Arara : Rio Bonito : Volta Redonda : Fauna Silvestre
Arara Vermelha é Encaminhada de Rio Bonito para Zoológico de Volta Redonda
" A Arara Vermelha grande, da espécie Ara chloroptera, é uma ave imponente, com uma bela plumagem vermelha, suas asas apresentam a cor azul escuro com uma faixa esverdeada, característica da espécie. Foi extinta de lugares em que ocorria antigamente, como Espírito Santo, boa parte da Bahia e possivelmente o norte do estado do Rio de Janeiro. Hoje, no Brasil, é encontrada na Amazônia e em rios costeiros margeados por florestas no leste do país.
O secretário de meio ambiente do município de Rio Bonito, Newton Almeida, teve uma grande surpresa em seu primeiro dia de trabalho ao se deparar com um exemplar desta espécie que apresentava um alto nível de estresse.
Descobriu-se que o animal foi entregue pelo Corpo de Bombeiros no dia 07/12/2012 e mantida , desde então, em um espaço cedido por um morador próximo à secretaria de meio ambiente. O cativeiro improvisado não correspondia às necessidades do animal, apresentando objetos como garrafas de vidro, ferro, fios e, além disso, uma alimentação inadequada.
Foto acima - (da esquerda para direita ) : Felipe (biólogo), Felipe (veterinário), Tiago (biólogo) .
O secretário, sensibilizado pela situação da ave, uma vez que não é possível a soltura de animais silvestres - IBAMA nº 179, de 25 de junho de 2008, onde se define as diretrizes e procedimentos para destinação de animais da fauna silvestre nativa e exótica apreendidos, resgatados ou entregues espontaneamente às autoridades competentes - procurou os órgãos ambientais para que a arara fosse encaminhada para um ambiente adequado.
O Zoológico Municipal de Volta Redonda atendeu ao pedido e no dia 07/01/2013 os biólogos Felipe Moura, Tiago Martins e Marcelle Dias, o veterinário Felipe Thomé Schettini e o fiscal Geovane Geraldo, da Secretaria de Meio Ambiente de Rio Bonito, conduziram a ave ao zoológico, onde foi recebida pelo biólogo responsável, Jadiel Teixeira. No zoológico a arara foi colocada em quarentena, para a realização de exames e, posteriormente, sua introdução em cativeiro com outras araras da mesma espécie.
Foto acima : veterinário Felipe Schettini e biólogo Felipe Moura, em 07/01/2013.
Infelizmente, com o índice de devastação das florestas crescendo de forma absurda, e a retirada destas aves de seu habitat natural para o tráfico e comércio ilegal, há uma grande ameaça à sobrevivência deste espécie. Cuidar de animais silvestres em casa pode parecer uma forma de amar a natureza, mas não é ! O lugar desses animais é em seu habitat natural, e não nas cidades ! Se criar animais domésticos, como cães e gatos, já exige cuidados e uma boa dose de atenção, para manter a saúde física e mental deles : agora, imagine um animal silvestre ?
"
Essa matéria foi escrita pelos biólogos Marcelle Dias e Felipe Moura e pelo veterinário Felipe Schettini, com fotos de Newton Almeida e Geovane Geraldo, todos integrantes da Secretaria de Meio Ambiente de Rio Bonito.
MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO - Newton Almeida http://limpezariomeriti.blogspot.com