quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Árvores : Rio Bonito : Contenção de Encosta

   As árvores são magníficas ! São os purificadores do clima. Abraçam a poluição, barram os fortíssimos raios solares, abrem suas copas para capturar os pingos da chuva, e abrigam generosamente a passarada. Refrescam as Ilhas de Calor das cidades, diminuem a carga de poluição do ar, e também de ruídos, embelezam qualquer ambiente. As árvores valorizam a nossa vida, em todos os sentidos. 
   Temos que plantar árvores, onde for possível, seguindo critérios, plantando espécies adequadas a cada ambiente, e temos que fazer de tudo para mantê-las em pé. 



    Na cidade de Rio Bonito, distante uns 80 quilômetros do Rio de Janeiro, existe um Bairro chamado Cidade Nova,  que serve de exemplo de preservação das árvores. Usualmente teriam cortado todas as árvores para conter a encosta, mas decidiram mantê-las vivas. Passaram-se uns seis anos dessa obra, na Avenida Inguita. 



   É para isso que vale a tecnologia : para valorizar a vida ! Essa obra é linda ! Perfeita composição entre natureza e o urbano ! Respeito à vida !   


Chuva de Verão : Aquecimento Global : Rio de Janeiro

  Ontem eu (Newton Almeida) voltava do trabalho e no final da Linha Vermelha, na agulha para a Ponte Rio Niterói começou a chover muito forte. Eu parei embaixo do viaduto me abrigando da chuva, e fiquei numa posição nada confortável com os carros e ônibus passando muito perto. Como estava calor e era arriscado mexer no baú da motocicleta para colocar a capa, decidi ficar parado, torcendo para que a chuva diminuísse. Um arco-íris fraco sinalizava que os raios solares já estavam    conseguindo aparecer. 

   O tão comentado Aquecimento Global, apenas contestado por um ou outro, como o climatologista Luís Carlos Molion  (que dizem que se o Al Gore acreditasse na elevação das águas oceânicas ele não teria comprado uma mansão de quase U$ 9 milhões na beira da praia, em Montecito, Califórnia, em 2010) faz com que a quantidade de chuvas aumente. Seria a consequência da ampliação de 0,18 ° C na temperatura da Terra, somente nesse começo de  século XXI, segundo pesquisas da NASA . 
   Então o cenário é de um dilúvio, devido à maior evaporação das águas oceânicas, onde se espera chuvas intensas  em áreas  desérticas como o norte da África e o Nordeste do Brasil, mas em determinadas regiões de regime hídrico normal a previsão é de estiagem, como vem acontecendo no sul do Brasil.   E por fim, as águas dos oceanos se elevarão, com o derretimento acelerado das calotas polares, e inundarão ilhas e áreas litorâneas.  Então fiquei pensando em São Paulo, lá  esse cenário de dilúvio já parece rotina,e nem se trata de região costeira.  Bem, voltei à minha chuva de verão que enfraqueceu, liguei a motocicleta e fui atravessar a Ponte Rio Niterói sem capa.
    E a chuva voltou e bem mais forte, os pingos doíam no corpo, parecendo chover granizo.  E até lá, na ponte Rio Niterói a lâmina d'água subiu, uns cinco centímetros. Uma chuva gelaaaaaddddaaaa !!! 
     Voltei a lembar do aquecimento global e do cenário de dilúvio. Mas, antes do vão central da ponte Rio Niterói, parei no recuo e a chuva também parou.  


     O tempo abriu e eu tirei umas fotos desse nosso cenário lindo da Cidade Maravilhosa (e também Niterói). 



    Que dilúvio que nada, nem greve da polícia, nem chuva de verão. O carnaval está chegando e o nosso Rio de Janeiro, abençoado pelo Cristo Redentor, espera o povo para a maior festa popular do mundo !  Isso sim é que vai ser aquecimento global : CARNAVAL no Rio de Janeiro !