
O tempo vai passando e vamos evoluindo, não é mesmo ? Lá em 2009 as chamas da "reciclagem " do Sr. Assis interditaram a Linha Vermelha, e hoje apenas foram capazes de chamar a atenção dos motoristas. Não veio helicóptero da Rede Globo, o fogo foi bem pequeno.
Eu aproveitei para dar uma olhadinha na eco-barreira da Maré, no Canal do Cunha com águas menos sujas ( devido ao importante Projeto de Dragagem do Canal do Fundão e construção da ponte estaiada) , e ao fundo o belo relevo do Maciço da Tijuca .
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial